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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Ana Raquel-
dc.creatorSantos, Jerrison Rocha dos-
dc.contributor.advisor1Santos, Gleison do Nascimento-
dc.contributor.referee1Santos, Gleison do Nascimento-
dc.contributor.referee2Serra, Ray Victor Guimarães-
dc.contributor.referee3Pacheco, Bruno Mendes-
dc.date.accessioned2025-02-25T10:30:27Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationVIEIRA, Ana Raquel; SANTOS, Jerrison Rocha dos. O ensino da geometria plana na educação de jovens e adultos: possibilidades e desafios. 2025. 42 f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual do Piauí, Altos-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1515-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como foco o ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com ênfase na aplicação da geometria plana como ferramenta pedagógica prática e significativa. A EJA é uma modalidade educacional voltada para jovens e adultos que não concluíram a educação básica na idade adequada, oferecendo-lhes oportunidades de inserção social, desenvolvimento pessoal e profissional. Nesse contexto, o ensino da matemática apresenta características específicas, exigindo a adaptação dos conteúdos e metodologias para atender às necessidades e experiências prévias dos alunos. Este estudo analisa as principais técnicas e ferramentas didáticas utilizadas na EJA, bem como os desafios enfrentados pelos alunos na aprendizagem de tópicos da geometria plana, como o cálculo de áreas e perímetros. A pesquisa desenvolvida é de caráter qualitativo e baseia-se em pesquisa bibliográfica, utilizando referências teóricas previamente analisadas e publicadas em livros, artigos científicos e fontes eletrônicas. Os dados coletados foram selecionados de acordo com sua relevância para o tema abordado. Os resultados indicam que uma abordagem pedagógica adequada ao público da EJA pode contribuir para a melhoria da compreensão dos conceitos geométricos e promover uma aprendizagem mais eficaz. Conclui-se que o ensino da geometria plana na EJA, quando estruturado considerando as particularidades dos estudantes, favorece sua formação crítica e autônoma, além de incentivar sua inclusão e empoderamento social.por
dc.description.abstractThis Final Paper focuses on the teaching of mathematics in Youth and Adult Education (EJA), emphasizing the application of plane geometry as a practical and meaningful pedagogical tool. EJA is an educational modality that serves young people and adults who have not completed basic education at the appropriate age, offering them an opportunity for social inclusion, as well as personal and professional development. In this context, the teaching of mathematics assumes specific characteristics, requiring the adaptation of content and methodologies to meet the needs and previous experiences of students. This study analyzes the main techniques and didactic tools used in EJA, as well as the challenges students face when learning specific topics in plane geometry, such as area and perimeter calculation. The research has a qualitative approach and is based on bibliographic research, using theoretical references previously analyzed and published in books, scientific articles, and electronic sources. The data collected were selected according to their relevance to the discussed topic. The results indicate that a pedagogical approach suited to the EJA audience can contribute to improving the understanding of geometric concepts and promote more effective learning. It is concluded that the teaching of plane geometry in EJA, when structured considering the particularities of students, fosters their critical and autonomous development while encouraging their social inclusion and empowerment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Raquel Vieira (anaraquelv02@gmail.com) on 2025-02-24T23:33:53Z No. of bitstreams: 2 ANA_RAQUEL_E_JERRISON-versao_final_assinado_%282%29_assinado.pdf: 5051558 bytes, checksum: 5845cbf849a92fa505dc7277fd751d3f (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado 2 (2).pdf: 48121 bytes, checksum: 97ec6eda6771d0e3fa42df4ca801bcae (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-25T10:30:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ANA_RAQUEL_E_JERRISON-versao_final_assinado_%282%29_assinado.pdf: 5051558 bytes, checksum: 5845cbf849a92fa505dc7277fd751d3f (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado 2 (2).pdf: 48121 bytes, checksum: 