Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHonorato, Ana Rayane Mendes-
dc.contributor.advisor1Neres, Saul de Melo Ibiapina-
dc.contributor.referee1Moura, Adriana-
dc.contributor.referee2Araujo, Marcos-
dc.date.accessioned2025-02-20T15:03:30Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationHONORATO, Ana Rayane Mendes. Os impactos da docência na qualidade de vida dos professores da educação infantil. 2025. 48 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1478-
dc.description.resumoEste trabalho intitulado como “impactos da docência na qualidade de vida dos professores da Educação Infantil” tem como objetivo identificar os impactos da docência na qualidade de vida dos professores atuantes na Educação Infantil. Para tanto, a pesquisa se justifica a partir da necessidade de estudar a qualidade de vida dos professores da educação infantil. Diante disso, têm-se como problema: quais os impactos da docência na qualidade de vida de professores na Educação Infantil? O estudo tem como metodologia a pesquisa bibliográfica integrativa, foi realizada buscas em sites sobre a questão norteadora, afim de identificar e analisar os achados sobre a temática. A educação infantil possui um papel fundamental na formação humana, ela garante ao menor o direito de experimentar diversos modos de interações, vivências e experiências, cita-se como exemplo o direito de ser respeitada, a Educação Infantil corresponde à etapa inicial da educação básica e acolhe crianças de zero a cinco anos de idade, proporcionando suas primeiras experiências escolares. Ademais, a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica que atende crianças de zero a cinco anos, sendo o primeiro contato da criança com o ambiente escolar. O professor, enquanto profissional da educação, é um intelectual em constante processo de formação, ele precisa transformar sua experiência prática, vivenciada diariamente nos ambientes escolares, em uma reflexão contínua sobre sua prática docente, incorporando saberes pedagógicos, no entanto, o professor, sobrecarregado devido à intensificação do trabalho, fica mais vulnerável a problemas de saúde, sugerindo que o profissional docente está sujeito a uma carga de trabalho excessiva, o que o coloca em risco de adoecimento. Em contraste com outras profissões, como a de médico ou auxiliar administrativo, em que o trabalho é desligado ao final do expediente, permitindo um tempo para relaxar e se satisfazer, a profissão docente continua a exigir atenção em casa, com a preparação das aulas para o dia seguinte. Palavras-Chave: docência infantil; impacto; saúde; qualidade de vida.por
dc.description.abstractThis work, entitled “impacts of teaching on the quality of life of early childhood education teachers”, aims to identify the impacts of teaching on the quality of life of teachers working in early childhood education. To this end, the research is justified by the need to study the quality of life of early childhood education teachers. Given this, the problem is: what are the impacts of teaching on the quality of life of early childhood education teachers? The study uses integrative bibliographic research as its methodology; searches were carried out on websites on the guiding question in order to identify and analyze the findings on the subject. Early childhood education plays a fundamental role in human development; it guarantees children the right to experience different modes of interactions, experiences and experiences. An example is the right to be respected. Early childhood education corresponds to the initial stage of basic education and welcomes children from zero to five years of age, providing their first school experiences. Furthermore, early childhood education is the first stage of basic education for children aged zero to five years old, and is the child's first contact with the school environment. The teacher, as an education professional, is an intellectual in a constant process of formation. He or she needs to transform his or her practical experience, experienced daily in school environments, into a continuous reflection on his or her teaching practice, incorporating pedagogical knowledge. However, the teacher, overburdened due to the intensification of work, becomes more vulnerable to health problems, suggesting that the teaching professional is subject to an excessive workload, which puts him or her at risk of illness. In contrast to other professions, such as doctors or administrative assistants, in which work is stopped at the end of the day, allowing time to relax and satisfy oneself, the teaching profession continues to require attention at home, with the preparation of classes for the next day. Keywords: early childhood education; impact; health; quality of life.por
dc.description.provenanceSubmitted by Rayane Honorato (anahonorato@aluno.uespi.br) on 2025-02-18T19:03:50Z No. of bitstreams: 2 Monografia Ana Rayane Mendes Honorato.pdf: 434410 bytes, checksum: cea938a5165050f5bcf3f08f950bab1b (MD5) DOC-20250218-WA0038..pdf: 57021 bytes, checksum: 07198980dc8e275dbd28e141d2e10c16 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). 2. APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E PROVIDENCIAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS, ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-02-19T12:36:19Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rayane Honorato (anahonorato@aluno.uespi.br) on 2025-02-19T18:05:44Z No. of bitstreams: 2 Monografia Ana Rayane Mendes Honorato.pdf: 434410 bytes, checksum: cea938a5165050f5bcf3f08f950bab1b (MD5) termo de autorizacao assinado.pdf: 630223 bytes, checksum: 70f1afe4fffd6154be654e4a64de84a6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-20T15:03:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Ana Rayane Mendes Honorato.pdf: 434410 bytes, checksum: cea938a5165050f5bcf3f08f950bab1b (MD5) termo de autorizacao assinado.pdf: 630223 bytes, checksum: 70f1afe4fffd6154be654e4a64de84a6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-20T15:03:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Ana Rayane Mendes Honorato.pdf: 434410 bytes, checksum: cea938a5165050f5bcf3f08f950bab1b (MD5) termo de autorizacao assinado.pdf: 630223 bytes, checksum: 70f1afe4fffd6154be654e4a64de84a6 (MD5) Previous issue date: 2025-01-13eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectImpactopor
dc.subjectSaúde Docentepor
dc.subjectQualidade de Vidapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleOs impactos da docência na qualidade de vida dos professores da educação infantilpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf 424,23 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.