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Tipo do documento: Monografia
Título: Letramento literário e suas implicações sociais e educacionais: um estudo de a bolsa amarela, de Lygia Bojunga Nunes
Autor: Santos, Keilane Coêlho dos
Primeiro orientador: Machado, Vânia Cristina Pieroti
Primeiro membro da banca: Carvalho, Margareth Valdivino da Luz
Segundo membro da banca: Silva, Rosa Luzia Ribeiro da
Resumo: Este trabalho investiga o papel de A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga Nunes, como ferramenta para o desenvolvimento do letramento literário no 7º ano do Ensino Fundamental. A obra é analisada sob a perspectiva de sua relevância na formação de leitores críticos, com destaque para as questões sociais, feministas e identitárias presentes na narrativa. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo elaborar sequências didáticas voltadas para o letramento literário, por meio da análise das críticas sociais presentes na obra A Bolsa Amarela. Além disso, especificamente buscaremos retratar a literatura infantojuvenil sob uma ótica educacional, descrevendo sua trajetória dentro deste campo de pesquisa e sua relevância no contexto do letramento literário; bem como, apresentar proposições que trabalhem o letramento literário com base nos estudos desenvolvidos por Rildo Cosson (2009). O estudo justifica-se pela pertinência de uma abordagem literária que transcenda o entretenimento, promovendo a literatura como espaço de discussão sobre questões contemporâneas, como a autonomia infantil e os papéis de gênero. A pesquisa, de caráter bibliográfico e qualitativo, propõe, ao final, uma intervenção pedagógica voltada para o 7º ano Ensino Fundamental, com o objetivo de explorar as potencialidades da obra na formação do leitor. O embasamento teórico inclui autores que discutem a obra de Bojunga e conceitos fundamentais de letramento literário e ensino de literatura, como: Lygia Bojunga, Rildo Cosson, Souza, Oliveira, Coelho, entre outros. Os resultados destacam a importância de incluir A Bolsa Amarela no currículo escolar, utilizando-a como recurso para fomentar a reflexão crítica entre os alunos, incentivar a autonomia e promover o autoconhecimento. A obra, apesar de direcionada ao público infantil e juvenil, também oferece um rico campo interpretativo para adultos, ampliando suas possibilidades de aplicação pedagógica.
Abstract: This study investigates the role of A Bolsa Amarela (The Yellow Bag), by Lygia Bojunga Nunes, as a tool for developing literary literacy in the 7th grade of middle school. The work is analyzed from the perspective of its relevance in shaping critical readers, with an emphasis on the social, feminist, and identity issues present in the narrative. In this context, the research aimed to design didactic sequences focused on literary literacy through the analysis of the social critiques embedded in A Bolsa Amarela. Additionally, it specifically seeks to portray children's and young adult literature from an educational perspective, describing its trajectory within this field of research and its relevance in the context of literary literacy, as well as presenting proposals for working on literary literacy based on studies by Rildo Cosson (2009). The study is justified by the pertinence of a literary approach that transcends entertainment, promoting literature as a space for discussing contemporary issues such as child autonomy and gender roles. The bibliographic and qualitative research proposes, at the end, a pedagogical intervention aimed at the 7th grade of middle school, with the goal of exploring the work's potential in shaping readers. The theoretical framework includes authors who discuss Bojunga's work and fundamental concepts of literary literacy and the teaching of literature, such as Lygia Bojunga, Rildo Cosson, Souza, Oliveira, Coelho, among others. The results highlight the importance of including A Bolsa Amarela in the school curriculum, using it as a resource to foster critical reflection among students, encourage autonomy, and promote self-knowledge. Although the book is aimed at children and young adults, it also offers a rich interpretive field for adults, expanding its pedagogical application possibilities.
Palavras-chave: Literatura Infantojuvenil
Letramento Literário
A Bolsa Amarela
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: SANTOS, Keilane Coêlho dos. Letramento literário e suas implicações sociais e educacionais: um estudo de "A bolsa amarela", de Lygia Bojunga Nunes. 2024. 43 f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Anisio de Abreu-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1488
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

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