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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Ákyla Santiago de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Machado, Vânia Cristina Pierote-
dc.contributor.referee1Machado, Vânia Cristina Pierote-
dc.contributor.referee2Carvalho, Margareth Valdivino da Luz-
dc.contributor.referee3Silva, Rosa Luzia Ribeiro-
dc.date.accessioned2025-02-18T13:07:43Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMENDES, Ákyla Santiago de Carvalho. O enfrentamento da desinformação no ambiente escolar: o letramento e a alfabetização digitais como escudos de proteção no âmbito do ensino médio. 2025. 35 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1453-
dc.description.resumoAo longo dos anos, com a explosão das tecnologias e o acesso irrestrito à internet, a disseminação da informação se tornou mais rápida e abrangente. No entanto, essa inserção em ambientes digitais muitas vezes confere aos usuários a falsa sensação de serem emissores e propagadores de verdades absolutas, sem necessariamente exercerem uma análise crítica sobre a veracidade dos conteúdos compartilhados. Muitas pessoas passam a consumir e difundir informações que apenas reforçam suas crenças e valores individuais, sem um olhar reflexivo e criterioso. Como apontam Buckingham (2007) e Santaella (2018), a cultura digital transformou a forma como interagimos com o conhecimento, exigindo novos mecanismos de leitura crítica para lidar com a sobrecarga informacional e a propagação de fake news. Essa realidade inevitavelmente afeta o ambiente escolar, especialmente o Ensino Médio, etapa em que os jovens enfrentam desafios relacionados à transição acadêmica, social e profissional. Antes vistos como facilitadores da interação e do aprendizado, os espaços digitais passaram a ser percebidos também como potenciais ameaças à convivência escolar e social, principalmente devido à disseminação de desinformação, que pode gerar conflitos e afetar o desenvolvimento cognitivo e crítico dos estudantes. Nesse sentido, a pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo teve como aporte teórico a contribuição de autores como Freire (1987), ao enfatizar a leitura do mundo como prática emancipatória, e Coscarelli e Ribeiro (2005), ao abordarem as novas demandas da leitura digital, reforçam a necessidade de estratégias que capacitem os alunos a compreenderem e questionarem as informações que consomem, desenvolvendo uma postura crítica diante do universo digital. Dessa forma, o presente estudo propôs uma reflexão sobre a importância do letramento digital no Ensino Médio como ferramenta essencial para combater a desinformação e fortalecer a formação de leitores críticos no cenário contemporâneo, primeiramente vislumbrando os fatores que potencializam a Desinformação, bem como dão surgimento à Pós-VerdadeAo longo dos anos, com a explosão das tecnologias e o acesso irrestrito à internet, a disseminação da informação se tornou mais rápida e abrangente. No entanto, essa inserção em ambientes digitais muitas vezes confere aos usuários a falsa sensação de serem emissores e propagadores de verdades absolutas, sem necessariamente exercerem uma análise crítica sobre a veracidade dos conteúdos compartilhados. Muitas pessoas passam a consumir e difundir informações que apenas reforçam suas crenças e valores individuais, sem um olhar reflexivo e criterioso. Como apontam Buckingham (2007) e Santaella (2018), a cultura digital transformou a forma como interagimos com o conhecimento, exigindo novos mecanismos de leitura crítica para lidar com a sobrecarga informacional e a propagação de fake news. Essa realidade inevitavelmente afeta o ambiente escolar, especialmente o Ensino Médio, etapa em que os jovens enfrentam desafios relacionados à transição acadêmica, social e profissional. Antes vistos como facilitadores da interação e do aprendizado, os espaços digitais passaram a ser percebidos também como potenciais ameaças à convivência escolar e social, principalmente devido à disseminação de desinformação, que pode gerar conflitos e afetar o desenvolvimento cognitivo e crítico dos estudantes. Nesse sentido, a pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo teve como aporte teórico a contribuição de autores como Freire (1987), ao enfatizar a leitura do mundo como prática emancipatória, e Coscarelli e Ribeiro (2005), ao abordarem as novas demandas da leitura digital, reforçam a necessidade de estratégias que capacitem os alunos a compreenderem e questionarem as informações que consomem, desenvolvendo uma postura crítica diante do universo digital. Dessa forma, o presente estudo propôs uma reflexão sobre a importância do letramento digital no Ensino Médio como ferramenta essencial para combater a desinformação e fortalecer a formação de leitores críticos no cenário contemporâneo, primeiramente vislumbrando os fatores