Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeixeira, Franciele Francineide-
dc.contributor.advisor1Freitas, Leidiana da Silva Lima-
dc.contributor.referee1Carvalho, Margareth Valdivino da Luz-
dc.contributor.referee2Carvalho, Edilene Borges de-
dc.date.accessioned2025-02-27T12:27:03Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Franciele Francineide. Literatura e transformação: um estudo bibliográfico sobre o papel da leitura na formação de jovens e adultos. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1546-
dc.description.resumoA literatura, enquanto expressão cultural e artística, desempenha umpapel fundamental na formação de indivíduos, especialmente jovens e adultos. Diante dacrescentedesvalorização da leitura literária em meio a formatos de consumo mais imediatosesuperficiais, surge a seguinte questão: como a prática da leitura literária podeinfluenciara formação de jovens e adultos, promovendo não apenas o desenvolvimentodehabilidades cognitivas, mas também uma ampliação da consciência crítica edaempatia?a importância da leitura literária na formação crítica da Educação de jovens eadultosEJA, partindo da ótica de como a literatura pode atuar como umagentedetransformação social e pessoal, e identificar práticas de leitura que promovamoengajamento e a reflexão crítica em diferentes contextos educacionais. Apesquisasejustifica pela necessidade urgente de promover uma educação que valorize aformaçãointegral do indivíduo. O objetivo da pesquisa é analisar metodologia adotadaparaesteestudo é cunho com uma visão sistemática da literatura sobre o tema. A buscaeseleçãodas fontes foram realizadas em bases de dados académicas como GoogleScholar,JSTOR e Scielo. Utilizaram-se descritores como "leitura", "formação de jovens eadultos","transformação social" e "educação". As referências foram filtradas e organizadasemuma planilha, categorizando por autor, ano, tipo de documento e relevância A pesquisa foi embasada sob a luz dos teóricos como: Cosson (2019), Jaús (1979), LOIS(2010), Kleiman (2002), Soares (2003), LDB (1996), PCNs (1998), OCEM(2006), BNCC(2017) dentre outros que discutem a respeito da importância da leitura literáriacomoprática social para a formação de leitores. Palavras-chave: Leitura. Formação. Transformaçãopor
dc.description.abstractLiterature, as a cultural and artistic expression, plays a fundamental role in theeducationof individuals, particularly young and adult learners. Amid the growing devaluationofliterary reading in favor of more immediate and superficial consumption formats, thefollowing question arises: how can the practice of literary reading influencethedevelopment of young and adult learners, fostering not only cognitive skills but alsoabroader critical awareness and empathy? This study aims to investigate the importanceof literary reading in the critical development of young and adult learners, analyzehowliterature can serve as an agent of social and personal transformation, andidentifyreading practices that promote engagement and critical reflection in different educational contexts. The choice to explore the role of literary reading is justified by the urgent needto promote education that values the integral development of individuals. Themethodology adopted for this study is bibliographic in nature, featuring asystematicreview of literature on the topic. The search and selection of sources were conductedinacademic databases such as Google Scholar, JSTOR, and Scielo. Keywordslike"reading," "education of young and adults," "social transformation," and "education" wereused. References were filtered and organized into a spreadsheet, categorizedbyauthor,year, document type, and relevance. Keywords: Reading. Education. Transformation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Francineide Teixeira (franciellyfrancineide45@gmail.com) on 2025-02-26T22:40:30Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa (2).pdf: 303160 bytes, checksum: c80197fe35b50e39a1b2799ff11950d1 (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 107739 bytes, checksum: 417b180babf58be9525c381cf66ad954 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-27T12:27:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia completa (2).pdf: 303160 bytes, checksum: c80197fe35b50e39a1b2799ff11950d1 (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 107739 bytes, checksum: 417b180babf58be9525c381cf66ad954 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-27T12:27:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia completa (2).pdf: 303160 bytes, checksum: c80197fe35b50e39a1b2799ff11950d1 (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 107739 bytes, checksum: 417b180babf58be9525c381cf66ad954 (MD5) Previous issue date: 2025-01-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura Literáriapor
dc.subjectFormação de Leitorespor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLiteratura e transformação: um estudo bibliográfico sobre o papel da leitura na formação de jovens e adultospor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia completa .pdf296,05 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.