97ec6eda6771d0e3fa42df4ca801bcae (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-25T10:30:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ANA_RAQUEL_E_JERRISON-versao_final_assinado_%282%29_assinado.pdf: 5051558 bytes, checksum: 5845cbf849a92fa505dc7277fd751d3f (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI_assinado 2 (2).pdf: 48121 bytes, checksum: 97ec6eda6771d0e3fa42df4ca801bcae (MD5) Previous issue date: 2025-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.relation.referencesBEISIEGEL, Celso de Rui. Estado e educação popular: um estudo sobre educação de adultos. São Paulo: Pioneira, 1974. BORTOLLINI, Valdirene Rosa. Aprendizagem de geometria a partir de saberes, vivências e interações de alunos da EJA numa escola pública. 2012. 70 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3429. Acesso em: 23 dez. 2019. CRESCENTI, Eliana Paula. Os professores de matemática e a geometria: opiniões sobre a área e seu ensino. 2005. Tese (Doutorado em Metodologia de Ensino) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/items/684d2965-82f1-4828-83e8-30d89c4912c8. Acesso em: 23 dez. 2019. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. ARROYO, Miguel González. Ofício de mestre: imagens e autoimagens. Petrópolis: Vozes, 2000. MAGAGNA, Beatriz Elaine Picini. EJA - Ensino Fundamental: uma proposta real. Revista Diálogos, Brasília, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rdl/article/view/2344. Acesso em: 23 dez. 2019. GADOTTI, Moacir. Educação de jovens e adultos: teorias, práticas e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 2008. PACHECO, Mirela Stefânia. Geometria plana e inclusão digital: uma experiência a partir do cotidiano dos alunos EJA. 2009. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. Disponível em: https://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/3118. Acesso em: 23 dez. 2019. CARVALHO, Roseli Vaz. A juvenilização da EJA: quais práticas pedagógicas? Anais do Congresso Brasileiro de Educação, Caxambu, MG, 2009. Disponível em: http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/posteres/GT18-5569--Int.pdf. Acesso em: 23 dez. 2019. LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? A Educação Matemática em Revista, São Paulo, ano 3, p. 3-13, jan./jun. 1995. Acesso em: 21 out. 2020. PAIVA, Vanilda. Educação popular: teoria e prática de uma utopia militante. São Paulo: Loyola, 1987. MOURA, Dante Henrique. Trabalho e educação de jovens e adultos: um estudo sobre os sentidos do trabalho na educação de jovens e adultos. Campinas: Autores Associados, 2006. MOURA, Maria da Glória Carvalho. Educação de jovens e adultos: um olhar sobre sua trajetória histórica. Curitiba: Educarte, 2003. MOTA, Rosangela da Silva. Aprendizagem do adulto e correspondentes metodologias. 2009. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Educação de Jovens e Adultos) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. Disponível em: https://www.bibliotecadigital.unicamp.br/bd/index.php/detalhes-material/?code=41039. Acesso em: 23 dez. 2019. SOARES, Leôncio José Gomes. Educação de jovens e adultos: a nova velha quase nada. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. ONU BRASIL. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 23 dez. 2019. VASCONCELLOS, Maria José; ANDRINI, Adilson. Praticando matemática. 4. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2015. SCORTEGAGNA, Paola Andressa; OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. Educação de jovens e adultos no Brasil: uma análise histórico-crítica. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, v. 5, n. 2, nov. 2006. Disponível em: https://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reped/article/view/287/193%20acessado%20em%2013.11.2024. Acesso em: 23 dez. 2019. GOOGLE IMAGENS. Disponível em: https://lereaprender.com.br/formas-geometricas-solidas/solidos-geometricos-diadia/. Acesso em: 23 dez. 2019.por
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeometria Planapor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectMetodologias de Ensinopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectInclusão Socialpor
dc.subject.cnpqMATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO ensino da geometria plana na educação de jovens e adultos: possibilidades e desafiospor
dc.title.alternativeThe teaching of plane geometry in youth and adult education: possibilities and challengeseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopor
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