| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1552| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Uso de tecnologias e recursos multimodais no ensino de inglês para estudantes com autismo |
| Autor: | Santos, Neidivan Ribeiro dos |
| Primeiro orientador: | Silva, Sônia Maria Alves da |
| Resumo: | O presente trabalho possui como objetivo analisar o uso de tecnologias e recursos multimodais no ensino de Inglês para estudantes com autismo, buscando compreender como essas ferramentas podem auxiliar na inclusão e no desenvolvimento linguístico e social desses alunos. A metodologia utilizada correspondeu ao método de pesquisa bibliográfica, aonde como resultado o estudo destaca os desafios enfrentados por educadores e as estratégias eficazes para atender às necessidades específicas dos alunos autistas, recursos como aplicativos interativos, vídeos e plataformas digitais são analisados, assim como técnicas que utilizam linguagem visual e auditiva para facilitar a compreensão e a retenção de conteúdo. Os resultados indicam que o uso de tecnologias e recursos multimodais promove a motivação e o engajamento dos alunos autistas, possibilitando a adaptação de atividades e a criação de um ambiente de aprendizado mais inclusivo. O trabalho conclui que a adoção dessas práticas pode potencializar o desenvolvimento linguístico e social dos estudantes, enfatizando a importância de capacitar professores para o uso de ferramentas tecnológicas acessíveis e adequadas. |
| Abstract: | This study aims to analyze the use of multimodal technologies and resources in teaching English to students with autism, seeking to understand how these tools can help in the inclusion and linguistic and social development of these students. The methodology used corresponded to the bibliographic research method, where as a result the study highlights the challenges faced by educators and the effective strategies to meet the specific needs of autistic students, resources such as interactive applications, videos and digital platforms are analyzed, as well as techniques that use visual and auditory language to facilitate understanding and retention of content. The results indicate that the use of multimodal technologies and resources promotes the motivation and engagement of autistic students, enabling the adaptation of activities and the creation of a more inclusive learning environment. The work concludes that the adoption of these practices can enhance the linguistic and social development of students, emphasizing the importance of training teachers to use accessible and appropriate technological tools. |
| Palavras-chave: | Autismo Ensino de Língua Inglesa Tecnologias Educacionais Recursos Multimodais Inclusão Escolar |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
| Citação: | SANTOS, Neidivan Ribeiro dos. Uso de tecnologias e recursos multimodais no ensino de inglês para estudantes com autismo. 2025. 44 f. Monografia (Licenciatura em Letra Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus-PI, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1552 |
| Data de defesa: | 2025 |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
