| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1472Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Monteiro, Lailton Caminha | - |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Jardel de Carvalho | - |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Camila Rayssa Barbosa da | - |
| dc.contributor.referee2 | Souza, Ronald | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-20T12:40:39Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | MONTEIRO, Lailton Caminha. A importância da literatura infantil na formação da identidade e no amadurecimento dos adolescentes. 2025. 44 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1472 | - |
| dc.description.resumo | O presente estudo, com o tema a importância da literatura infantil na formação da identidade e no amadurecimento dos adolescentes, visa investigar como a literatura infantil contribui para o desenvolvimento da identidade e o processo de amadurecimento dos adolescentes, analisando seu papel na construção de valores, percepções de mundo e habilidades emocionais e sociais. Objetivo geral é analisar a importância da literatura infantil na formação da identidade e no amadurecimento emocional, social e crítico dos adolescentes, destacando seu papel na construção de valores, na promoção da empatia e na reflexão sobre questões contemporâneas de inclusão e representatividade. A metodologia deste estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica descritiva sobre a literatura infantil e sua importância na formação da identidade e amadurecimento dos adolescentes. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa para explorar detalhadamente as narrativas, sua influência no amadurecimento e suas contribuições para a formação de cidadãos críticos e no desenvolvimento emocional. Os principais estudiosos consultados são autores, como Monteiro Lobato, Hans Christian Andersen e Charles Perrault, são discutidos em relação às suas contribuições e ao contexto histórico que moldou suas obras. Os resultados obtidos foram que a literatura infantil não apenas enriquece a imaginação e a criatividade, mas também serve como um importante veículo para a reflexão crítica sobre questões contemporâneas, como inclusão, diversidade e empatia. Através das histórias, os adolescentes têm a oportunidade de se identificar com personagens diversos, o que pode contribuir para uma maior compreensão e aceitação de diferentes realidades e culturas. O incentivo à leitura desde a infância pode fomentar o amor pelos livros, o que, por sua vez, promove habilidades de pensamento crítico e analítico que são essenciais na formação de cidadãos conscientes e participativos. Palavras-chave: Literatura Infantil. Formação da identidade. Desenvolvimento emocional. | por |
| dc.description.abstract | The present study, with the theme of the importance of children's literature in the formation of identity and the maturation of adolescents, aims to investigate how children's literature contributes to the development of identity and the maturation process of adolescents, analyzing its role in the construction of values, perceptions of the world and emotional and social skills. The general objective is to analyze the importance of children's literature in the formation of identity and the emotional, social and critical maturation of adolescents, highlighting its role in building values, promoting empathy and reflecting on contemporary issues of inclusion and representativeness. The methodology of this study consists of descriptive bibliographical research on children's literature and its importance in shaping the identity and maturation of adolescents. The research uses a qualitative approach to explore narratives in detail, their influence on maturation and their contributions to the formation of critical citizens and emotional development. The main scholars consulted are authors such as Monteiro Lobato, Hans Christian Andersen and Charles Perrault, who are discussed in relation to their contributions and the historical context that shaped their works. The final considerations of the study will delve into the impact of children's literature on the integral formation of adolescents, highlighting how these narratives play a crucial role in the development of their identities, values and social skills. Children's literature not only enriches imagination and creativity, but also serves as an important vehicle for critical reflection on contemporary issues such as inclusion, diversity and empathy. Through stories, teenagers have the opportunity to identify with diverse characters, which can contribute to a greater understanding and acceptance of different realities and cultures. Encouraging reading from an early age can foster a love of books, which in turn promotes critical and analytical thinking skills that are essential in the formation of aware and participative citizens. Keywords: Children's literature. Identity formation. Emotional development. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by lailton caminha monteiro (lailtonmonteiro3@gmail.com) on 2025-02-20T01:05:30Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 289007 bytes, checksum: b2c03c0355f93e7fa75a204c49cd64c7 (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 439609 bytes, checksum: 424d9c4b7fb0ac84822e2d5ad46f5141 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-20T12:40:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 289007 bytes, checksum: b2c03c0355f93e7fa75a204c49cd64c7 (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 439609 bytes, checksum: 424d9c4b7fb0ac84822e2d5ad46f5141 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-20T12:40:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 289007 bytes, checksum: b2c03c0355f93e7fa75a204c49cd64c7 (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 439609 bytes, checksum: 424d9c4b7fb0ac84822e2d5ad46f5141 (MD5) Previous issue date: 2025-01-25 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Literatura Infantil | por |
| dc.subject | Formação da Identidade | por |
| dc.subject | Desenvolvimento Emocional | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | A importância da literatura infantil na formação da identidade e no amadurecimento dos adolescentes | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 282,23 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
