Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Vanessa Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509526528788680por
dc.contributor.advisor1Moura, Adriana Borges Ferro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6279202234251726por
dc.date.accessioned2025-02-14T11:37:34Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationALVES, Vanessa Ferreira. Afetividade na relação professor e aluno na educação infantil em uma escola municipal de Barras-PI. 2024. 52 f. Monografia (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1426-
dc.description.resumoO presente trabalho trata de um estudo sobre afetividade na relação professor e aluno na educação infantil nas escolas municipais de Barras-PI. A pesquisa tem como objetivo investigar como ocorre a afetividade na relação professor e aluno durante a educação infantil. Para alcançar o objetivo geral da pesquisa alguns passos foram realizados como compreender a afetividade na escola; investigar como a afetividade na educação infantil influencia no processo de ensino e aprendizagem; observar o acontecimento da afetividade na relação professor/aluno na educação infantil em Barras-PI. A pesquisa é de abordagem qualitativa, tem como instrumentos de produção de dados a observação não participante e a entrevista semiestruturada feita com a participação de duas professoras do turno da tarde que atuam na educação infantil de escolas públicas municipais na cidade de Barras- PI. Foi feita uma análise de dados a partir da observação e das entrevistas, acompanhado os relatos de cada professora a fim de observar o acontecimento da afetividade na relação professor e aluno no dia a dia. Percebe-se que na educação infantil o afeto existe em todo ato de cuidar e ensinar, mas tão importante quanto dar afeto, é também receber, por isso a escola juntamente com os professores têm como parte no seu papel utilizar desse veículo de interação que é proporcionar um ambiente facilitador para as experiências e aprendizagens das crianças na educação infantil.por
dc.description.abstractThis paper deals with a study on affection in the teacher-student relationship in early childhood education in municipal schools in Barras-PI. The research aims to investigate how affection occurs in the teacher-student relationship during early childhood education. In order to achieve the general objective of the research, some steps were taken, such as to understand affection in school, investigating how affection in early childhood education influences the teaching-learning process, and observing the occurrence of affection in the teacher/student relationship in early childhood education in Barras-PI. The research has a qualitative approach, and uses non- participant observation and semi-structured interviews as data production instruments, with the participation of two afternoon teachers who work in early childhood education in municipal public schools in the city of Barras-PI. Data analysis was carried out based on the observation and interviews, following the reports of each teacher in order to observe the occurrence of affection in the teacher-student relationship on a daily basis. It is clear that in early childhood education, affection exists in every act of caring and teaching, but as important as giving affection is also receiving it, which is why the school, together with the teachers, has as part of its role to use this vehicle of interaction, which is to provide an environment that facilitates the experiences and learning of children in early childhood education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vanessa Alves (vanessafalves@aluno.uespi.br) on 2025-01-23T17:00:39Z No. of bitstreams: 2 TCC Vanessa.pdf: 958955 bytes, checksum: 041755b6c4e36a3bd9565c542f2d3eba (MD5) Termo de autorização.pdf: 101205 bytes, checksum: 9cc6b37caf5331f758a18dde49f0bdcf (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Prezado(a), Informamos que sua submissão foi rejeitada para correções. Observamos a necessidade de corrigir: ( Retirar as assinaturas fisica do tcc ) Para regularizar a situação, pedimos que siga as orientações abaixo: Consulte o tutorial disponível no link a seguir: https://uespi.br/wp-content/uploads/2024/12/Tutorial-para-depositar-TCC-e-Dissertacao.pdf. Certifique-se de seguir atentamente o passo a passo descrito no documento. Preencha e assine o Termo de Autorização, disponível no link: https://uespi.br/wp-content/uploads/2024/12/Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf. O termo deve ser assinado pelo(s) autor(es) e pelo(a) orientador(a). Após realizar as devidas correções e providenciar os documentos necessários, envie novamente sua submissão conforme o procedimento indicado no tutorial. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos. on 2025-01-24T11:31:11Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Vanessa Alves (vanessafalves@aluno.uespi.br) on 2025-02-13T22:15:23Z No. of bitstreams: 2 Termo de autorização.pdf: 101205 bytes, checksum: 9cc6b37caf5331f758a18dde49f0bdcf (MD5) TCC Vanessa DOC CORRIGIDO -1.pdf: 976159 bytes, checksum: 535a440a12182dbb31183d1ab6ec5199 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-14T11:37:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de autorização.pdf: 101205 bytes, checksum: 9cc6b37caf5331f758a18dde49f0bdcf (MD5) TCC Vanessa DOC CORRIGIDO -1.pdf: 976159 bytes, checksum: 535a440a12182dbb31183d1ab6ec5199 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-14T11:37:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de autorização.pdf: 101205 bytes, checksum: 9cc6b37caf5331f758a18dde49f0bdcf (MD5) TCC Vanessa DOC CORRIGIDO -1.pdf: 976159 bytes, checksum: 535a440a12182dbb31183d1ab6ec5199 (MD5) Previous issue date: 2024-11-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectAfetividade Escolarpor
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempor
dc.subjectRelação Professor-Alunopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAfetividade na relação professor e aluno na educação infantil em uma escola municipal de Barras-PIpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.