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Tipo do documento: Monografia
Título: Contribuições da leitura literária: reflexões a partir da obra "Úrsula" (1859) de Maria Firmina dos Reis (1825-1917)
Autor: Furtado, Luzia Ingrid Silva
Primeiro orientador: Gabrielle, Mariele
Primeiro membro da banca: Soares, Francisco Edésio Carlos
Segundo membro da banca: Oliveira, Welson Dias de
Resumo: A presente análise pretende explorar a maneira como a obra Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, dialoga com a ideia de identidade, especialmente no que diz respeito à formação da identidade afro-brasileira. Ao longo do desenvolvimento desta pesquisa, são abordados aspectos que incluem o contexto histórico em que a autora estava inserida, a influência da sua própria identidade na construção da narrativa e a relevância do seu trabalho para a compreensão das dinâmicas sociais do século XIX no Brasil. Além disso, este estudo busca ressaltar a importância de Maria Firmina dos Reis no cenário literário nacional e a sua contribuição para a literatura afro-brasileira, destacando-a como uma figura de resistência e pioneirismo. Assim, este trabalho, de caráter bibliográfico, estabelece as bases para uma investigação sobre como a literatura pode servir como espelho das transformações sociais e como, através da obra de Reis, podemos compreender parte da complexa trama de identidades que compõem o tecido social brasileiro. Os resultados apontam que a leitura da obra Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, contribui para discussões potentes na escola sobre temas como gênero, identidade, raça e etnia. Palavras-chave: Literatura na escola. Literatura afro-brasileira. Identidade. Romance. Maria Firmina dos Reis.
Abstract: This analysis aims to explore the way in which the work Úrsula, by Maria Firmina dos Reis, dialogues with the idea of identity, especially with regard to the formation of Afro- Brazilian identity. Throughout the development of this research, aspects are addressed that include the historical context in which the author was inserted, the influence of her own identity in the construction of the narrative and the relevance of her work for understanding the social dynamics of the 19th century in Brazil. Furthermore, this study seeks to highlight the importance of Maria Firmina dos Reis in the national literary scene and her contribution to Afro-Brazilian literature, highlighting her as a figure of resistance and pioneering spirit. Thus, this work, of a bibliographic nature, establishes the basis for an investigation into how literature can serve as a mirror of social transformations and how, through Reis' work, we can understand part of the complex web of identities that make up the Brazilian social fabric. The results indicate that reading the work Úrsula, by Maria Firmina dos Reis, contributes to powerful discussions at school on topics such as gender, identity, race and ethnicity. Keywords: Literature at school. Afro-Brazilian literature. Identity. Novel. Maria Firmina dos Reis.
Palavras-chave: Literatura na Escola
Literatura Afrobrasileira
Identidade
Romance
Maria Firmina dos Reis
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: FURTADO Luzia Ingrid Silva. Contribuições da leitura literária na escola: reflexões a partir da obra "Úrsula" (1859) de Maria Firmina dos Reis (1825-1917). 2025. 38f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Anísio de Abreu, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1473
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

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