Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1466
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | Alfabetização e letramento na educação infantil |
Autor: | Sousa, Maila Maria de Lima |
Primeiro orientador: | Carvalho, Margareth Valdivino da Luz |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Eliana Pereira de |
Segundo membro da banca: | Tavares, Arielson |
Resumo: | A alfabetização e o letramento na educação infantil foram temas de fundamental importância para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e cognitivas das crianças. Enquanto a alfabetização foi entendida como o processo de aprender a decodificar e compreender a escrita, o letramento referiu-se à capacidade de usar essa leitura e escrita de maneira crítica em diferentes contextos sociais. Esses conceitos foram interdependentes e essenciais para a formação de cidadãos críticos e participativos. Diante disso, surgiu a questão: como garantir que a educação infantil não apenas alfabetizasse, mas também letrasse as crianças em suas especificidades culturais e sociais? O objetivo deste trabalho foi analisar os estudos de autores contemporâneos sobre a relação entre alfabetização e letramento na educação infantil, buscando identificar as principais práticas pedagógicas utilizadas, examinar a formação dos educadores e sua influência sobre a eficácia dessas práticas, e propor estratégias que integrassem a alfabetização e o letramento de maneira contextualizada e inclusiva. Essa escolha se justificou pela relevância da alfabetização e do letramento no desenvolvimento integral das crianças, especialmente na educação infantil, onde se estabeleceram as bases para aprendizagens futuras. A discussão sobre essas práticas pedagógicas foi essencial para a construção de uma educação mais inclusiva, que respeitasse e valorizasse a diversidade cultural dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem significativo e crítico. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem bibliográfica, analisando obras de autores contemporâneos nas áreas de alfabetização, letramento e educação infantil. A metodologia envolveu a leitura crítica e sistemática de livros, artigos acadêmicos e documentos oficiais, com o intuito de compreender as teorias e práticas existentes, assim como os desafios enfrentados por educadores. A análise dos dados coletados permitiu a formulação de propostas que visavam integrar a alfabetização e o letramento de forma contextualizada e inclusiva na prática pedagógica. Dessa forma, este trabalho contribuiu para a reflexão e aprimoramento das práticas educacionais na educação infantil, visando a formação de leitores e escritores críticos e engajados. Palavras-chave: Educação Inclusiva. Formação de Educadores. Práticas Pedagógicas |
Abstract: | Literacy and reading in early childhood education are fundamental topics for the development of children’s linguistic and cognitive skills. While literacy refers to the process of learning to decode and understand written text, reading encompasses the ability to use reading and writing critically in various social contexts. These concepts are interdependent and essential for shaping critical and engaged citizens. Therefore, the question arises: how can early childhood education ensure not only literacy but also reading that addresses children’s specific cultural and social needs? The objective of this work was to analyze the relationship between literacy and reading in early childhood education, seeking to identify the main pedagogical practices used, examine teacher training and its influence on the effectiveness of these practices, and propose strategies that integrate literacy and reading in a contextualized and inclusive manner. This choice is justified by the relevance of literacy and reading in children’s holistic development, especially in early childhood education, where the foundations for future learning are established. The discussion of these pedagogical practices is essential for constructing a more inclusive education that respects and values students' cultural diversity, promoting a meaningful and critical learning environment. This research was conducted through a bibliographic approach, analyzing works by contemporary authors in the fields of literacy, reading, and early childhood education. The methodology involved critical and systematic reading of books, academic articles, and official documents to understand existing theories and practices, as well as the challenges faced by educators. The analysis of collected data led to the formulation of proposals aimed at integrating literacy and reading in a contextualized and inclusive way in pedagogical practice. Thus, this work contributed to the reflection and improvement of educational practices in early childhood education, aiming to form critical and engaged readers and writers. Keywords: Inclusive Education, Teacher Training, Pedagogical Practices |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva Formação de Educadores Práticas Pedagógicas |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | SOUSA, Maila Maria de Lima. Alfabetização e letramento na educação infantil. 2025. 51 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1466 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 376,24 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.