Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1539
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDominici, Marina Fernandes-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9890647117321383por
dc.contributor.advisor1Rocha, Shenna Luíssa Motta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3366443124741918por
dc.contributor.referee1Pinheiro, Mário Eduardo-
dc.contributor.referee2Sirqueira, Fernando Silva-
dc.date.accessioned2025-02-27T10:31:34Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationDOMINICI, Marina Fernandes. O ensino da língua inglesa em escolas públicas: quais os entraves na inserção desse idioma como língua franca?. 2025. 42 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Esperantina-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1539-
dc.description.resumoO estudo da Língua Inglesa tem se mostrado de extrema importância, principalmente no que tange à inserção do indivíduo no mundo tecnológico e cultural em que vivemos, podendo-se afirmar que o Inglês possui, atualmente, o status de língua franca. O ensino da Língua Inglesa nas escolas públicas brasileiras foi e continua sendo ineficaz, reforçando, dessa forma, a crença de que é impossível se aprender inglês nas escolas regulares. Por meio de pesquisa bibliográfica, esse trabalho se propôs a identificar as dificuldades presentes no ensino da Língua Inglesa em escolas públicas, demonstrando o que vai ao encontro do que prega a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como gera impactos diretos no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, a pesquisa dialoga com documentos como a BNCC (BRASIL, 2017) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), analisando como as políticas públicas de ensino são aplicadas no contexto escolar. Além disso, apresenta os conceitos de Leffa (2003), que mostram a importância do ensino da LI. Acerca das dificuldades presentes no ensino da LI em escolas públicas brasileiras, o trabalho traz, além de outros autores, as concepções de Perin (2005). Para que o trabalho fosse realizado, utilizou-se a técnica da pesquisa bibliográfica, desenvolvendo-se a partir de materiais já elaborados, como livros e artigos científicos, permitindo um aprofundamento teórico sobre os temas abordados, bem como uma análise crítica e fundamentada dos dados. Constatou-se, por meio da bibliografia analisada, que as maiores dificuldades para o avanço do ensino da LI nas escolas públicas brasileiras se apresentam nas estruturas física, social e material nas quais os centros de ensino estão inseridos, bem como no fato de não se discutir, no texto da BNCC, sobre a formação dos professores de LI no Brasil, o que acaba gerando um ensino meramente “técnico”, sem que haja um preparo adequado dos alunos para uma formação crítica, apesar de isso ser proposto pelo próprio documento.por
dc.description.abstractThe study of the English Language has been extremely important, especially regarding the insertion of the individual in the technological and cultural world in which we live, and it can be said that English currently has the status of lingua franca. The teaching of the English language in Brazilian public schools was and continues to be ineffective, thus reinforcing the belief that it is impossible to learn English in regular schools. Through bibliographic research, this work proposed to identify the difficulties present in the teaching of the English language in public schools, demonstrating what is in line with what the National Common Curricular Base (BNCC) preaches and how it generates direct impacts on the teaching-learning process. To this end, the research dialogues with documents such as the BNCC (BRASIL, 2017) and the National Curriculum Parameters (BRASIL, 1998), analyzing how public education policies are applied in the school context. In addition, it presents the concepts of Leffa (2003), which show the importance of teaching IL. Regarding the difficulties present in the teaching of IL in Brazilian public schools, the work brings, in addition to other authors, the conceptions of Perin (2005). For the work to be carried out, the technique of bibliographic research was used, developing from materials already prepared, such as books and scientific articles, allowing a theoretical deepening on the topics addressed, as well as a critical and reasoned analysis of the data. The bibliography analyzed showed that the greatest difficulties in advancing the teaching of IL in Brazilian public schools lie in the physical, social and material structures in which schools are located, as well as in the fact that the text of the BNCC does not discuss the training of IL teachers in Brazil, which ends up generating merely “technical” teaching, without adequately preparing students for a critical education, despite this being proposed by the document itself.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Marina Dominici (mfdominici@aluno.uespi.br) on 2025-02-26T16:55:19Z No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 149128 bytes, checksum: c91298c201f37c19670a08d2f7286836 (MD5) TCC COMPLETO.pdf: 362967 bytes, checksum: 1c479b0d0dca3a4d246c0e15f8de4321 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-27T10:31:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 149128 bytes, checksum: c91298c201f37c19670a08d2f7286836 (MD5) TCC COMPLETO.pdf: 362967 bytes, checksum: 1c479b0d0dca3a4d246c0e15f8de4321 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-27T10:31:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 149128 bytes, checksum: c91298c201f37c19670a08d2f7286836 (MD5) TCC COMPLETO.pdf: 362967 bytes, checksum: 1c479b0d0dca3a4d246c0e15f8de4321 (MD5) Previous issue date: 2025-02-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua Inglesapor
dc.subjectEscolas Públicaspor
dc.subjectBNCCpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titleO ensino da língua inglesa em escolas públicas: quais os entraves na inserção desse idioma como língua franca?por
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf354,46 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.