Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1503
Tipo do documento: Monografia
Título: O papel do auxiliar educacional no desenvolvimento de crianças com necessidades educacionais especiais em sala de aula
Autor: Silva, Maria Juliana de Jesus
Primeiro orientador: Sena, Maria Rosilene de
Primeiro membro da banca: Riotinto, Renada
Segundo membro da banca: Silva, Italo
Resumo: O auxiliar educacional é um profissional de apoio que ajuda na realização das tarefas e desafios enfrentados por alunos com deficiências, ele auxilia no trabalho realizado pelo professor responsável pela turma, contribuindo para a inclusão deste aluno no ambiente escolar. O auxiliar educacional se faz necessário no auxílio a crianças com necessidades especiais na sala regular. A nota técnica do Ministério da Educação(MEC) traz a luz diretrizes que buscam promover a inclusão de pessoas com deficiências no ambiente escolar, no intuito de promover igualdade oportunidades, acessibilidade, diversidade e inclusão, com o objetivo principal de garantir acesso à educação para todos. Cada município define sobre as atribuições do auxiliar educacional no ambiente escolar fundamentados nas diretrizes e amparos legais. A pesquisa apresenta como objetivo geral analisar as contribuições do auxiliar educacional no acompanhamento de crianças com necessidades educativas especiais NEE em uma escola do município de Piripiri, como metodologia foi realizada uma pesquisa literária onde buscou- se suporte teórico dos seguintes autores: Aranha (2014), Bueno (2014), Mendes (2010), Montoan (2003), Oliveira e Silva (2018), entre outros. Quanto ao tipo ela foi classificada em qualitativa e descritiva, para complementar a coleta de dados foi feita uma pesquisa de campo em uma escola da rede municipal em Piripiri, que atende a alunos do 1º ao 5º ano. Como sujeito da pesquisa foram selecionados 6 auxiliares educacionais para participarem do estudo. Com esta pesquisa pode ser analisado e observado a formação dos auxiliares de educação e como eles se prepararam para exercer este papel nas salas de aulas e suas dificuldades na execução deste trabalho. Como hipótese, acredita-se que os auxiliares de inclusão educacional podem contribuir no desenvolvimento educacional de crianças com necessidades especiais. A partir dos resultados analisados compreendemos a formação necessária e o que pode ser agregado a sua formação para ajudar na inclusão dos alunos que possuem Necessidades Especiais.
Abstract: The educational assistant is a support professional who helps students with disabilities perform tasks and face challenges. He or she assists the work carried out by the teacher responsible for the class, ensuring that the student is included in the school environment. The educational assistant is necessary to assist children with special needs in the regular classroom. The technical note from the Ministry of Education (MEC) brings to light guidelines that seek to promote the inclusion of people with disabilities in the school environment, with the aim of promoting equal opportunities, accessibility, diversity and inclusion, with the main objective of guaranteeing access to education for all. Each municipality defines the duties of the educational assistant in the school environment. The research has as its general objective to analyze the contributions of the educational assistant in the monitoring of children with special educational needs (SEN) in a school in the municipality of Piripiri. As a methodology, a literary research will be carried out to seek theoretical support from the following authors: Aranha (2014), Bueno (2014), Mendes (2010), Montoan (2003), Oliveira e Silva (2018), among others. As for the type, it will be classified as qualitative and descriptive. To complement the data collection, a field research will be carried out in a municipal school in Piripiri, which serves students from 1st to 5th grade. As the subject of the research, 6 educational assistants will be selected to conduct an interview. With this research, it will be possible to analyze and observe the training of the educational assistants and how they prepared to perform this role in the classrooms and their difficulties in carrying out this work. As a hypothesis, it is believed that educational inclusion assistants can contribute to the educational development of children with special needs. Based on the results analyzed, we will understand the necessary training and what can be added to your training to help include students with special needs.
Palavras-chave: Auxiliar Educacional
Inclusão Escolar
Ensino-Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SILVA, Maria Juliana de Jesus. O papel do auxiliar educacional no desenvolvimento de crianças com necessidades educacionais especiais em sala de aula. 2025. 46 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1503
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf712,27 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.