| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1422| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | Metodologias inclusivas no ensino-aprendizagem de química para alunos com TEA: uma abordagem bibliográfica |
| Autor: | Santos, Sheyliane Damasceno |
| Primeiro orientador: | Martins, Evandro Paulo Soares |
| Resumo: | A universalização educacional brasileira é uma necessidade essencial que atravessa gerações e avança em passos significativos, porém ainda lentos em termos de desafios enfrentados por pessoas com deficiência, sendo foco deste estudo, os indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A busca por métodos inclusivos e adaptativos às particularidades da pessoa autista é considerada um desafio à licenciatura, especialmente à química, que por inúmeras perspectivas, é considerada uma disciplina abstrata, com conteúdos limitados e mal compreendidos. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho, apresenta uma reflexão sobre a educação inclusiva, seus desafios e possibilidades, analisando os artigos, publicados em bancos de dissertações, cujas as metodologias possam agregar, estimular e incluir o aluno autista no ensino- aprendizagem de química, bem como facilitar o desenvolvimento metodológico de professores que procuram abordagens significativas para se trabalhar com alunos que se enquadram dentro do espectro. |
| Abstract: | Brazilian educational universalization is an essential need that crosses generations and advances in significant steps, however still slow in terms of the challenges faced by people with disabilities, with the focus of this study is individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD). The search for inclusive and adaptive methods to the particularities of the autistic person is condered a challenge a to the teaching degree, especially chemistry, which from numerous perspectives, is considered an abstract discipline, with limited and poorly understood contents. Based on this assumption, the present work presents a reflection on inclusive education, possibilities, its challenges and analyzing the articles, published in dissertation banks, whose methodologies can aggregate, stimulate and include the autistic student in the teaching-learning of chemistry, as well as facilitate the methodological development of teachers who are looking for meaningful approaches to working with students who fall within the spectrum. |
| Palavras-chave: | Inclusão Autista Ensino-Aprendizagem |
| Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Química |
| Citação: | SANTOS, Sheyliane Damasceno. Metodologias inclusivas no ensino- aprendizagem de química para alunos com TEA: uma abordagem bibliográfica. 2024.18 f. Artigo (Licenciatura Plena em Química) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1422 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Química (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 424,73 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
