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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinhão Sobrinho, Moises-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3380975430305237por
dc.contributor.advisor1Sousa, José Vigno Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7588197666380941por
dc.contributor.referee1Santos, Alcemir Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5855202416879547por
dc.contributor.referee2Borges, Fabbio Anderson Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5378006986523567por
dc.date.accessioned2025-02-19T15:18:34Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationPINHÃO SOBRINHO, Moises. Explorando tv boxes em ambientes educacionais: vantagens e limitações operando como Thin Client. 2024.10 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri, 2025.por
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5753/ercemapi.2024.243796.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1467-
dc.description.resumoCom o avanço da tecnologia e o crescimento das plataformas de streaming pagas, o consumo ilegal de conteúdo de TV por assinatura se tornou um problema significativo no Brasil. Para combater a pirataria e reduzir a desigualdade tecnológica, a Receita Federal firmou parceria com instituições de ensino para reaproveitar aparelhos de TV Boxes apreendidos. Esses dispositivos são reconfigurados com software de código aberto e utilizados em projetos acadêmicos que promovem a inclusão digital. Este estudo compara o desempenho de uma TV Box operando como computador, utilizando seus próprios recursos, e como Thin Client acessando um servidor via Remote Desktop Protocol (RDP). A metodologia envolveu a configuração dos dispositivos para ambas as funções. Os resultados demonstram a viabilidade e eficiência dessas soluções, evidenciando a redução de custos e o impacto positivo na educação e no meio ambiente.por
dc.description.abstractWith the advancement of technology and the rise of paid strea- ming platforms, illegal consumption of subscription TV content has become a significant issue in Brazil. To combat piracy and reduce technological ine- quality, the Federal Revenue Service partnered with educational institutions to repurpose seized TV Box devices. These devices are reconfigured with open-source software and used in academic projects that promote digital inclusion. This study compares the performance of a TV Boxes operating as a computer, utilizing its own resources, and as a Thin Client accessing a server via Remote Desktop Protocol (RDP). The methodology involved configuring the devices for both functions. The results demonstrate the viability and efficiency of these solutions, highlighting cost reduction and positive impacts on education and the environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Moises Sobrinho (moisessobrinho@aluno.uespi.br) on 2025-02-18T20:35:28Z No. of bitstreams: 2 30192-1658-24633-1-10-20240906 (1).pdf: 21221620 bytes, checksum: 270eba5937393ebf5edef05a2c4b1262 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI_(1)_assinado_assinado.pdf: 91456 bytes, checksum: 4e3f88fe0c967c41a1721ab21d6b6428 (MD5)eng
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dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-19T15:18:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 30192-1658-24633-1-10-20240906 (1).pdf: 21221620 bytes, checksum: 270eba5937393ebf5edef05a2c4b1262 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI_(1)_assinado_assinado.pdf: 91456 bytes, checksum: 4e3f88fe0c967c41a1721ab21d6b6428 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-19T15:18:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 30192-1658-24633-1-10-20240906 (1).pdf: 21221620 bytes, checksum: 270eba5937393ebf5edef05a2c4b1262 (MD5) Termo_de_Autorizacao_repositorio_UESPI_(1)_assinado_assinado.pdf: 91456 bytes, checksum: 4e3f88fe0c967c41a1721ab21d6b6428 (MD5) Previous issue date: 2025-01-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Ciências da Computaçãopor
dc.relation.referencesAmazon Web Services (2024). O que é um thin client? Accessed: 2024-07-14. Câmara dos Deputados (2022). Projeto de Lei nº 587, de 15 de março de 2022: Pronta para Pauta na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) - Projeto institui Política Federal TI Verde, para promover a reutilização e reciclagem de coputadores descartados por órgãos públicos. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 mai. 2024. da Cunha Mendes, D. and Corsini, F. (2023). O impacto social do projeto além do horizonte nas escolas públicas municipais beneficiadas. 15º JORNADA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA E 12º SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 15(3). Da Luz, G. P. P., Sato, G. M., Gonzalez, L. F. G., and Borin, J. F. (2024). Repurposing of tv boxes for a circular economy in smart cities applications. Directo, D. H. R. (2016). Green office computer workstations using thin client systems. Feltrin, R. (2020). Brasil é 1º do mundo em consumo de pirataria online, diz estudo. [Online; acesso 25-junho-2024]. Lai, A. M. and Nieh, J. (2006). On the performance of wide-area thin-client computing. ACM Transactions on Computer Systems (TOCS), 24(2):175–209. Morais, F. L. (2019). Thin client raspberry pi. Oliveira, V. C., Procopio, E. T., Mota, A. d. A., and Mota, L. T. (2011). Benefícios em eficiência energética com o uso de thin clients em uma arquitetura cliente servidor. Sabino, L. et al. (2017). Análise da implantação de virtual desktop infrastructures em laboratórios de informática de uma universidade. Sachi, L. H. et al. (2023). Descaracterização de tv-box. In Programa de Apoio Insstitucional à Extensão. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP - Campus SLT. Disponível em: [link]. SILVA, L. L. d. (2024). Desigualdade digital no brasil: impacto do acesso à tecnologia no desempenho acadêmico dos participantes do enem. Silva, P. H. B., Gomes, J. P. D. T., de Mello Innocentini, M. D., and Formigoni, C. E. (2023). Análise de Desempenho de um Cluster Beowulf com Utilização de TV Box. In 15º Jornada Científica e Tecnológica e 12º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS, volume 15. Disponível em: [link]. Silva, T. A. V. et al. (2019). Sistema thin client para aplicações laboratoriais de ensino.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTV Boxpor
dc.subjectThin Clientpor
dc.subjectRemote Desktop Protocol RDPpor
dc.subjectDesempenhopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOpor
dc.titleExplorando tv boxes em ambientes educacionais: vantagens e limitações operando como Thin Clientpor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CIES - Bacharelado em Ciências da Computação (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

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