| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1520| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Poesia e identidade: a voz de Bráulio Bessa como uma proposta didática para o ensino de língua portuguesa |
| Autor: | Silva, Nadiane Lima da |
| Primeiro orientador: | Oliveira, Welson Dias |
| Resumo: | O ensino da língua portuguesa é um processo que possui diferentes pontos, com habilidades distintas, no qual o professor pode abordar metodologias variadas para o ensino e aprendizagem. A literatura de cordel é um gênero literário que possibilita uma visão amplificada acerca da linguagem, cultura e de elementos linguísticos que a constituem. Os poemas de Bráulio Bessa, expressos em seu livro “Poesia que Transforma”, são ricos em elementos que podem ser utilizados pelos docentes em um contexto de sala de aula. Assim, o objetivo geral desse trabalho foi compreender como os dialetos nordestinos contribuem para a construção da linguagem poética na semiótica nos cordéis de Bessa. Para isso foi utilizada uma investigação é de natureza básica, com um enfoque teórico, de natureza exploratória descritiva, tendo uma abordagem qualitativa e técnica de pesquisa e coleta de dados a revisão bibliográfica. Os resultados demonstraram que os poemas do autor podem ser utilizados como material pedagógico no ensino de língua portuguesa, podendo ser incorporados em diferentes aulas com abordagem em literatura, leitura e produção textual e até mesmo em gramática. |
| Abstract: | Teaching Portuguese is a process that involves different aspects and requires different skills, and teachers can use different methodologies for teaching and learning. Cordel literature is a literary genre that provides a broader view of language, culture, and the linguistic elements that make it up. Bráulio Bessa's poems, expressed in his book “Poesia que Transforma,” are rich in elements that can be used by teachers in the classroom. Thus, the overall objective of this study was to understand how northeastern dialects contribute to the construction of poetic language in the semiotics of Bessa's cordels. To this end, a basic investigation was used, with a theoretical focus, of an exploratory and descriptive nature, with a qualitative approach and a bibliographic review of the research and data collection technique. The results demonstrated that the author's poems can be used as teaching material in Portuguese language teaching, and can be incorporated into different classes that focus on literature, reading, textual production, and even grammar. |
| Palavras-chave: | Dialetos Nordestinos Semiótica Literatura de Cordel |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Português |
| Citação: | SILVA, Nadiane Lima da. Poesia e identidade: a voz de Bráulio Bessa como uma proposta didática para o ensino de língua portuguesa. 2024. 33 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Anísio de Abreu-PI, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1520 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 253,34 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
