| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1558Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cavalcante, Alexsandra Pereira de Sousa | - |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Djalma Carvalho | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-28T10:40:02Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Alexsandra Pereira de Sousa. A importância da poesia na formação de alunos leitores críticos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2024. 41 f. Monografia (Licenciatura em Letra Português) - Universidade Estadual do Piauí, Elesbão Veloso, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1558 | - |
| dc.description.resumo | A pesquisa investiga o ensino de gêneros discursivos, com foco na poesia, como ferramenta essencial para o desenvolvimento da leitura e escrita, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Utilizando uma abordagem qualitativa e bibliográfica, a metodologia inclui pesquisa participante para analisar interações dos alunos com a poesia em ambientes naturais. Os resultados indicam que a poesia, quando integrada ao currículo, enriquece a experiência literária, estimula a leitura crítica e sensível e desenvolve habilidades emocionais e cognitivas. Além disso, destaca-se a necessidade de mediadores competentes para tornar a leitura prazerosa e significativa, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. | por |
| dc.description.abstract | The research investigates the teaching of discourse genres, focusing on poetry as an essential tool for developing reading and writing skills, based on the National Curriculum Parameters (PCNs). Using a qualitative and bibliographic approach, the methodology includes participant research to analyze students' interactions with poetry in natural environments. The results indicate that when integrated into the curriculum, poetry enriches the literary experience, stimulates critical and sensitive reading, and develops essential emotional and cognitive skills. Additionally, the study highlights the need for competent mediators to make reading enjoyable and meaningful, especially in contexts of social vulnerability. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Alexsandra Cavalcante (alexsandracal28@gmail.com) on 2025-02-26T18:58:23Z No. of bitstreams: 1 TCC ALEXSANDRA CAVALCANTE FINAL.pdf: 3402455 bytes, checksum: 6b09dd6ec3ddb5695288b6d637850742 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-02-27T11:35:51Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Alexsandra Cavalcante (alexsandracal28@gmail.com) on 2025-02-27T16:59:21Z No. of bitstreams: 2 TCC ALEXSANDRA CAVALCANTE FINAL.pdf: 3402455 bytes, checksum: 6b09dd6ec3ddb5695288b6d637850742 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 562490 bytes, checksum: af8cb35ce816e8180d8cc0959edc31fd (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-28T10:40:02Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC ALEXSANDRA CAVALCANTE FINAL.pdf: 3402455 bytes, checksum: 6b09dd6ec3ddb5695288b6d637850742 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 562490 bytes, checksum: af8cb35ce816e8180d8cc0959edc31fd (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-28T10:40:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC ALEXSANDRA CAVALCANTE FINAL.pdf: 3402455 bytes, checksum: 6b09dd6ec3ddb5695288b6d637850742 (MD5) Termo de Autorização.pdf: 562490 bytes, checksum: af8cb35ce816e8180d8cc0959edc31fd (MD5) Previous issue date: 2025-02-25 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Português | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Poesia | por |
| dc.subject | Leitores Críticos | por |
| dc.subject | Formação de Leitores | por |
| dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
| dc.title | A importância da poesia na formação de alunos leitores críticos nos anos iniciais do ensino fundamental | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Português | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 3,32 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
