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Tipo do documento: Monografia
Título: A literatura infantojuvenil e a formação de leitores no ensino fundamental ll
Autor: Hipólito, Vera Lúcia de Jesus
Primeiro orientador: Araújo, Jurema da Silva
Primeiro membro da banca: Alves, Maria Kátia
Segundo membro da banca: Silva, Maria Rhusily Reges da
Resumo: A literatura infantojuvenil desempenha um papel de grande relevância na formação de leitores, sobretudo, no contexto escolar, onde os alunos estão em uma fase de desenvolvimento cognitivo e emocional. Especificamente no 9º ano do Ensino Fundamental II a aproximação com obras literárias voltadas para essa faixa etária contribui para a construção de habilidades de leitura crítica, interpretação e reflexão, despertando o gosto pela leitura. O estudo se fundamenta em autores como Zilberman (1985), Santana (2023) e Leonardeli, Silva e Ferrari (2019). Assim, o objetivo geral desse estudo é analisar a contribuição da literatura infantojuvenil para a formação de leitores no 9º Ensino Fundamental II. A metodologia adotada nesse estudo foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados do estudo mostraram desafios significativos, como a falta de formação específica dos docentes, recursos didáticos inadequados e o desinteresse dos alunos, questões que vêm sendo agravadas pelo impacto das tecnologias digitais, que são cada vez mais presentes na vida das pessoas e ocupam seu tempo. A literatura infantojuvenil, constitui-se em uma ponte poderosa entre o aprendizado acadêmico e a formação integral dos estudantes. Suas narrativas envolventes e adaptadas à realidade dos jovens têm o potencial de despertar o gosto pela leitura, estimular o pensamento crítico e promover habilidades leitoras fundamentais para o progresso acadêmico e pessoal. Contudo, para que essa potencialidade seja explorada mostra-se indispensável repensar práticas pedagógicas e políticas públicas.
Abstract: Children's literature plays a very important role in the formation of readers, especially in the school context, where students are in a phase of cognitive and emotional development. Specifically in the 9th year of Elementary School II, approaching literary works aimed at this age group contributes to the construction of critical reading, interpretation and reflection skills, awakening a taste for reading. The study is based on authors such as Zilberman (1985), Santana (2023) and Leonardeli, Silva and Ferrari (2019). Thus, the general objective of this study is to analyze the contribution of children's literature to the formation of readers in the 9th Elementary School II. The methodology adopted in this study was bibliographical research. The results of the study showed significant challenges, such as the lack of specific training for teachers, inadequate teaching resources and the lack of interest of students, issues that have been aggravated by the impact of digital technologies, which are increasingly present in people's lives and take up their time. Children's literature constitutes a powerful bridge between academic learning and the integral education of students. Its engaging narratives adapted to the reality of young people have the potential to awaken a love of reading, stimulate critical thinking and promote reading skills that are fundamental for academic and personal progress. However, for this potential to be explored, it is essential to rethink pedagogical practices and public policies.
A literatura infantojuvenil desempenha um papel de grande relevância na formação de leitores, sobretudo, no contexto escolar, onde os alunos estão em uma fase de desenvolvimento cognitivo e emocional. Especificamente no 9º ano do Ensino Fundamental II a aproximação com obras literárias voltadas para essa faixa etária contribui para a construção de habilidades de leitura crítica, interpretação e reflexão, despertando o gosto pela leitura. O estudo se fundamenta em autores como Zilberman (1985), Santana (2023) e Leonardeli, Silva e Ferrari (2019). Assim, o objetivo geral desse estudo é analisar a contribuição da literatura infantojuvenil para a formação de leitores no 9º Ensino Fundamental II. A metodologia adotada nesse estudo foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados do estudo mostraram desafios significativos, como a falta de formação específica dos docentes, recursos didáticos inadequados e o desinteresse dos alunos, questões que vêm sendo agravadas pelo impacto das tecnologias digitais, que são cada vez mais presentes na vida das pessoas e ocupam seu tempo. A literatura infantojuvenil, constitui-se em uma ponte poderosa entre o aprendizado acadêmico e a formação integral dos estudantes. Suas narrativas envolventes e adaptadas à realidade dos jovens têm o potencial de despertar o gosto pela leitura, estimular o pensamento crítico e promover habilidades leitoras fundamentais para o progresso acadêmico e pessoal. Contudo, para que essa potencialidade seja explorada mostra-se indispensável repensar práticas pedagógicas e políticas públicas.
Palavras-chave: Literatura Infantojuvenil
Ensino Fundamental
Incentivo à Leitura
Interpretação
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: HIPÓLITO, Vera Lúcia de Jesus. A literatura infantojuvenil e a formação de leitores no ensino fundamental ll. 2025. 45 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1509
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

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