Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1550
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | A leitura literária nas aulas de língua portuguesa: um estudo na 2ª série do ensino médio integral no CETI Lima Rebelo em São Miguel do Tapuio-PI |
Autor: | Matos, Fábia Brandão ![]() |
Primeiro orientador: | Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Heráclito Júlio Carvalho dos |
Segundo membro da banca: | Costa, Nathanrildo Francisco da Cruz |
Terceiro membro da banca: | Araújo, Marcos Paulo de Sousa |
Resumo: | O presente trabalho aborda o ensino da literatura no Ensino Médio, com ênfase no letramento literário e sua contribuição para a formação integral dos estudantes. A pesquisa analisa as práticas pedagógicas realizadas no CETI Lima Rebelo e como estas influenciam o processo de formação humana dos alunos. O foco é investigar como a leitura literária tem sido implementada nas aulas de Língua Portuguesa da 2ª série do Ensino Médio Integral e sua relevância para o desenvolvimento crítico e autônomo dos alunos. O estudo reflete sobre os desafios enfrentados pela escola, como a dificuldade dos alunos em compreender textos literários e o papel da leitura literária na formação de cidadãos críticos. Também são discutidos os obstáculos no ensino da leitura literária, incluindo a falta de material adequado e o distanciamento entre o conteúdo literário e a realidade dos estudantes. A metodologia adotada foi realizada em primeiro momento por meio de um estudo bibliográfico com base em teóricos como: Barbalho (2017), Cosson (2014, 2011, 2006), Gabriel (2005), Leal (2004), Rangel (2005), entre outros. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e coleta dados por meio de observação, entrevistas e questionários, aplicados a professora e alunos. O trabalho é dividido em cinco capítulos, que incluem a introdução, uma discussão teórica sobre a leitura literária, estratégias didáticas para incentivar a leitura crítica, a análise das dificuldades no desenvolvimento da leitura literária e, por fim, as considerações finais. O estudo conclui que a promoção da leitura literária nas escolas é essencial para a formação acadêmica e pessoal dos estudantes, sugerindo a necessidade de práticas pedagógicas mais inovadoras e integradas. Palavras-chave: Literatura. Ensino médio. Leitura. Sala de aula. Letramento literário. |
Abstract: | This study addresses the teaching of literature in high school, focusing on literary literacy and its contribution to students' holistic development. The research analyzes the pedagogical practices carried out at CETI Lima Rebelo and their influence on students' human development. The study investigates how literary reading has been implemented in the Portuguese language classes of the 2nd year of the full-time high school program and its relevance to the development of students' critical and autonomous reading skills. The study reflects on the challenges faced by the school, such as students' difficulties in understanding literary texts and the role of literary reading in shaping critical citizens. It also discusses the obstacles in teaching literary reading, including inadequate materials and the gap between literary content and students' realities. The methodology adopted began with a bibliographic study based on theorists such as Barbalho (2017), Cosson (2014, 2011, 2006), Gabriel (2005), Leal (2004), Rangel (2005), among others. The research uses a qualitative approach, collecting data through observation, interviews, and questionnaires administered to teacher and students. The work is divided into five chapters, covering an introduction, a theoretical discussion on literary reading, didactic strategies to encourage critical reading, an analysis of the challenges in developing literary reading, and final considerations. The study concludes that promoting literary reading in schools is essential for students' academic and personal development, suggesting the need for more innovative and integrated pedagogical practices. Keywords: Literature. High school. Reading. Classroom. Literary literacy. |
Palavras-chave: | Literatura Ensino Médio Leitura Literária Sala de Aula Letramento Literário |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Português |
Citação: | MATOS, Fábia Brandão. A leitura literária nas aulas de língua portuguesa: um estudo na 2ª série do ensino médio integral no CETI Lima Rebelo em São Miguel do Tapuio-PI. 2025. 56 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Castelo do Piauí-PI, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1550 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | 394,98 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.