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http://localhost:8080/tede/handle/tede/1465
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | O impacto do TDAH nos processos de leitura e escrita: fatores intervenientes e estratégias de intervenção |
Autor: | Gomes, Francisca Pereira ![]() |
Primeiro orientador: | Carvalho, Margareth Valdivino da Luz |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Eliana Pereira de |
Segundo membro da banca: | Barros, Talita Marlene Leal |
Resumo: | O presente trabalho tem como temática o impacto do Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), nos processos de leitura e escrita, com ênfase nos fatores que influenciam essas habilidades e nas estratégias de intervenção. O foco principal está nas dificuldades enfrentadas por crianças com TDAH durante o processo de alfabetização. O objetivo geral é analisar como a hiperatividade, frequentemente associada à falta de concentração, impulsividade e, em alguns casos, agressividade, interfere no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Para alcançar esse objetivo, o estudo busca: Identificar os principais fatores que dificultam o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em crianças com TDAH; analisar a influência do suporte familiar no enfrentamento das dificuldades escolares dessas crianças e explorar estratégias pedagógicas eficazes para aprimorar a concentração e melhorar o desempenho em leitura e escrita. Essa abordagem visa compreender os desafios enfrentados e propor soluções que contribuam para o desenvolvimento acadêmico das crianças com TDAH. O transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é marcado por dificuldades associadas à desatenção, hiperatividade e impulsividade. Essas características podem impactar o desenvolvimento cognitivo, influenciando negativamente o desempenho escolar, especialmente nas fases iniciais da alfabetização. Crianças com TDAH frequentemente encontram desafios para manter o foco durante a leitura, interpretar textos e estruturar suas ideias ao escrever, o que gera impactos significativos no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia escolhida para a realização deste trabalho é de caráter qualitativo e interpretativo e de natureza bibliográfica, embasada em análises de autores que tratam do tema, tais como Andrade (2000), Diniz Neto e Sena (2007), Fulben (2000), Genes (2002), Goldstein (1998), Leibson (2001), Teixeira (2001), entre outros. Para a coleta de dados, foram consultados livros, artigos científicos, revistas acadêmicas, dicionários, apostilas e fontes online, sempre em consonância com autores pertinentes ao tema. Após uma criteriosa análise das obras consultadas, a monografia foi elaborada com ênfase nas opiniões desses autores e na relevância dos fatores e aspectos relacionados aos objetivos propostos no projeto de pesquisa. Dentre esses fatores, destaca-se a importância de práticas educacionais e estratégias específicas para apoiar o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita em crianças diagnosticadas com TDAH. Diante do exposto, conclui-se que a presença da hiperatividade no processo de ensino-aprendizagem, particularmente no que se refere à leitura e à escrita, contribui de forma significativa para o surgimento de dificuldades de aprendizagem. Esse estudo buscou aprofundar o entendimento sobre o TDAH, abordando as estratégias de intervenção e mediação que podem ser estabelecidas entre familiares, educadores e profissionais da saúde, com o objetivo de garantir a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos diagnosticados com esse transtorno, especialmente nas competências fundamentais de leitura e escrita. Palavras-chave: Hiperatividade. Leitura. Escrita. Dificuldade de aprendizagem. |
Abstract: | The theme of this work is the impact of ADHD on reading and writing processes, with an emphasis on the factors that influence these skills and intervention strategies. The main focus is on the difficulties faced by children with ADHD during the literacy process. The general objective is to analyze how hyperactivity, often associated with lack of concentration, impulsivity and, in some cases, aggressiveness, interferes with the development of reading and writing skills. To achieve this objective, the study seeks to: Identify the main factors that hinder the development of reading and writing skills in children with ADHD; analyze the influence of family support in coping with these children's school difficulties and explore effective pedagogical strategies to improve concentration and improve performance in reading and writing. This approach aims to understand the challenges faced and propose solutions that contribute to the academic development of children with ADHD. Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is marked by difficulties associated with inattention, hyperactivity and impulsivity. These characteristics can impact cognitive development, negatively influencing school performance, especially in the early stages of literacy. Children with ADHD often encounter challenges in maintaining focus while reading, interpreting texts and structuring their ideas when writing, which generates significant impacts on the teaching-learning process. The methodology chosen to carry out this work is qualitative and interpretative in nature and bibliographic in nature, based on analyzes by authors who deal with the topic, such as Andrade (2000), Diniz Neto and Sena (2007), Fulben (2000), Genes (2002), Goldstein (1998), Leibson (2001), Teixeira (2001), among others. To collect data, books, scientific articles, academic journals, dictionaries, handouts and online sources were consulted, always in line with authors relevant to the topic. After a careful analysis of the works consulted, the monograph was prepared with an emphasis on the opinions of these authors and the relevance of the factors and aspects related to the objectives proposed in the research project. Among these factors, the importance of educational practices and specific strategies to support the development of reading and writing skills in children diagnosed with ADHD stands out. In view of the above, it is concluded that the presence of hyperactivity in the teaching-learning process, particularly with regard to reading and writing, contributes significantly to the emergence of learning difficulties. This study sought to deepen the understanding of ADHD, addressing intervention and mediation strategies that can be established between family members, educators and health professionals, with the aim of ensuring the learning and development of students diagnosed with this disorder, especially in skills fundamentals of reading and writing. Keywords: Hyperactivity. Reading. Writing. Learning Difficulty. |
Palavras-chave: | Hiperatividade Leitura Escrita Dificuldade de Aprendizagem |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | GOMES, Francisca Pereira. O impacto do TDAH nos processos de leitura e escrita: fatores intervenientes e estratégias de intervenção. 2025. 43 f. Monografia ( Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1465 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Monografia Completa.pdf | 459,93 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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