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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A prática motora sob fadiga mental evita o efeito deletério da fadiga mental em um desempenho posterior?
Autor: Miranda, Ramon Riley Bezerra
Primeiro orientador: Silva, Glauber Castelo Branco
Resumo: Introdução: A fadiga mental é um fenômeno comum que pode surgir de diversas fontes, incluindo longos períodos de atividade cognitiva, estresse, falta de sono adequado e sobrecarga de informações. Compreender seus impactos é fundamental, pois a fadiga mental tem sido associada a uma série de prejuízos no desempenho cognitivo, como diminuição da concentração, reações mais lentas, menor precisão nas tomadas de decisão e percepção visual comprometida. No entanto, seu efeito sobre o desempenho motor ainda não foi completamente explorado. O objetivo principal deste estudo foi investigar como a prática de habilidades motoras em condições de fadiga mental influencia o desempenho subsequente em tarefas motoras. Mais especificamente, buscamos entender se a prática sob fadiga mental pode levar a uma adaptação ou resistência ao efeito deletério da fadiga mental no desempenho motor. Foram recrutados 40 participantes saudáveis, com idades entre 18 e 40 anos, sem histórico de lesões motoras ou cognitivas que possam afetar o desempenho motor. Os participantes foram alocados no Grupo Fadiga Mental (GFM). O estudo consistiu em três dias de experimentação. No primeiro dia, os participantes realizaram um pré-teste em uma tarefa visuoespacial, seguido pela tarefa Stroop e, por fim, a aquisição da tarefa visuoespacial seguida pelo pós-teste. No segundo dia, foi conduzido o teste de retenção para avaliar a capacidade de lembrar e manter habilidades motoras ao longo do tempo. No terceiro dia, os participantes passaram pela Stroop Task novamente, seguida pela avaliação da retenção da tarefa visuoespacial sob condições de fadiga. Os participantes submetidos à Stroop Task demonstraram um aumento da fadiga mental subjetiva, mas apresentaram uma melhora significativa na tarefa de coordenação olho-mão. Concluímos que por mais que as pessoas se fadigaram na ST e aprenderam a tarefa olho-mão, a pratica sob fadiga mental não evitou os efeitos deletérios dela mesmo em uma prática posterior.
Abstract: Introduction: Mental fatigue is a common phenomenon that can arise from various sources, including prolonged periods of cognitive activity, stress, inadequate sleep, and information overload. Understanding its impacts is crucial, as mental fatigue has been linked to a range of cognitive performance impairments, such as decreased concentration, slower reactions, reduced accuracy in decision-making, and compromised visual perception. However, its effect on motor performance has not been fully explored. The primary objective of this study was to investigate how practicing motor skills under conditions of mental fatigue influences subsequent performance in motor tasks. More specifically, we sought to understand whether practicing under mental fatigue can lead to adaptation or resistance to the detrimental effects of mental fatigue on motor performance. Forty healthy participants, aged between 18 and 40, with no history of motor or cognitive injuries that could affect motor performance, were recruited. Participants were allocated to the Mental Fatigue Group (MFG). The study consisted of three days of experimentation. On the first day, participants performed a pre-test on a visuospatial task, followed by the Stroop task, and then the acquisition of the visuospatial task followed by a post-test. On the second day, a retention test was conducted to assess the ability to remember and maintain motor skills over time. On the third day, participants underwent the Stroop Task again, followed by an evaluation of the retention of the visuospatial task under fatigue conditions. Participants subjected to the Stroop Task demonstrated an increase in subjective mental fatigue but showed significant improvement in the eye-hand coordination task. We concluded that although participants experienced fatigue during the Stroop Task and learned the eye-hand task, practicing under mental fatigue did not prevent its detrimental effects, even in subsequent practice.
Palavras-chave: Fadiga Mental
Aprendizagem Motora
Comportamento Motor
Prática
Área(s) do CNPq: PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Educação Física
Citação: MIRANDA, Ramon Riley Bezerra. A prática motora sob fadiga mental evita o efeito deletério da fadiga mental em um desempenho posterior?. 2025. 37 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1513
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Educação Física (Professor Barros Araújo – PICOS)

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