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Tipo do documento: Monografia
Título: O processo de alfabetização com base nos parâmetros curriculares nacionais (PCNS) e na base nacional comum curricular (BNCC)
Autor: Fé, Deuzivete de Moura
Primeiro orientador: Alves, Ismael Paulo Cardoso
Primeiro membro da banca: Brito, Raíssa Martins
Segundo membro da banca: Silva, Djalma Carvalho da
Resumo: A alfabetização é um processo essencial para o desenvolvimento humano, abrangendo não só a aprendizagem de ler e escrever, mas abre caminho para que o educando possa agir sobre o mundo. Em sua essência, a alfabetização representa o acesso ao conhecimento e à cidadania, sendo uma ferramenta fundamental para a democratização e a autonomia sociais. Segundo Paulo Freire (1987), alfabetizar é mais do que o domínio da palavra escrita, pois é também promover a "leitura do mundo", ou seja, a compreensão crítica da realidade, um processo pelo qual o indivíduo se torna protagonista de sua própria história. Assim, a alfabetização é, ao mesmo tempo, uma habilidade técnica e um ato político e emancipatório. Esse processo é amplamente estudado e discutido por educadores e teóricos, que buscam entender como as pessoas desenvolvem habilidades de leitura e escrita, e como o contexto social e cultural influencia essa aprendizagem. Teóricos como Paulo Freire (1996), Emilia Ferreiro (1982) e Magda Soares (2003) defendem que a alfabetização ocorre através de um processo de construção cognitiva. Em suas pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita, elas demonstram que a criança passa por diferentes fases ao aprender a ler e a escrever, construindo hipóteses sobre o funcionamento da linguagem escrita e compreendendo gradualmente o sistema alfabético. Esse entendimento é um avanço significativo, pois permite que os educadores compreendam as etapas e as dificuldades específicas que podem surgir no processo de alfabetização, possibilitando uma abordagem mais personalizada e eficaz. Lamentavelmente, de acordo com dados do IBGE (2022), o país ainda possui taxas de analfabetismo relativamente altas, especialmente em regiões mais vulneráveis, como o Nordeste, e entre grupos sociais historicamente marginalizados. A persistência do analfabetismo expõe desigualdades socioeconômicas, indicando a necessidade de políticas públicas específicas e de programas de educação inclusiva que garantam o direito à educação para todos. Além das questões teóricas e metodológicas, a alfabetização também é abordada como uma prioridade política e social. A universalização da alfabetização e a qualificação do ensino básico são estratégias fundamentais para combater o analfabetismo e promover uma sociedade mais justa e informada, de maneira que documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) (1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), foram criados e formam a base pedagógica e política para o alcance desses objetivos. Nesse sentido, a alfabetização não é apenas uma responsabilidade do sistema educacional, mas também um compromisso de toda a sociedade, pois seu impacto vai além da esfera individual, influenciando diretamente o desenvolvimento econômico e cultural de um país.
Abstract: Literacy is an essential process for human development, encompassing not only learning to read and write, but also paves the way for students to act in the world. In essence, literacy represents access to knowledge and citizenship, and is a fundamental tool for social democratization and autonomy. According to Paulo Freire (1987), literacy is more than just mastering the written word, as it also promotes the "reading of the world", that is, the critical understanding of reality, a process through which the individual becomes the protagonist of his or her own story. Thus, literacy is, at the same time, a technical skill and a political and emancipatory act. This process is widely studied and discussed by educators and theorists, who seek to understand how people develop reading and writing skills, and how the social and cultural context influences this learning. Theorists such as Paulo Freire (1996), Emilia Ferreiro (1982) and Magda Soares (2003) argue that literacy occurs through a process of cognitive construction. In their research on the psychogenesis of written language, they demonstrate that children go through different phases when learning to read and write, building hypotheses about how written language works and gradually understanding the alphabetic system. This understanding is a significant advance, as it allows educators to understand the specific stages and difficulties that may arise in the literacy process, enabling a more personalized and effective approach. Unfortunately, according to data from IBGE (2022), the country still has relatively high illiteracy rates, especially in more vulnerable regions, such as the Northeast, and among historically marginalized social groups. The persistence of illiteracy exposes socioeconomic inequalities, indicating the need for specific public policies and inclusive education programs that guarantee the right to education for all. In addition to theoretical and methodological issues, literacy is also addressed as a political and social priority. Universal literacy and improving the quality of basic education are fundamental strategies for combating illiteracy and promoting a more just and informed society. Documents such as the PCNs (1997) and the BNCC (2017) were created and form the pedagogical and political basis for achieving these goals. In this sense, literacy is not only a responsibility of the educational system, but also a commitment of the entire society, as its impact goes beyond the individual sphere, directly influencing the economic and cultural development of a country.
Palavras-chave: Alfabetização
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS)
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: FÉ, Deuzivete de Moura. O processo de alfabetização com base nos parâmetros curriculares nacionais (PCNS) e na base nacional comum curricular (BNCC). 2025. 39 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Santa Cruz do Piauí-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1490
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

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