Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1417
Tipo do documento: Livros e Capítulos de Livros
Título: Pesquisas em psicopedagogia: contribuições para a prática pedagógica
Autor: Gonçalves, Edilma Mendes Rodrigues
Lopes, Raquel de Oliveira Faria
Resumo: Esta coletânea reúne textos que resultam de pesquisas desenvolvidas a partir de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da turma de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, oferecida pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no Campus Dep. Jesualdo Cavalcanti Barros, na Cidade de Corrente (PI). A execução da proposta de formação continuada ocorreu no período de março de 2020 a novembro de 2021. O curso de pós-graduação lato sensu teve como principal objetivo capacitar os profissionais da educação para o trabalho de intervenção psicopedagógica, oferecendo-lhes conhecimento para atuarem, tanto na prevenção quanto no tratamento dos problemas de aprendizagem, em uma abordagem de atuação clínica e/ou institucional, que considere o sujeito em todos os seus elementos estruturais (cognitivo, afetivo, social, pedagógico, corporal etc.) e a interação com seu meio escolar, sociocultural e familiar. Desse modo, buscou-se preparar os futuros especialistas para a atuação, segundo as mais recentes demandas da área da Educação e da Saúde, visando refletir sobre diferentes aspectos relacionados à construção do conhecimento escolar pelos estudantes, especialmente, no tocante à aprendizagem e às suas dificuldades, sensibilizando os profissionais da área para uma compreensão mais ampla e atualizada dos processos educacionais. Portanto, esperamos que este livro convide o leitor a compreender o papel que a Psicopedagogia vem assumindo dentro da perspectiva da compreensão de como ocorre o processo de ensino e aprendizagem para cada indivíduo em particular, no caso da atuação clínica, ou para grupos de indivíduos, no caso da atuação institucional, e como o ambiente e seus interlocutores interferem nesse processo. Dessa forma, o processo de atuação profissional acontece após uma investigação minuciosa e atenciosa, o qual permite que o psicopedagogo chegue a conclusões que levem ao relatório diagnóstico e o planejamento das intervenções, a fim de abrir novos caminhos e possibilidades de ensino e aprendizagem, de modo que os aprendentes consigam explorar todo o seu potencial e capacidades. Ademais, este livro tem a intenção de compartilhar reflexões, aprendizados e conclusões provenientes de pesquisas teóricas e aplicadas e, assim, levantar discussões para potencializar a aprendizagem nas escolas brasileiras, oferecendo estratégias e opções de planejamento para o ensino aos diversos tipos de público que encontramos em nossas escolas, ou qualquer outra instituição na qual o processo de ensino-aprendizagem aconteça. Nossa missão é participar da viabilização da educação para todos, na qual cada cidadão brasileiro possa aprender de forma igualitária e com equidade, enfrentando e superando suas dificuldades de aprendizagem em diferentes momentos e contextos.
Abstract: This collection brings together texts that result from research developed from Course Completion Papers (TCCs) of the Specialization in Clinical and Institutional Psychopedagogy class, offered by the State University of Piauí (UESPI), at the Dep. Jesualdo Cavalcanti Barros Campus, in the city of Corrente (PI). The implementation of the continuing education proposal took place from March 2020 to November 2021. The main objective of the lato sensu postgraduate course was to train education professionals for psychopedagogical intervention work, offering them knowledge to act, both in the prevention and treatment of learning problems, in a clinical and/or institutional approach, which considers the subject in all its structural elements (cognitive, affective, social, pedagogical, physical, etc.) and the interaction with its school, sociocultural and family environment. In this way, we sought to prepare future specialists to work in accordance with the most recent demands in the areas of Education and Health, aiming to reflect on different aspects related to the construction of school knowledge by students, especially regarding learning and its difficulties, raising awareness among professionals in the area for a broader and more up-to-date understanding of educational processes. Therefore, we hope that this book invites the reader to understand the role that Psychopedagogy has been assuming within the perspective of understanding how the teaching and learning process occurs for each individual in particular, in the case of clinical practice, or for groups of individuals, in the case of institutional practice, and how the environment and its interlocutors interfere in this process. In this way, the process of professional practice occurs after a thorough and attentive investigation, which allows the psychopedagogue to reach conclusions that lead to the diagnostic report and the planning of interventions, in order to open new paths and possibilities for teaching and learning, so that learners can explore their full potential and capabilities. Furthermore, this book aims to share reflections, lessons learned and conclusions from theoretical and applied research and, thus, to raise discussions to enhance learning in Brazilian schools, offering strategies and planning options for teaching the different types of public we find in our schools, or any other institution in which the teaching-learning process takes place. Our mission is to participate in the viability of education for all, in which every Brazilian citizen can learn equally and equitably, facing and overcoming their learning difficulties at different times and in different contexts.
Palavras-chave: Educação
Psicopedagogia
Prática Pedagógica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: EdUESPI
Programa: 
Citação: GONÇALVES, Edilma Mendes Rodrigues; LOPES, Raquel de Oliveira Faria. Pesquisas em Psicopedagogia: contribuições para a Prática Pedagógica. Teresina: EdUESPI, 2022. p. 261. Disponível em: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1417. Acesso em: [data de acesso].
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1417
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:Livros e Capítulos de Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro Completo.pdf10,2 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.