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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1475| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A relevância do uso das tecnologia no processo de ensino aprendizagem na educação de jovens e adultos |
| Autor: | Oliveira, Mara Fonseca de |
| Primeiro orientador: | Costa, Maria da Conceição Magalhães Batista |
| Resumo: | A Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha um papel crucial na promoção da inclusão social e na redução das desigualdades educacionais, oferecendo oportunidades de aprendizagem para aqueles que não concluíram o Ensino Básico. Em um contexto cada vez mais digital, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) surgem como ferramentas essenciais para enfrentar os desafios de acesso, engajamento e retenção de estudantes na EJA, proporcionando um ensino mais interativo e personalizado. Segundo LÉVY (1993), as tecnologias permitem a criação de uma "inteligência coletiva" que facilita a construção colaborativa do conhecimento. Pretto (2013) e Ferreira (2021) enfatizam que a inclusão digital é determinante para que os alunos da EJA acessem novos conteúdos e recursos, promovendo uma educação mais flexível e adaptada às suas necessidades. Libâneo (2013) também destaca a importância das instituições de ensino e dos professores no uso eficaz das TICs, apontando que o suporte adequado influencia diretamente o engajamento dos estudantes. A pesquisa adota uma metodologia bibliográfica, conforme sugerido por Gil (2010), analisando publicações sobre a aplicação das TICs na EJA para aprofundar o entendimento de seus benefícios e desafios. O objetivo é investigar o impacto das TICs na EJA, oferecendo uma base teórica para futuras intervenções pedagógicas. A pesquisa busca analisar a integração das TICs no processo educacional da EJA torna o aprendizado mais acessível, adaptável e adequado à realidade dos estudantes, ampliando suas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional e promovendo uma educação mais inclusiva. Os resultados evidenciam a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para promover inclusão social e alfabetização digital. A análise de 10 estudos selecionados destacou que as TICs, aliadas à formação contínua dos professores, são essenciais para práticas pedagógicas dinâmicas e contextualizadas. O estudo reforça a necessidade de políticas públicas que garantam infraestrutura tecnológica, capacitação docente e acesso equitativo às ferramentas digitais, favorecendo uma educação inclusiva e alinhada às demandas da sociedade atual. Palavras-chave: EJA. Tecnologia. Aprendizagem. |
| Abstract: | Youth and Adult Education (EJA) plays a crucial role in promoting social inclusion and reducing educational inequalities, offering learning opportunities to those who have not completed basic education. In an increasingly digital context, Information and Communication Technologies (ICTs) have emerged as essential tools for tackling the challenges of access, engagement and retention of students in the EJA, providing more interactive and personalized teaching. According to LÉVY (1993), technologies enable the creation of a “collective intelligence” that facilitates the collaborative construction of knowledge. Pretto (2013) and Ferreira (2021) emphasize that digital inclusion is crucial for EJA students to access new content and resources, promoting a more flexible education adapted to their needs. Libâneo (2013) also highlights the importance of educational institutions and teachers in the effective use of ICTs, pointing out that adequate support directly influences student engagement. The research adopts a bibliographic methodology, as suggested by Gil (2010), analyzing publications on the application of ICTs in the EJA to deepen the understanding of their benefits and challenges. The aim is to investigate the impact of ICTs on the EJA, providing a theoretical basis for future pedagogical interventions. The research seeks to analyze how the integration of ICTs into the EJA educational process makes learning more accessible, adaptable and appropriate to the students' reality, expanding their opportunities for personal and professional development and promoting a more inclusive education. The results show the importance of Information and Communication Technologies (ICTs) in Youth and Adult Education (YAE) to promote social inclusion and digital literacy. The analysis of 10 selected studies highlighted that ICTs, combined with ongoing teacher training, are essential for dynamic and contextualized pedagogical practices. The study reinforces the need for public policies that guarantee technological infrastructure, teacher training and equitable access to digital tools, favoring an inclusive education in line with the demands of today's society. Keywords: EJA. Technology. Learning. Translated with DeepL.com (free version) |
| Palavras-chave: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Tecnologia Aprendizagem |
| Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | OLIVEIRA, Mara Fonseca de. A relevância do uso das tecnologia no processo de ensino aprendizagem na educação de jovens e adultos. 2025.45 f. Monografia (Licenciatura plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Gilbués, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1475 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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