Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1470
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | A leitura literária nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental II |
Autor: | Araújo, Yala Giselle Coelho de Lacerda |
Primeiro orientador: | Freitas, Leidiana da Silva Lima |
Resumo: | Este trabalho propõe uma pesquisa sobre a leitura literária no ensino fundamental II, explorando os desafios e estratégias para ensino-aprendizagem da escola para a formação de leitores críticos. A motivação para escolha do tema desta pesquisa se deu a partir de tantos problemas referentes ao trabalho com textos literários nas aulas de Língua Portuguesa, que foram constatados na experiência nos estágios supervisionados e em diálogo com os professores de língua portuguesa. Desse modo, nos questionamos: Como o trabalho de leitura de textos literários nas turmas dos anos finais do ensino fundamental pode contribuir para o desenvolvimento do hábito de ler? Dessa forma, o objetivo principal deste trabalho é refletir sobre como o trabalho de leitura de textos literários nas turmas dos anos finais do ensino fundamental pode contribuir para o desenvolvimento do hábito de ler. Para melhor compreender a temática, traçamos os objetivos específicos que são: discutir o processo de formação do leitor no ensino fundamental II; entender o porquê do distanciamento da leitura literária dos alunos nessa fase escolar; e apontar, com base em autores, os métodos que os professores podem utilizar para motivar os alunos a realizar leituras de textos literários para obter êxito na formação de leitores. A metodologia adotada foi qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica construída com bases em teóricos da leitura e literatura como: Lajolo (1993), Zilberman (2010), Silva (2002), Cosson (2014) dentre outros autores. O trabalho é estruturado em quatro capítulos onde se discutirá sobre a formação do leitor no ensino fundamental, as causas do distanciamento dos alunos da leitura de textos literários e a importância de criar um ambiente de leitura prazeroso, a analise onde serão discutidas metodologias para o ensino de leitura literária na escola. E, por fim, as considerações finais, que apresenta uma visão geral das reflexões e conclusões obtidas ao longo da pesquisa. O estudo conclui que o ensino da leitura literária exige uma multiplicidade de abordagens, que integre práticas reflexivas, criativas e interativas. |
Abstract: | This paper proposes a study on literary reading in elementary school II, exploring the challenges and strategies for teaching and learning in schools to develop critical readers. The motivation for choosing the theme of this research was based on the many problems related to working with literary texts in Portuguese language classes, which were observed in the experience of supervised internships and in dialogue with Portuguese language teachers. Thus, we ask ourselves: How can the work of reading literary texts in classes in the final years of elementary school contribute to the development of the habit of reading? Thus, the main objective of this paper is to reflect on how the work of reading literary texts in classes in the final years of elementary school can contribute to the development of the habit of reading. In order to better understand the theme, we outline the specific objectives, which are: to discuss the process of reader development in elementary school II; to understand the reason for the distance from literary reading among students at this school stage; and to point out, based on authors, the methods that teachers can use to motivate students to read literary texts in order to successfully develop readers. The methodology adopted was qualitative, bibliographic research based on theorists of reading and literature such as: Lajolo (1993), Zilberman (2010), Silva (2002), Cosson (2014) among other authors. The work is structured in four chapters that discuss the formation of readers in elementary school, the causes of students' distance from reading literary texts and the importance of creating a pleasurable reading environment, the analysis where methodologies for teaching literary reading in schools will be discussed. And, finally, the final considerations, which present an overview of the reflections and conclusions obtained throughout the research. The study concludes that teaching literary reading requires a multiplicity of approaches, which integrate reflective, creative and interactive practices. |
Palavras-chave: | Leitura Literária Incentivo à Leitura Ensino de Língua Portuguesa Ensino Fundamental |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | ARAÚJO, Yala Giselle Coelho de Lacerda. A leitura literária nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental II. 2024. 40 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1470 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 333,62 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.