Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1493
Tipo do documento: Monografia
Título: Formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Estadual do Piauí, campus Piripiri
Autor: Barbosa, Ianara do Nascimento
Primeiro orientador: Sousa, Adriana e Silva
Primeiro membro da banca: Marinho, Alex de Mesquita
Segundo membro da banca: Santana, Maria do Perpétuo Socorro Castelo Branco
Resumo: Essa pesquisa apresenta discussões acerca da formação de professores nas séries iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral: investigar as percepções de professores sobre a formação docente para atuar nas séries iniciais do Ensino Fundamental no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Piripiri. Estabeleceu-se como objetivos específicos: identificar quais componentes curriculares do Curso de Pedagogia da UESPI, Campus Piripiri, contribuem de forma direta para a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental; analisar as possíveis lacunas existentes na formação do professor para atuar nas primeiras séries do ensino fundamental, no Curso de Pedagogia, Campus Piripiri-PI; discutir as principais contribuições do Curso de Pedagogia, Campus Piripiri-PI, na formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental. Para alcançar os objetivos, foram realizadas pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e pesquisa documental. A pesquisa bibliográfica buscou compreender as categorias teóricas que envolviam a formação de professores para o ensino fundamental. Na pesquisa de campo foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores das séries iniciais do ensino fundamental que realizaram sua formação inicial no Curso de Pedagogia da UESPI, em Piripiri-PI. E a pesquisa documental possibilitou conhecer melhor a estrutura e organização do Curso de Pedagogia da UESPI, em Piripiri-PI. Após a análise dos dados, foi possível identificar lacunas e contribuições na formação de professores no Curso de Pedagogia na UESPI, em Piripiri-PI, desde elementos formativos que faltam e elementos que existem e precisam ser melhor desenvolvidos durante essa formação. Além disso, os dados mostraram que a formação de professores para as séries iniciais do Ensino Fundamental deve preparar o profissional para demandas que excedem apenas a socialização de conteúdos. Destaca-se que é necessário discutir de forma mais aprofundada e em outras delimitações e espaços a formação docente para a referida etapa da educação básica, uma vez que essas reflexões trazem possibilidades de melhorias reais na preparação de professores nos cursos de graduação.
Abstract: This research discusses the training of teachers for the early years of primary education, with the main objective of investigating teacher’s perceptions regarding their professional training in the Pedagogy course at the State University of Piauí, Piripiri Campus. The specific objectives include identifying which curriculum components of the Pedagogy course at UESPI, Piripiri Campus, directly contribute to the training of primary school teachers; analyzing potential gaps in teacher training for the early years of primary education at the Pedagogy course, Piripiri Campus; and discussing the main contributions of the Pedagogy course at Piripiri Campus in preparing teachers for primary education. To achieve these objectives, the study employed bibliographic research, field research, and documentary research. The bibliographic research aimed to understand the theoretical categories surrounding teacher training for primary education. In the field research, semi-structured interviews were conducted with primary school teachers who completed their initial training in the Pedagogy course at UESPI, Piripiri Campus. The documentary research provided a deeper understanding of the structure and organization of the Pedagogy course at UESPI, Piripiri Campus. Data analysis revealed both gaps and contributions in the teacher training program at UESPI, Piripiri Campus, highlighting elements that are lacking and those that need further development. Additionally, the findings indicated that teacher training for the early years of primary education should prepare professionals for demands that go beyond mere content dissemination. It is emphasized that a deeper discussion and exploration in different contexts and spaces about teacher training for this stage of basic education is necessary, as these reflections offer possibilities for real improvements in teacher preparation in undergraduate courses.
Palavras-chave: Formação de Professores
Ensino Fundamental
Curso de Pedagogia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: BARBOSA, Ianara do Nascimento. Formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Estadual do Piauí, campus Piripiri. 2024. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1493
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf379,23 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.