Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Bismarck Oliveira de-
dc.contributor.advisor1Costa, Maria da Conceição Magalhães Batista-
dc.date.accessioned2025-02-21T12:32:32Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSOUSA, Bismarck Oliveira de. Práticas pedagógicas inovadoras para o ensino da leitura no 6º ano: desafios e possibilidades na era digital.. 2025. 49 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Anísio de Abreu-PI, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1489-
dc.description.resumoO presente trabalho, intitulado Práticas Pedagógicas Inovadoras para o Ensino da Leitura no 6º Ano: Desafios e Possibilidades na Era Digital, investiga como metodologias inovadoras podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades de leitura dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. A pesquisa busca responder à seguinte questão: de que forma práticas pedagógicas inovadoras, como gamificação, ensino híbrido e uso de tecnologias digitais, impactam a aprendizagem e o engajamento dos estudantes na leitura? A justificativa para o estudo baseia-se na necessidade de repensar as metodologias tradicionais, que muitas vezes não despertam o interesse dos alunos e resultam em dificuldades na compreensão leitora. Para isso, foi adotada uma abordagem qualitativa e bibliográfica, com base na análise de livros, artigos científicos e documentos oficiais. O referencial teórico apoia-se em autores como Freire (1996), que destaca a leitura crítica como um ato de reflexão e transformação social, e Kleiman (2008), que enfatiza a relação entre leitura e cidadania. Além disso, o estudo explora estratégias inovadoras baseadas nas contribuições de Solé (1992) sobre a interação entre leitor e texto. Os resultados indicam que metodologias ativas, aliadas às tecnologias digitais, não apenas estimulam o interesse pela leitura, mas também promovem um aprendizado mais significativo e reflexivo, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes.por
dc.description.abstractThis study, entitled Innovative Pedagogical Practices for Teaching Reading in the 6th Grade: Challenges and Possibilities in the Digital Era, investigates how innovative methodologies can contribute to the development of reading skills among 6th-grade students in elementary education. The research seeks to answer the following question: How do innovative pedagogical practices, such as gamification, blended learning, and the use of digital technologies, impact students' learning and engagement in reading? The justification for this study lies in the need to rethink traditional methodologies, which often fail to capture students' interest and result in reading comprehension difficulties. To address this issue, a qualitative and bibliographical approach was adopted, based on the analysis of books, scientific articles, and official documents. The theoretical framework is grounded in authors such as Freire (1996), who highlights critical reading as an act of reflection and social transformation, and Kleiman (2008), who emphasizes the relationship between reading and citizenship. Additionally, the study explores innovative strategies based on Solé's (1992) contributions regarding the interaction between reader and text. The results indicate that active methodologies, combined with digital technologies, not only stimulate students' interest in reading but also promote more meaningful and reflective learning, contributing to their holistic development.por
dc.description.provenanceSubmitted by Bismarck Oliveira de Sousa (bisoliveira112@gmail.com) on 2025-02-19T18:31:38Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 403934 bytes, checksum: ff6a3fb4e29a868c008be80c06d90893 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 198034 bytes, checksum: 8eee38d241fb88b34b6ae1275ca1b0f5 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMOS QUE DEVE RETIRAR AS ASSINATURAS FÍSICAS NA FOLHA DE APROVAÇÃO. on 2025-02-20T15:15:28Z (GMT)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO(A), INFORMAMOS QUE DEVE RETIRAR AS ASSINATURAS FÍSICAS NA FOLHA DE APROVAÇÃO. on 2025-02-20T15:15:26Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Bismarck Oliveira de Sousa (bisoliveira112@gmail.com) on 2025-02-20T20:03:52Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 198034 bytes, checksum: 8eee38d241fb88b34b6ae1275ca1b0f5 (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 399817 bytes, checksum: 87c53bba444adbcc63d6347f9f814096 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-21T12:32:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 198034 bytes, checksum: 8eee38d241fb88b34b6ae1275ca1b0f5 (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 399817 bytes, checksum: 87c53bba444adbcc63d6347f9f814096 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-21T12:32:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 198034 bytes, checksum: 8eee38d241fb88b34b6ae1275ca1b0f5 (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 399817 bytes, checksum: 87c53bba444adbcc63d6347f9f814096 (MD5) Previous issue date: 2025-01-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectTecnologias Digitaispor
dc.subjectEnsino Inovadorpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePráticas pedagógicas inovadoras para o ensino da leitura no 6º ano: desafios e possibilidades na era digitalpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf390,45 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.