Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1559
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMota, Carlos André Amâncio-
dc.contributor.advisor1Freitas, Leidiana da Silva Lima-
dc.contributor.advisor2Bezerra, Francisca das Chagas-
dc.contributor.referee1Freitas, Leidiana da Silva Lima-
dc.contributor.referee2Bezerra, Francisca das Chagas-
dc.contributor.referee3Silva, Amanda Princy Batista-
dc.date.accessioned2025-02-28T10:54:07Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMOTA, Carlos André Amâncio. Recursos digitais e o redimensionamento do ensino da literatura na educação de jovens e adultos (EJA). 2024. 34 f. Monografia (Licenciatura em Letra - Português) - Universidade Estadual do Piauí, Assunção do Piauí-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1559-
dc.description.resumoSabemos que o conhecimento é indispensável em qualquer previsão do futuro. Por isso, é um consenso que o progresso de uma nação está ligado à qualidade de sua educação. Por outro lado, a escola tem sido vista como o local de pesquisa e análise de fenômenos educacionais. o presente trabalho visa investigar acerca da inserção de recursos tecnológicos nas aulas de literatura como também as tecnologias de comunicação e informação (TICs) estão mudando o modo como essas aulas estão sendo ministradas com esses recursos na educação de jovens e adultos (EJA). Portanto, esses novos recursos tecnológicos, conforme a perspectiva de Spritzer e Bittencourt, enfatizam que "a incorporação da tecnologia não deveria estar centrada na resolução da motivação, mas na necessidade de reconsiderar as estratégias de ensino e de aprendizagem" (2009, p. 159). Esses novos métodos têm como objetivo desenvolver a capacidade crítica do indivíduo, tornando-o um leitor eficaz e questionador do que está lendo. Segundo as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (MEC, 2008), o texto literário é centralizado como fonte para conexões intertextuais e contextuais, dando destaque ao papel ativo do leitor no processo de leitura e formação de significados. Portanto, o ensino de Literatura através de recursos tecnológicos não se limita a colocar o estudante diante do computador, mas busca desenvolver sentidos e estratégias para que ele perceba a conexão entre Literatura e modernidade, entre leitura e movimento, entre texto, imagem e som. Essas oportunidades surgem quando o educador estabelece ligações entre o texto literário, que não está mais restrito aos livros, mas reproduzido e difundido na internet; e as oportunidades que os estudantes possuem para recriá-lo e compartilhar esse esforço de recriação.por
dc.description.abstractSabemos que el conocimiento es esencial en cualquier predicción del futuro. Por lo tanto, existe consenso en que el progreso de una nación está vinculado a la calidad de su educación. Por otro lado, la escuela ha sido vista como el lugar de investigación y análisis de los fenómenos educativos. El presente trabajo tiene como objetivo investigar la inserción de recursos tecnológicos en las clases de literatura, así como cómo las tecnologías de la comunicación y la información (TIC) están cambiando la forma en que se imparten estas clases con estos recursos en la educación de jóvenes y adultos (EJA). Por tanto, estos nuevos recursos tecnológicos, según la perspectiva de Spritzer y Bittencourt, enfatizan que “la incorporación de tecnología no debe centrarse en resolver la motivación, sino en la necesidad de repensar las estrategias de enseñanza y aprendizaje” (2009, p. 159). Estos nuevos métodos pretenden desarrollar la capacidad crítica del individuo, convirtiéndolo en un lector eficaz y cuestionando lo que lee. Según los Lineamientos Nacionales de Parámetros Curriculares para la Educación Secundaria (MEC, 2008), el texto literario se centraliza como fuente de conexiones intertextuales y contextuales, destacando el papel activo del lector en el proceso de lectura y formación de significados. Por lo tanto, enseñar Literatura a través de recursos tecnológicos no se limita a colocar al estudiante frente a la computadora, sino que busca desarrollar significados y estrategias para que comprenda la conexión entre Literatura y modernidad, entre lectura y movimiento, entre texto, imagen y sonido. Estas oportunidades surgen cuando el educador establece vínculos entre el texto literario, que ya no se limita a los libros, sino que se reproduce y difunde en Internet; y las oportunidades que tienen los estudiantes para recrearse y compartir este esfuerzo de recreación.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos André Amancio mota (amanciomota@hotmail.com) on 2025-02-27T17:09:05Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa 3 (1).pdf: 1687797 bytes, checksum: 5ba91b45a9a0b7a7b4c1e4bc2ec2ae61 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI-1_%281%29_assinado_assinado.pdf: 80822 bytes, checksum: 206a511167f069f7ab79a5b96208eec8 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-02-28T10:54:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia completa 3 (1).pdf: 1687797 bytes, checksum: 5ba91b45a9a0b7a7b4c1e4bc2ec2ae61 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI-1_%281%29_assinado_assinado.pdf: 80822 bytes, checksum: 206a511167f069f7ab79a5b96208eec8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-28T10:54:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia completa 3 (1).pdf: 1687797 bytes, checksum: 5ba91b45a9a0b7a7b4c1e4bc2ec2ae61 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI-1_%281%29_assinado_assinado.pdf: 80822 bytes, checksum: 206a511167f069f7ab79a5b96208eec8 (MD5) Previous issue date: 2025-01-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Portuguêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAudiovisuaispor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)por
dc.subjectEnsino de Literatura-
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.titleRecursos digitais e o redimensionamento do ensino da literatura na educação de jovens e adultos (Eja)por
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,65 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.