Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1529
Tipo do documento: Monografia
Título: Literatura romântica no ensino: autodescoberta identidade do jovem contemporâneo a partir da obra "Paradoxo", de Renivaldo Cordeiro
Autor: Carvalho, Doralina Neta de
Primeiro orientador: Silva, Célia Lopes da
Resumo: Este trabalho estende a relevância da literatura romântica, especificamente através da obra "Paradoxo", de Renivaldo Cordeiro, no contexto do ensino e seu encargo fundamental no descobrimento e construção da identidade pessoal dos jovens na atualidade. O estudo discute como a literatura romântica, com suas intensas expressões de sentimentos, emoções e dilemas existenciais, pode auxiliar o jovem a compreender melhor suas experiências e a refletir sobre sua identidade em um mundo em constante mudança. Nesse sentido o objetivo geral tem como foco discorrer a literatura romântica, através das experiências com a ficção e a realidade vividas pelo personagem Bernardo da obra “Paradoxo”, contribuindo para estimular o interesse pela leitura e promovendo maior conexão emocional do aluno com obras literárias. Este estudo visa ainda examinar de que forma a leitura da obra “Paradoxo” no ensino promove a compreensão de temas como amor, relacionamentos e identidade. Avaliar como a literatura romântica contribui para a formação cultural, intelectual dos jovens no desenvolvimento de habilidades de leitura e reflexão crítica. Detectar possíveis correlações entre a ficção apresentada na obra e a realidade vivida pelos jovens leitores ao evidenciar pontes entre literatura e vida cotidiana. Tratar-se de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e de caráter exploratório, tendo como aporte teórico os estudos de Bosi (2000), Cosson (2018), Cândido (2017), M.A.F. de Almeida (2002), Hobsbawm (1995), Le Goff (1992), Eagleton (2000) e Gil (2009) que contribuíram com a temática discutida. A análise de "Paradoxo" revelou como os personagens enfrentam conflitos internos e externos que refletem a busca por sentido e autoafirmação, oferecendo um espelho para que os leitores jovens possam se identificar e, assim, desenvolver uma consciência crítica sobre si mesmos e sobre o mundo ao seu redor. Conclui-se, portanto, que a literatura romântica enriquece o repertório sociocultural do jovem estudante e desempenha uma responsabilidade essencial na formação de suas identidades, uma vez que promove o autoconhecimento e a empatia, valores fundamentais para o convívio social.
Abstract: This paper expands the relevance of romantic literature, specifically through the work "Paradox", by Renivaldo Cordeiro, in the context of education and its fundamental role in the discovery and construction of the personal identity of young people today. The study discusses how romantic literature, with its intense expressions of feelings, emotions and existential dilemmas, can help young people to better understand their experiences and reflect on their identity in a world in constant change. In this sense, the general objective focuses on discussing romantic literature, through the experiences with fiction and reality lived by the character Bernardo in the work "Paradox", contributing to stimulate interest in reading and promoting a greater emotional connection between students and literary works. This study also aims to examine how reading the work "Paradox" in education promotes the understanding of themes such as love, relationships and identity. To evaluate how romantic literature contributes to the cultural and intellectual formation of young people in the development of reading and critical reflection skills. To detect possible correlations between the fiction presented in the work and the reality experienced by young readers by highlighting bridges between literature and everyday life. This is a bibliographic, qualitative and exploratory research, with theoretical support from the studies of Bosi (2000), Cosson (2018), Cândido (2017), M.A.F. de Almeida (2002), Hobsbawm (1995), Le Goff (1992), Eagleton (2000) and Gil (2009) who contributed to the topic discussed. The analysis of "Paradox" revealed how the characters face internal and external conflicts that reflect the search for meaning and self-affirmation, offering a mirror so that young readers can identify themselves and, thus, develop a critical awareness about themselves and the world around them. It is therefore concluded that romantic literature enriches the sociocultural repertoire of young students and plays an essential role in the formation of their identities, since it promotes self-knowledge and empathy, fundamental values for social coexistence.
Palavras-chave: Literatura Romântica
Ensino de Literatura
Identidade
Paradoxo
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: CARVALHO, Doralina Neta de. Literatura romântica no ensino: autodescoberta identidade do jovem contemporâneo a partir da obra "Paradoxo", de Renivaldo Cordeiro. 2025. 37 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Gilbués-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1529
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf306,73 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.