| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1546Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Teixeira, Franciele Francineide | - |
| dc.contributor.advisor1 | Freitas, Leidiana da Silva Lima | - |
| dc.contributor.referee1 | Carvalho, Margareth Valdivino da Luz | - |
| dc.contributor.referee2 | Carvalho, Edilene Borges de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-27T12:27:03Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Franciele Francineide. Literatura e transformação: um estudo bibliográfico sobre o papel da leitura na formação de jovens e adultos. 2025. 43 f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1546 | - |
| dc.description.resumo | A literatura, enquanto expressão cultural e artística, desempenha umpapel fundamental na formação de indivíduos, especialmente jovens e adultos. Diante dacrescentedesvalorização da leitura literária em meio a formatos de consumo mais imediatosesuperficiais, surge a seguinte questão: como a prática da leitura literária podeinfluenciara formação de jovens e adultos, promovendo não apenas o desenvolvimentodehabilidades cognitivas, mas também uma ampliação da consciência crítica edaempatia?a importância da leitura literária na formação crítica da Educação de jovens eadultosEJA, partindo da ótica de como a literatura pode atuar como umagentedetransformação social e pessoal, e identificar práticas de leitura que promovamoengajamento e a reflexão crítica em diferentes contextos educacionais. Apesquisasejustifica pela necessidade urgente de promover uma educação que valorize aformaçãointegral do indivíduo. O objetivo da pesquisa é analisar metodologia adotadaparaesteestudo é cunho com uma visão sistemática da literatura sobre o tema. A buscaeseleçãodas fontes foram realizadas em bases de dados académicas como GoogleScholar,JSTOR e Scielo. Utilizaram-se descritores como "leitura", "formação de jovens eadultos","transformação social" e "educação". As referências foram filtradas e organizadasemuma planilha, categorizando por autor, ano, tipo de documento e relevância A pesquisa foi embasada sob a luz dos teóricos como: Cosson (2019), Jaús (1979), LOIS(2010), Kleiman (2002), Soares (2003), LDB (1996), PCNs (1998), OCEM(2006), BNCC(2017) dentre outros que discutem a respeito da importância da leitura literáriacomoprática social para a formação de leitores. Palavras-chave: Leitura. Formação. Transformação | por |
| dc.description.abstract | Literature, as a cultural and artistic expression, plays a fundamental role in theeducationof individuals, particularly young and adult learners. Amid the growing devaluationofliterary reading in favor of more immediate and superficial consumption formats, thefollowing question arises: how can the practice of literary reading influencethedevelopment of young and adult learners, fostering not only cognitive skills but alsoabroader critical awareness and empathy? This study aims to investigate the importanceof literary reading in the critical development of young and adult learners, analyzehowliterature can serve as an agent of social and personal transformation, andidentifyreading practices that promote engagement and critical reflection in different educational contexts. The choice to explore the role of literary reading is justified by the urgent needto promote education that values the integral development of individuals. Themethodology adopted for this study is bibliographic in nature, featuring asystematicreview of literature on the topic. The search and selection of sources were conductedinacademic databases such as Google Scholar, JSTOR, and Scielo. Keywordslike"reading," "education of young and adults," "social transformation," and "education" wereused. References were filtered and organized into a spreadsheet, categorizedbyauthor,year, document type, and relevance. Keywords: Reading. Education. Transformation. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Franciele Francineide Teixeira (franciellyfrancineide45@gmail.com) on 2025-02-26T22:40:30Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa (2).pdf: 303160 bytes, checksum: c80197fe35b50e39a1b2799ff11950d1 (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 107739 bytes, checksum: 417b180babf58be9525c381cf66ad954 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-27T12:27:03Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia completa (2).pdf: 303160 bytes, checksum: c80197fe35b50e39a1b2799ff11950d1 (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 107739 bytes, checksum: 417b180babf58be9525c381cf66ad954 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-27T12:27:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia completa (2).pdf: 303160 bytes, checksum: c80197fe35b50e39a1b2799ff11950d1 (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 107739 bytes, checksum: 417b180babf58be9525c381cf66ad954 (MD5) Previous issue date: 2025-01-24 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Leitura Literária | por |
| dc.subject | Formação de Leitores | por |
| dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Literatura e transformação: um estudo bibliográfico sobre o papel da leitura na formação de jovens e adultos | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia completa .pdf | 296,05 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
