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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamalho, Dárcio José de Sousa-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Margareth Valdivino da Luz-
dc.contributor.referee1Carvalho, Eliana Pereira de-
dc.contributor.referee2Barros, Talita Marlene Leal-
dc.date.accessioned2025-02-19T11:35:16Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationRAMALHO, Dárcio José de Sousa. A desinformação nas mídias: como os livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio abordam o fenômeno das fake news. 2025. 42 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1460-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo analisar de que forma os livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio prepararam os alunos para identificar e combater as fakes news, considerando a desinformação de forma geral nas mídias, redes sociais e fontes de informação. A pesquisa focou-se nos livros "Português: Linguagens" (William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães) e "Ser Protagonista – Língua Portuguesa" (Editora SM), avaliando as atividades e conteúdo que promoveram o desenvolvimento do pensamento crítico e da literacia midiática entre os estudantes. Os objetivos específicos incluíram: investigar a abordagem sobre verificação de informações presente nos livros, avaliar as práticas propostas para a análise da confiabilidade das fontes e compreender como os conteúdos apresentados discutiram os impactos sociais das fake news. A metodologia utilizada foi de natureza bibliográfica e qualitativa, buscando, por meio da análise de conteúdo, identificar como esses livros abordaram os temas críticos e de verificação da informação. O estudo analisou como as questões sobre verificação e confiabilidade foram abordadas nos materiais didáticos e, além disso, discutiu a importância de formar alunos críticos e conscientes, que pudessem navegar de maneira segura e responsável no mundo digital. Foram também propostas sugestões de práticas pedagógicas complementares, visando capacitar os estudantes a enfrentarem o desafio da desinformação.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze how high school Portuguese language textbooks prepare students to identify and combat fake news, considering disinformation across various media, social networks, and information sources. The research focused on the textbooks "Português: Linguagens" by William Cereja and Thereza Cochar Magalhães and "Ser Protagonista – Língua Portuguesa" by SM Publishing, evaluating the activities and content designed to promote critical thinking and media literacy among students. Specific objectives included investigating the approach to information verification present in the textbooks, assessing the proposed practices for analyzing source reliability, and understanding how the presented content discussed the social impacts of fake news. The methodology was bibliographic and qualitative in nature, using content analysis to identify how these textbooks addressed critical themes and information verification. The study examined how verification and reliability issues were addressed in the teaching materials and further discussed the importance of forming critical and conscientious students who can navigate the digital world safely and responsibly. Additionally, complementary pedagogical practices were suggested to empower students in confronting the challenges of disinformation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Dárcio Ramalho (ramalhodarcio@gmail.com) on 2025-02-18T17:32:19Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 321623 bytes, checksum: c26d055275f82a034c7c8dbef0cf146b (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_REPOSITORIO_assinado_assinado.pdf: 84437 bytes, checksum: 6c519f83e2d7fe5e12172d255b988b73 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-19T11:35:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 321623 bytes, checksum: c26d055275f82a034c7c8dbef0cf146b (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_REPOSITORIO_assinado_assinado.pdf: 84437 bytes, checksum: 6c519f83e2d7fe5e12172d255b988b73 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-19T11:35:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia completa.pdf: 321623 bytes, checksum: c26d055275f82a034c7c8dbef0cf146b (MD5) TERMO_DE_AUTORIZACAO_REPOSITORIO_assinado_assinado.pdf: 84437 bytes, checksum: 6c519f83e2d7fe5e12172d255b988b73 (MD5) Previous issue date: 2025-01-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFake Newspor
dc.subjectDesinformaçãopor
dc.subjectLivros Didáticospor
dc.subjectLíngua Portuguesapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA desinformação nas mídias: como os livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio abordam o fenômeno das fake newspor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Português (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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