Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1565
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Alex dos Santos-
dc.creatorSampaio, Lígia de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Santos, Gleison do Nascimento-
dc.contributor.referee1Mendes, Fernando Gérson Libânio-
dc.contributor.referee2Serra, Ray Victor Guimarães-
dc.date.accessioned2025-03-06T12:05:31Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Alex dos Santos; SAMPAIO Lígia de Oliveira. As dificuldades de aprendizagem das quatro operações nos anos finais do ensino fundamental. 2025. 22 f. Monografia (Licenciatura Plena em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Altos-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1565-
dc.description.resumoAs dificuldades de aprendizagem na disciplina de Matemática são um problema recorrente em várias escolas do país. É preciso identificar quais delas são apresentadas pelos alunos em conteúdos de base, como as quatro operações fundamentais, e buscar estratégias para intervir nessa realidade. Assim, o presente trabalho é caracterizado como uma revisão sistemática da literatura, que, a partir de observações, buscou analisar as dificuldades apresentadas por alunos do 8° ano de uma escola municipal de Teresina em relação às quatro operações. O alicerce teórico foi pautado em publicações sobre materiais concretos utilizados para o ensino de matemática, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (PCNs). As publicações revisadas apontam que os alunos possuem lacunas no aprendizado de conteúdos que deveriam ter sido assimilados ainda nos anos iniciais do ensino fundamental, além de trazerem indicações que o uso de materiais concretos pode ser uma estratégia para solucionar o problema. Nesse contexto, este trabalho sugere uma intervenção estruturada com base nesses recursos para solucionar ou minimizar as dificuldades encontradas.por
dc.description.abstractLearning difficulties in Mathematics are a recurring problem in many Brazilian schools. It is necessary to identify which of these difficulties are presented by students regarding basic curriculum, such as the four fundamental operations, and to seek strategies in order to transform this reality. Thus, this work is characterized as a systematic review of the literature, which, based on observations, sought to analyze the difficulties presented by 8th grade students of a public school in Teresina regarding the four operations. The theoretical basis was based on publications on concrete materials used for teaching mathematics, on the national curriculum (BNCC) and on the national curricular parameters of Mathematics (PCNs). The reviewed publications indicate that students have learning gaps for content that should have been assimilated in the early years of elementary school, in addition to providing indications that the use of concrete materials can be a strategy to solve the problem. In this context, this work suggests a structured intervention based on these resources in order to solve or minimize the difficulties analyzed.por
dc.description.provenanceSubmitted by ALEX RIBEIRO (alexisribeiro99@gmail.com) on 2025-03-04T00:10:48Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 540323 bytes, checksum: f8a74e1b55581be2efae0c63bb4e76b7 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 302247 bytes, checksum: 592cb9433d830ee661053a191403fe55 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-06T12:05:31Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 540323 bytes, checksum: f8a74e1b55581be2efae0c63bb4e76b7 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 302247 bytes, checksum: 592cb9433d830ee661053a191403fe55 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-06T12:05:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 540323 bytes, checksum: f8a74e1b55581be2efae0c63bb4e76b7 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 302247 bytes, checksum: 592cb9433d830ee661053a191403fe55 (MD5) Previous issue date: 2025-01-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDificuldade de Aprendizagempor
dc.subjectQuatro Operaçõespor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleAs dificuldades de aprendizagem das quatro operações nos anos finais do ensino fundamentalpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf527,66 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.