| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1476| Tipo do documento: | Artigo |
| Título: | La lengua española en la enseñanza media brasileña |
| Autor: | Silva, Maria Ronikele Conceição ![]() |
| Primeiro orientador: | Nogueira, Maria Filha de Sousa Ensino Médio |
| Resumo: | Este artículo científico tiene como objetivo conocer la historia del español en las escuelas brasileñas, así como la importancia de la segunda lengua. Entre la implementación de la enseñanza de la lengua española y sobre todo su importancia en el país, especialmente para los estudiantes de secundaria, que toman exámenes de ingreso y ENEM. Para tanto, se han añadido Leyes respectivas: Nº 11.161/2005 y Nº 13.415/2017. Teniendo en cuenta los contextos sociales y culturales y las variaciones lingüísticas, se agregó la Sociolingüística como parte fundamental de la enseñanza de idiomas, además de los movimientos políticos. Además, utilizamos el método de procedimientos de investigación exploratoria con investigación en estudios bibliográficos, en sitios web del gobierno brasileño, así como en fuentes confiables. Los autores que utilizamos fueron Gonçalves y Bonfim (2017), Moraes (2018), Willima, Candido y Franzoso (2023), entre otros. |
| Abstract: | O Artigo Científico, visa conhecer a história do espanhol nas escolas brasileiras, bem como a respectiva importância da segunda língua. Dentre a implementação do ensino da língua espanhola e sobretudo a importância da mesma no país, principalmente para os alunos do ensino médio, que prestam vestibulares e ENEM. Para tanto, foram acrescentadas as respectivas Leis: n° 11.161/2005 e n° 13.415/2017. Diante dos contextos sociais, culturais e variações linguísticas, foi acrescentado a Sociolinguística como parte fundamental do ensino de línguas, além das movimentações políticas. Ademais, utilizamos o método de procedimentos de pesquisa exploratória com investigação em estudos bibliográficos, em sites do Governo do Brasil, bem como em fontes confiáveis. Para tanto, os autores que utilizamos foram: Gonçalves e Bonfim (2017), Moraes (2018), Willima, Candido, Franzoso (2023), entre outros. |
| Palavras-chave: | Español Enseñanza Secundaria Enseñanza Ensino de Espanhol |
| Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Espanhol |
| Citação: | SILVA, Maria Ronikele Conceição. La lengua española en la enseñanza media brasileña. 2024. 18 f. Artigo (Licenciatura em Letras Espanhol) - Universidade Estadual do Piauí, Alegrete do Piauí-PI, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1476 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Espanhol |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Artigo Completo.pdf | 228,73 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