que potencializam a Desinformação, bem como dão surgimento à Pós-Verdade ou Verdade absoluta e as consequências advindas desta. Por fim, o estudo possibilitou, conforme mostraram Do Vale e Striquer (2014) e Cruz (2007), que a mudança dos paradigmas bem como da forma de ensinar e educar na Nova Era Digital, deve partir da convalidação do Letramento e Educação Digitais como escudos de combate à desinformação, especificamente voltados ao Ensino Médio. ou Verdade absoluta e as consequências advindas desta. Por fim, o estudo possibilitou, conforme mostraram Do Vale e Striquer (2014) e Cruz (2007), que a mudança dos paradigmas bem como da forma de ensinar e educar na Nova Era Digital, deve partir da convalidação do Letramento e Educação Digitais como escudos de combate à desinformação, especificamente voltados ao Ensino Médio.por
dc.description.abstractOver the years, with the explosion of technologies and unrestricted access to the internet, the dissemination of information has become faster and more comprehensive. However, this insertion in digital environments often gives users the false feeling of being emitters and propagators of absolute truths, without necessarily exercising a critical analysis of the veracity of the shared content. Many people start to consume and disseminate information that only reinforces their individual beliefs and values, without a reflective and critical look. As Buckingham (2007) and Santaella (2018) point out, digital culture has transformed the way we interact with knowledge, requiring new mechanisms of critical reading to deal with information overload and the spread of fake news. This reality inevitably affects the school environment, especially high school, a stage in which young people face challenges related to academic, social and professional transition. Previously seen as facilitators of interaction and learning, digital spaces have also come to be perceived as potential threats to school and social coexistence, mainly due to the dissemination of misinformation, which can generate conflicts and affect students' cognitive and critical development. In this sense, the qualitative-interpretative research was based on the theoretical contribution of authors such as Freire (1987), who emphasized reading the world as an emancipatory practice, and Coscarelli and Ribeiro (2005), who, when addressing the new demands of digital reading, reinforce the need for strategies that enable students to understand and question the information they consume, developing a critical stance towards the digital universe. Thus, the present study proposed a reflection on the importance of digital literacy in high school as an essential tool to combat misinformation and strengthen the formation of critical readers in the contemporary scenario, firstly by envisioning the factors that enhance misinformation, as well as give rise to Post-Truth or absolute Truth and the consequences arising from it. Finally, the study made it possible, as shown by Do Vale and Striquer (2014) and Cruz (2007), that the change in paradigms as well as the way of teaching and educating in the New Digital Era, must start with the validation of Digital Literacy and Education as shields to combat misinformation, specifically aimed at High School.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ákyla Mendes (akylasantiago@hotmail.com) on 2025-02-18T12:27:38Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado__282_29_assinado.pdf: 218780 bytes, checksum: 9e12ea4d8eee94e3b635cf8fb8845d77 (MD5) TCC ÁKYLA REVISADO FINAL PARA ENTREGA (1).pdf: 532919 bytes, checksum: eb9383b2db4194632cd35cea70ba5159 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-18T13:07:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado__282_29_assinado.pdf: 218780 bytes, checksum: 9e12ea4d8eee94e3b635cf8fb8845d77 (MD5) TCC ÁKYLA REVISADO FINAL PARA ENTREGA (1).pdf: 532919 bytes, checksum: eb9383b2db4194632cd35cea70ba5159 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-18T13:07:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado__282_29_assinado.pdf: 218780 bytes, checksum: 9e12ea4d8eee94e3b635cf8fb8845d77 (MD5) TCC ÁKYLA REVISADO FINAL PARA ENTREGA (1).pdf: 532919 bytes, checksum: eb9383b2db4194632cd35cea70ba5159 (MD5) Previous issue date: 2025-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectEnfrentamentopor
dc.subjectDesinformaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectAlfabetização Digitalpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleO enfrentamento da desinformação no ambiente escolar: o letramento e a alfabetização digitais como escudos de proteção no âmbito do ensino médiopor
dc.title.alternativeCONFRONTING MISINFORMATION IN THE SCHOOL ENVIRONMENT: DIGITAL LITERACY AND EDUCATION AS PROTECTIVE SHIELDS IN SECONDARY EDUCATIONeng
dc.typeMonografiapor
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