Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Álvaro Monteiro Ferreira da-
dc.contributor.advisor1Brandim, Sergio Romualdo Lima-
dc.contributor.referee1Lima, Gizele-
dc.contributor.referee2Filho, Alcebíades-
dc.date.accessioned2025-02-14T13:39:00Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Álvaro Monteiro Ferreira da. Representação de sertão nos filmes: "Deus e o diabo na terra do sol" (Glauber Rocha, 1964) e "Entre o amor e a razão" (Cícero Filho, 2007). 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura em História) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1428-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa a representatividade do sertão brasileiro nos filmes Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha, e Entre o Amor e a Razão (2007), de Cícero Filho. A pesquisa investiga como o sertão é construído em ambas as narrativas, considerando os contextos históricos, sociais e culturais de suas respectivas épocas. O estudo revela que em Deus e o Diabo na Terra do Sol , Glauber Rocha apresenta o sertão como um espaço simbólico de luta, opressão e resistência, utilizando uma estética inovadora do Cinema Novo. O sertão se torna um palco de debates entre o misticismo, a violência e as questões sociais estruturais do Brasil. Por outro lado, Entre o Amor e a Razão , de Cícero Filho, insere o sertão em um contexto mais contemporâneo e intimista. O filme aborda questões emocionais e pessoais, refletindo as vivências cotidianas no ambiente sertanejo. Essa abordagem demonstra uma mudança na representação do sertão, que, neste caso, é retratada como um espaço cultural e afetivo, menos politizado e mais próximo do público local. A análise comparativa evidencia a evolução das representações do sertão no cinema brasileiro, destacando como os cineastas exploraram esse território para expressar diferentes perspectivas narrativas e ideológicas, influenciadas por seus contextos históricos e tem como base narrativa e histórica de vários autores como: Marc ferro, Jose d’Assunção, Arlindo Machado e entre outros que é apresentado na pesquisapor
dc.description.abstractThis Undergraduate Thesis analyzes the representation of the Brazilian backlands in the films Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), directed by Glauber Rocha, and Entre o Amor e a Razão (2007), directed by Cícero Filho. The research investigates how the backlands are constructed in both narratives, considering the historical, social, and cultural contexts of their respective periods. The study reveals that, in Deus e o Diabo na Terra do Sol, Glauber Rocha presents the backlands as a symbolic space of struggle, oppression, and resistance, using the innovative aesthetics of Cinema Novo. The backlands become a stage for debates about mysticism, violence, and the structural social issues of Brazil. On the other hand, Entre o Amor e a Razão by Cícero Filho places the backlands in a more contemporary and intimate context. The film addresses emotional and personal issues, reflecting the daily experiences of life in the sertanejo environment. This approach demonstrates a shift in the representation of the backlands, which, in this case, is portrayed as a cultural and emotional space, less politicized and closer to the local audience. The comparative analysis highlights the evolution of the representations of the backlands in Brazilian cinema, emphasizing how filmmakers have explored this territory to express different narrative and ideological perspectives, influenced by their historical contexts. The research is based on the narrative and historical contributions of various authors such as Marc Ferro, José d’Assunção, Arlindo Machado, among others.por
dc.description.provenanceSubmitted by Álvaro Silva (alvarosilva@aluno.uespi.br) on 2025-02-14T12:46:56Z No. of bitstreams: 2 TCC - ÁLVARO.pdf: 6707426 bytes, checksum: 3b2b10f0e5779673e6c61cb901e822cd (MD5) CamScanner_13-02-2025_10.28_assinado.pdf: 481446 bytes, checksum: 2ceac1f3dc69c0ce6045689c1e6642d0 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-14T13:39:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC - ÁLVARO.pdf: 6707426 bytes, checksum: 3b2b10f0e5779673e6c61cb901e822cd (MD5) CamScanner_13-02-2025_10.28_assinado.pdf: 481446 bytes, checksum: 2ceac1f3dc69c0ce6045689c1e6642d0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-14T13:39:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC - ÁLVARO.pdf: 6707426 bytes, checksum: 3b2b10f0e5779673e6c61cb901e822cd (MD5) CamScanner_13-02-2025_10.28_assinado.pdf: 481446 bytes, checksum: 2ceac1f3dc69c0ce6045689c1e6642d0 (MD5) Previous issue date: 2025-01-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSertãopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectGlauber Rochapor
dc.subjectCícero Filhopor
dc.subjectHistóriapor
dc.subject.cnpqCINEMA::INTERPRETACAO CINEMATOGRAFICApor
dc.titleRepresentação de sertão nos filmes: "Deus e o diabo na terra do sol" (Glauber Rocha, 1964) e "Entre o amor e a razão" (Cícero Filho, 2007)por
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em História (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf6,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.