Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1551
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, José Roberto Amorim-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eduardo José Lima de-
dc.contributor.referee1Silva, Sônia Maria Alves Da-
dc.contributor.referee2Pinheiro, Mário Eduardo-
dc.date.accessioned2025-02-27T13:46:33Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationBARBOSA. José Roberto Amorim. O impacto dos anglicismos no processo de aprendizagem inicial de inglês: desafios e oportunidades interculturais. 2025. 29 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1551-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo identificar a presença de anglicismos na língua portuguesa, analisar de que maneira esta presença pode ser utilizada como ponto de contato entre o aluno e o estudo da língua inglesa, como o uso destas palavras podem auxiliar o aluno a se familiarizar com a leitura, escrita, audição e fala neste idioma, como através deste, o professor pode estimular o respeito intercultural. A coleta de dados mostra que apesar da presença de anglicismos ser vista com desconfiança, e alguns considerá-los aculturamento, percebe-se que a língua inglesa tem dado contribuições significativas para a língua portuguesa. Como referencial teórico foi utilizado trabalhos de Araújo (2022), Dias (2022), Fernandes (2018), Gallo (2021), Rocha (2018) entre outros. É uma pesquisa bibliográfico, utiliza o método monográfico, de natureza qualitativa, objetivos descritivos e explicativos, sua coleta de dados foi feita de forma documental. Percebeu-se que os anglicismos trazem relevante contribuição cultural, podem ser utilizados de maneira a contribuir com o aumento lexical, a utilização de anglicismos deve, enfatizar o valor cultural da língua portuguesa.por
dc.description.abstractThe present work aims to identify the presence of anglicisms in the Portuguese language, analyze how this presence can be used as a point of contact between the student and the study of the English language, how the use of these words can help the student to become familiar with reading, writing, listening and speaking of this language, and how through this the teacher can stimulate intercultural respect. Data collection shows that despite the presence of anglicisms being viewed with suspicion, and some considering them acculturation, it is clear that the English language has made significant contributions to the Portuguese language. The theoretical framework used was works by Araújo (2022), Dias (2022), Fernandes (2018), Gallo (2021), Rocha (2018), among others. This is a bibliographical research, using the monographic method, of a qualitative nature, descriptive and explanatory objectives, and data collection was done in a documentary manner. It was noted that anglicisms bring a relevant cultural contribution, and can be used in a way that contributes to lexical growth. The use of anglicisms should therefore emphasize the cultural value of the Portuguese language.eng
dc.description.provenanceSubmitted by José Roberto Amorim Barbosa (amorimbarbosajoseroberto@gmail.com) on 2025-02-27T11:53:37Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 756306 bytes, checksum: 9c9a4679eba2b7966f7450c043d95107 (MD5) Termo de Autorizacao para Publicação.pdf: 164638 bytes, checksum: a732047f5c9a9000ec5e8d8ddb78885d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-27T13:46:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 756306 bytes, checksum: 9c9a4679eba2b7966f7450c043d95107 (MD5) Termo de Autorizacao para Publicação.pdf: 164638 bytes, checksum: a732047f5c9a9000ec5e8d8ddb78885d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-27T13:46:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 756306 bytes, checksum: 9c9a4679eba2b7966f7450c043d95107 (MD5) Termo de Autorizacao para Publicação.pdf: 164638 bytes, checksum: a732047f5c9a9000ec5e8d8ddb78885d (MD5) Previous issue date: 2025-02-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.relation.referencesAnglicismos! O que é isso? Vídeo. 4Min25s. Publicado pelo canal Doutor Inglês. 06 de junho de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch? v=8fGHzycXflg. Acesso em 10 abr 2024. ARAÚJO, Evandro Rosa de. O ensino de língua inglesa à luz da cultura e da interculturalidade. 2022. Revista De Estudos Interdisciplinares Do Vale Do Araguaia – REIVA.. Disponível em: https://reiva.unifaj.edu.br/reiva/article/view/328. Acesso em: 30 abr 2024. DIAS, Adailton di Lauro. Empréstimos linguísticos e estrangeirismos: abordagem sociolinguística acerca dos fenômenos de uso de língua inglesa nos livros didáticos de língua portuguesa. 2022. Centro Universitário do Vale do Cricaré. Disponível em: https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1400. Acesso em: 15 dez. 2024. Estrangeirismos na língua portuguesa. Vídeo. 7min18s. Publicado pelo canal Khan Academy Brasil. 05 abr 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch? v=u105QzgOS4g. Acesso em 08 abr 2024. Estrangeirismos. Vídeo. 6min29s. Publicado pelo canal Ingrid Carolina, 21 set 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CP7vSKe2Du8. Acesso em 07 abr 2024 FERNANDES, Cláudia Regina Ponciano. Anglicismos e imagens em rótulos de produtos: um olhar da gramática visual. 2018. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323204013_Anglicismos_e_imagens_em_r otulos_de_produtos_um_olhar_da_gramatica_visual. Acesso em: 15 abr 2024. FREITAS, Andressa Bezerra Cirqueira. Os anglicismos em sala de aula: Uma proposta de trabalho para o ensino fundamental a partir de gêneros jornalísticos. 2020. Universidade Federal do Tocantins : Repositório Institucional. Disponível em: https://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/4321. Acesso em: 26 dez. 2024. GALLO, Célia Regina. A presença da língua inglesa em nosso cotidiano e o uso do estrangeirismo (anglicismo) como estratégia para aprendizado de novos vocabulários para estudantes do 6º ano do ensino fundamental. 2021. Revista CBTeCLE. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/357. Acesso em: 12 abr 2024. REBELO, Aldo. Projeto de Lei n. 1676/1999. Dispõe sobre a promoção, a proteção, a defesa e o uso da Língua Portuguesa e dá outras providências. Brasília: Câmara do Deputados 15 set. 1999. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=17069. Acesso em 09 abr 2024. 29 ROCHA, Cláudia Fonseca. A bncc-em: dimensões culturais do ensino de língua inglesa. 2018. Anais do IX SAPPIL - Estudos de Linguagem. Disponível em: http://www.anaisdosappil.uff.br/index.php/IXSAPPIL-Ling/article/view/1037. Acesso em: 02 mai 2024. VAROTTO, Denival; SILVA, Fernando Moreno. O anglicismo no Dicionário Aurélio. 2019. Confluência: Revista do Instituto de Língua Portuguesa. Disponível em: https://confluencia.emnuvens.com.br/rc/article/view/277. Acesso em: 26 dez. 2024. VILAR, Débora Cristina Farias. Utilização de termos advindos da língua inglesa presentes no marketing. 2022. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/27829. Acesso em: 30 dez. 2024.por
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectAnglicismopor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectEmpréstimo Linguísticopor
dc.subjectEstrangeirismopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.titleO impacto dos anglicismos no processo de aprendizagem inicial de inglês: desafios e oportunidades interculturaispor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.