Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1407
Tipo do documento: Monografia
Título: Dificuldades e desafios docentes na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista em um Centro Municipal de Educação Infantil
Autor: Oliveira, Bruna Andressa Modestina de Barros
Linhares, Jayane da Silva
Primeiro orientador: Marques, Maria Andréia da Nóbrega
Resumo: Dificuldades e desafios docentes na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista em um Centro Municipal de Educação Infantil. Quais as dificuldades, desafios e possibilidades enfrentados por professores para a inclusão de crianças com TEA em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Teresina-PI? O trabalho teve como objetivo geral, analisar dificuldades e desafios enfrentados por professores para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em um Centro Municipal de Educação Infantil. Com esse propósito, foram definidos os seguintes objetivos específicos: Descrever a rotina dos professores no cotidiano de um CMEI para o atendimento de crianças com TEA; identificar dificuldades vivenciadas por professores na inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil; e apresentar, na perspectiva dos professores, dificuldades e os desafios para inclusão de crianças com TEA. Em termos metodológicos, a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil em Teresina-PI. Para a construção dos dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com três professoras que trabalham nessa instituição e que atuam com alunos com TEA em sala de aula. Quanto à fundamentação teórica, a pesquisa foi baseada, principalmente, nos estudos de Miranda e Filho (2012), Lima (2006), Valle e Maia (2010) e Cunha (2012). A análise de dados foi delineada a partir do que propõe Bardin (2016). Para tanto, foram definidas as seguintes categorias: Rotina e adaptações na inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA); Estratégias docentes e apoio no atendimento aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Dificuldades e desafios docentes na inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nessa direção, os resultados revelam desafios que as professoras encontram no contexto escolar, dentre eles, em sua grande maioria, certa preocupação em relação às adaptações que, de fato, venham atender às necessidades individuais dos alunos, bem como disponibilidade de recursos humanos e pedagógicos, além da participação mais presente do seio familiar.
Abstract: Difficulties and teaching challenges in including children with autism spectrum disorder in a municipal early childhood education center.What are the difficulties, challenges and possibilities faced by teachers for the inclusion of children with ASD in a Municipal Early Childhood Education Center (CMEI) in Teresina-PI?The general objective of the work was to analyze difficulties and challenges faced by teachers in the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a Municipal Early Childhood Education Center.For this purpose, the following specific objectives were defined: Describe the routine of teachers in the daily life of a CMEI to care for children with ASD; identify difficulties experienced by teachers in including children with ASD in Early Childhood Education; and present, from the teachers' perspective, difficulties and challenges in including children with ASD.In methodological terms, field research, with a qualitative, descriptive approach, was carried out in a Municipal Early Childhood Education Center in Teresina-PI.To construct the data, a semi-structured interview was used with three teachers who work at this institution and who work with students with ASD in the classroom.As for the theoretical foundation, the research was based mainly on studies by Miranda and Filho (2012), Lima (2006), Valle and Maia (2010) and Cunha (2012).Data analysis was outlined based on what Bardin (2016) proposes.To this end, the following categories were defined: Routine and adaptations in the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD); Teaching strategies and support in serving students with Autism Spectrum Disorder (ASD) and Difficulties and teaching challenges in the inclusion of students with Autism Spectrum Disorder (ASD).In this sense, the results reveal challenges that teachers encounter in the school context, among them, for the most part, a certain concern regarding adaptations that, in fact, meet the individual needs of students, as well as the availability of human and pedagogical resources, in addition to the more present participation of the family.
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista
Educação Infantil
Inclusão Escolar
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias da Educacao Comunicacao e Artes
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1407
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CCECA - Licenciatura em Pedagogia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf353,91 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.