Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, José Soares de Sousa-
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Márcia do Socorro da Silva-
dc.date.accessioned2025-02-24T12:45:02Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMACHADO, José Soares de Sousa. A contribuição da literatura na aquisição da leitura dos alunos do ensino fundamental da Unidade Escolar Celso Eulálio. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Santa Cruz do Piauí-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1504-
dc.description.resumoEste trabalho tem como temática: “A contribuição da literatura na aquisição da leitura dos alunos do ensino fundamental da Unidade Escolar Celso Eulálio”. Dessa forma, a literatura poderá ser trabalhada em sala de aula por meio de rodas de leitura, saraus e um piquenique literário, sendo que o professor poderá apresentar a obra literária, o autor e todo o contexto da literatura, buscando trabalhar também a interpretação, o senso crítico e a opinião de cada aluno. Com a realização desse estudo pensa-se em um recorte de abordagem que evidencie a literatura como um processo fundação na aquisição e hábito da leitura, bem como, na formação de alunos leitores assíduos capazes de compreender o mundo que os cerca, partindo do principal objetivo de analisar a contribuição da literatura na aquisição da leitura dos alunos do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Celso Eulálio. No decorrer da construção do referencial teórico foram destacados ideias e pensamentos de autores que tratam dessa temática, entre eles: Cândido (2015), Cosson (2017), Kock (2014), Maia (2017), Pizzani (2012), entre outros. Com a realização desse estudo pensa-se em um recorte de abordagem que evidencie a literatura como um processo fundação na aquisição e hábito da leitura, bem como, na formação de alunos leitores assíduos capazes de compreender o mundo que os cerca. Vale frisar que a literatura enriquece o campo cultural, social, reflexivo, crítico e emocional do aluno. Por meio dela é possível a compreensão de aspectos e fenômenos sociais e pedagógicos promovendo um desenvolvimento pessoal e educacional ampliando seu repertório.por
dc.description.abstractThe theme of this work is: “The contribution of literature to the acquisition of reading skills among elementary school students at the Celso Eulálio School Unit”. In this way, literature can be worked on in the classroom through reading circles, soirees and a literary picnic, in which the teacher can present the literary work, the author and the whole context of literature, also seeking to work on interpretation, critical sense and the opinion of each student. The aim of this study is to take an approach that highlights literature as a foundational process in the acquisition and habit of reading, as well as in the formation of assiduous readers capable of understanding the world around them, based on the main objective of analyzing the contribution of literature to the acquisition of reading by elementary school students at the Celso Eulálio School Unit. During the construction of the theoretical framework, the ideas and thoughts of authors who deal with this subject were highlighted, including: Cândido (2015), Cosson (2017), Kock (2014), Maia (2017), Pizzani (2012), among others. With this study, we are thinking of an approach that highlights literature as a foundational process in the acquisition and habit of reading, as well as in the formation of assiduous readers capable of understanding the world around them. It is worth emphasizing that literature enriches the student's cultural, social, reflective, critical and emotional field. Through it, it is possible to understand social and pedagogical aspects and phenomena, promoting personal and educational development and broadening their repertoire.por
dc.description.provenanceSubmitted by José Soares de Sousa Machado (j4477453@gmail.com) on 2025-02-21T16:05:27Z No. of bitstreams: 2 JOSE_SOARES_assinado– Copiar.pdf: 339978 bytes, checksum: b55203df83b9a1b573a34a3f68baece0 (MD5) Termo_assinado - JOSÉ SOARES.pdf: 44852 bytes, checksum: 0fe69424285b385e9d927c01f0b5508a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-24T12:45:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 JOSE_SOARES_assinado– Copiar.pdf: 339978 bytes, checksum: b55203df83b9a1b573a34a3f68baece0 (MD5) Termo_assinado - JOSÉ SOARES.pdf: 44852 bytes, checksum: 0fe69424285b385e9d927c01f0b5508a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-24T12:45:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 JOSE_SOARES_assinado– Copiar.pdf: 339978 bytes, checksum: b55203df83b9a1b573a34a3f68baece0 (MD5) Termo_assinado - JOSÉ SOARES.pdf: 44852 bytes, checksum: 0fe69424285b385e9d927c01f0b5508a (MD5) Previous issue date: 2025-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectSenso Críticopor
dc.subjectObra Literáriapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA contribuição da literatura na aquisição da leitura dos alunos do ensino fundamental da Unidade Escolar Celso Euláliopor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf332,01 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.