Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1455
Tipo do documento: Monografia
Título: Estratégias de leitura no processo de alfabetização de jovens e adultos: desafios e possibilidades
Autor: Cavalcante, Raquel Conceição de Moura 
Primeiro orientador: Costa, Maria da Conceição Magalhães Batista
Primeiro membro da banca: Tomaz, Patrícia Rodrigues
Segundo membro da banca: Carvalho, Edilene Borges de
Resumo: Com o advento da tecnologia, percebe-se que a realidade atual vivida por nossos alunos, tem os afastado cada vez mais da prática da leitura e por consequência: dificuldades de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significantes dos alunos, conhecimento restritos aos conhecimentos escolares. Isso ocorre em casos como: troca de mensagens escritas por áudios no WhatsApp, chamadas de voz e vídeo no aplicativo, o uso do microfone para pesquisar algo no Google ou YouTube etc. Em suma, quem pouco lê, pouco escreve. Sabe-se que o hábito da leitura não depende somente do aluno, principalmente quando esse aluno encontra-se na EJA (Educação de Jovens e Adultos), visto que, essa modalidade é, geralmente, escolhida por pessoas que, por algum motivo não puderam concluir seus estudos na idade certa (logo, possuem mais dificuldades) ou aqueles que trabalham e acreditam que tal educação é mais flexível de ser concluída. O objetivo geral deste trabalho é relatar as dificuldades encontradas no processo de leitura na alfabetização, bem como possíveis estratégias de combate, especificamente na EJA (Educação de Jovens e adultos) e, de forma especifica propor formas de estímulos e incentivos à leitura, através da intervenção, para um desenvolvimento no vocabulário e na escrita, relatar as dificuldades que muitos alunos sofrem quando o assunto é leitura, seja no âmbito escolar ou em qualquer outro ambiente, além de melhorar os conhecimentos referentes ao processo de ensino-aprendizagem no que tange à leitura. Utilizam-se como referencial teórico as contribuições de autores como Freire (1980, 1989, 1996); Garcia (1998); Cafiero (2004) e dentre outros. Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Após a análise das informações obtidas, foi possível concluir que, a prática da leitura pode ocorrer de muitas maneiras. O próprio leitor dita o seu interesse. As suas motivações e vontades o levarão ao hábito da leitura. No entanto, incentivos externos, como o do educador e do ambiente ao seu redor, podem contribuir significativamente para seu sucesso escolar.
Abstract: With the advent of technology, it is clear that the current reality experienced by our students has increasingly distanced them from the practice of reading and, as a consequence: difficulties in understanding, spelling mistakes, few significant productions by students, knowledge restricted to school knowledge. This occurs in cases such as: exchanging written messages for audios on WhatsApp, voice and video calls on the app, using the microphone to search for something on Google or YouTube, etc. In short, those who read little, write little. It is known that the habit of reading does not depend solely on the student, especially when this student is in EJA (Education for Young People and Adults), since this modality is generally chosen by people who, for some reason, were unable to complete their studies at the right age (therefore, they have more difficulties) or those who work and believe that such education is more flexible to be completed. The general objective of this work is to report the difficulties encountered in the reading process in literacy, as well as possible strategies to combat them, specifically in EJA (Education for Young People and Adults) and, specifically, to propose ways to stimulate and encourage reading, through intervention, for the development of vocabulary and writing, to report the difficulties that many students suffer when it comes to reading, whether in school or in any other environment, in addition to improving knowledge regarding the teachinglearning process regarding reading. The theoretical framework used is the contributions of authors such as Freire (1980, 1989, 1996); Garcia (1998); Cafiero (2004) and others. In order to carry out this work, a bibliographical research was carried out. After analyzing the information obtained, it was possible to conclude that the practice of reading can occur in many ways. The reader himself dictates his interest. His motivations and desires will lead him to the habit of reading. However, external incentives, such as those from your educator and the environment around you, can contribute significantly to your academic success.
Palavras-chave: Leitura
Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: CAVALCANTE, Raquel Conceição de Moura. Estratégias de leitura no processo de alfabetização de jovens e adultos: desafios e possibilidades. 2025. 42 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1455
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf363,23 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.