| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1506Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Trindade, Manoela Neves Dias da | - |
| dc.contributor.advisor1 | Gabrielli, Mariele | - |
| dc.contributor.referee1 | Gabrielli, Mariele | - |
| dc.contributor.referee2 | Soares, Francisco Édesio Carlos | - |
| dc.contributor.referee3 | Oliveira, Welson Dias De | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-24T13:36:25Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | TRINDADE, Manoela Neves Dias da. Literatura no ensino médio: análise de atividades didáticas sobre o movimento barroco, 2024, 54f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, AnÍsio de Abreu, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1506 | - |
| dc.description.resumo | Este estudo propõe-se a investigar materiais pedagógicos sobre o período literário Barroco no Brasil e discutir a importância da leitura da literatura no ensino médio. O corpus de análise são dois livros didáticos de Português utilizados em escolas públicas: Novas Palavras, de Emília Amaral (2003), da Editora FTD e Se liga nas linguagens de Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi (2020) da Editora Moderna. Será tecida uma reflexão sobre como funciona o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O estudo é uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, focada em explicar o que é e como foi o movimento Barroco no Brasil e suas influências na religião, cultura e na vida da sociedade, mostrando características marcantes e seus principais autores, além de descrever e analisar o material proposto nos livros didáticos selecionados e como essas atividades de literatura contribuem para o aprendizado dos alunos. Os resultados apontam para a importância da literatura e os movimentos literário no ensino médio como incentivos à formação do leitor. | por |
| dc.description.abstract | This study aims to investigate pedagogical materials about the Baroque literary period in Brazil and discuss the importance of reading literature in high school. The corpus of analysis are two public Portuguese textbooks used in schools: Novas Palavras, by Emília Amaral (2003), from Editora FTD and Se liga nas linguagens by Wilton Ormundo and Cristiane Siniscalchi (2020) from Editora Moderna. A reflection will be made on how the National Textbook Program (PNLD) works. The study is bibliographical research, of an exploratory nature, focused on explaining what the Baroque movement in Brazil is and how it was and its influences on religion, culture and the life of society, showing striking characteristics and its main authors, in addition to describing and analyze the material proposed in the selected textbooks and how these literature activities are important for student learning. The results point to the importance of literature and literary movements in high school as incentives for reader training. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Manoela Trindade (manoela.isaac06@gmail.com) on 2025-02-21T18:18:03Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIACOMPLETA.pdf: 2673833 bytes, checksum: 95ada9aa9e3daeb9038d2c20d1e6d9db (MD5) TERMODEAUTORIZAÇAOPARAPUBLICAÇAO.pdf: 213544 bytes, checksum: ef83d12e1128c2a8e0f70678497b182f (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-24T13:36:25Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIACOMPLETA.pdf: 2673833 bytes, checksum: 95ada9aa9e3daeb9038d2c20d1e6d9db (MD5) TERMODEAUTORIZAÇAOPARAPUBLICAÇAO.pdf: 213544 bytes, checksum: ef83d12e1128c2a8e0f70678497b182f (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-24T13:36:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIACOMPLETA.pdf: 2673833 bytes, checksum: 95ada9aa9e3daeb9038d2c20d1e6d9db (MD5) TERMODEAUTORIZAÇAOPARAPUBLICAÇAO.pdf: 213544 bytes, checksum: ef83d12e1128c2a8e0f70678497b182f (MD5) Previous issue date: 2025-01-23 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Ensino de Literatura | por |
| dc.subject | Barroco | por |
| dc.subject | Livro Didático | por |
| dc.subject | Ensino Médio. | por |
| dc.subject.cnpq | LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | por |
| dc.title | Literatura no ensino médio: análise de atividades didáticas sobre o movimento barroco | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 2,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
