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Tipo do documento: Monografia
Título: O papel da literatura infantil na compreensão leitora
Autor: Bezerra, Vanusa Léha Ramos
Primeiro orientador: Carvalho, Margareth Valdivino da Luz
Resumo: A literatura infantil desempenha um papel fundamental na formação da compreensão leitora, sendo uma ferramenta essencial para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Através da leitura de obras literárias, as crianças são expostas a diferentes mundos, culturas e valores, o que enriquece sua capacidade de pensar criticamente sobre a realidade. O estudo se fundamenta em uma revisão bibliográfica que explora teóricos relacionados ao tema que destacam a importância do processo de leitura como um ato de construção de significado. Recorreu-se a autores como Fernandes (2010), Zilberman (2009) e Beserra (2007) para dar base ao trabalho. O objetivo geral é analisar obras de literatura infantil que incentivam a reflexão e compreensão leitora e suas contribuições para o desenvolvimento do pensamento e habilidades nas crianças; como objetivos específicos: destacar como a literatura infantil pode despertar o interesse pela leitura e assim, contribuir no desenvolvimento da compreensão leitora e identificar de que modo , as obras "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupéry e "A Bolsa Amarela", de Lygia Bojunga podem contribuir para a formação do pensamento e da compreensão leitora das crianças. A inclusão de temas sociais e éticos nas narrativas estimula discussões relevantes entre as crianças, incentivando-as a refletir sobre justiça, ética, amizade e diversidade. A pesquisa também aborda a importância do mediador - pais, educadores, comunidade - no processo de leitura. A mediação é crucial para guiar as crianças em suas interpretações e estimular questionamentos que promovam um olhar compreensivo sobre as histórias lidas. O papel do mediador é reforçar a ideia de que ler é um ato ativo e que cada leitor traz suas próprias experiências para a compreensão do texto. Ao cultivar o hábito da leitura desde cedo e promover discussões enriquecedoras sobre os textos, é possível desenvolver nas crianças não apenas habilidades de leitura, mas também uma postura analítica diante do mundo. Assim, este trabalho reforça a necessidade de incorporar a literatura infantil no currículo escolar como uma estratégia efetiva para formar cidadãos mais conscientes.
Abstract: Children's literature plays a fundamental role in the formation of reading comprehension, being an essential tool for children's cognitive and emotional development. Through reading literary works, children are exposed to different worlds, cultures, and values, which enriches their ability to think critically about reality. The study is based on a literature review that explores theorists related to the theme that highlight the importance of the reading process as an act of meaning construction. Authors such as Fernandes (2010), Zilberman (2009) and Beserra (2007) were used to provide the basis for the work. The general objective is to analyze works of children's literature that encourage reflection and reading understanding and their contributions to the development of thinking and skills in children; as specific objectives: to highlight how children's literature can arouse interest in reading and thus, contribute to the development of reading comprehension and identify how the works "The Little Prince", by Antoine de Saint-Exupéry and "The Yellow Bag", by Lygia Bojunga can contribute to the formation of children's thinking and reading comprehension. The inclusion of social and ethical themes in the narratives stimulates relevant discussions among children, encouraging them to reflect on justice, ethics, friendship and diversity. The research also addresses the importance of the mediator - parents, educators, community - in the reading process. Mediation is crucial to guide children in their interpretations and stimulate questions that promote a comprehensive look at the stories read. The role of the mediator is to reinforce the idea that reading is an active act and that each reader brings their own experiences to the understanding of the text. By cultivating the habit of reading from an early age and promoting enriching discussions about the texts, it is possible to develop in children not only reading skills, but also an analytical attitude towards the world. Thus, this work reinforces the need to incorporate children's literature into the school curriculum as an effective strategy to form more conscious citizens.
Palavras-chave: Literatura Infantil
Compreensão Leitora
Formação de Leitores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: BEZERRA, Vanusa Léha Ramos. O papel da literatura infantil na compreensão leitora. 2025. 46 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1522
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

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