| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1567Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Sousa, Viucléia Ferreira de | - |
| dc.contributor.advisor1 | Lima, Francisca Maria de Fiquerêdo | - |
| dc.contributor.referee1 | Santana, Luiza Folha | - |
| dc.contributor.referee2 | Correia, Elaine dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-06T14:05:14Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, Viucléia Ferreira de. Explorando atividades de um livro didático de inglês do ensino fundamental à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 35 f. 2024. Monografia (Licenciatura Plena em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Cristino Castro, 2025 . | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1567 | - |
| dc.description.resumo | Este estudo avaliou a adequação do livro didático de inglês "Ways" às competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino fundamental. Focando em como as atividades do livro promovem habilidades linguísticas e competências interculturais, o objetivo geral foi verificar se "Ways" contribui efetivamente para o desenvolvimento integral dos alunos conforme as diretrizes curriculares. Entre os objetivos específicos, destacou-se a eficácia na integração das habilidades de ouvir, falar, ler e escrever de forma interconectada e situacional, alinhando-se com as expectativas da BNCC para promover uma comunicação eficaz e realista. Além disso, o livro foi eficaz em fomentar a autonomia dos estudantes, incentivando-os a gerir seu próprio aprendizado através de autoavaliação e reflexão. No entanto, a pesquisa identificou que, apesar das atividades que introduzem os alunos a diferentes culturas, há espaço para uma exploração mais crítica das complexidades interculturais. Este estudo sublinha a necessidade de enriquecer o conteúdo cultural para desenvolver uma compreensão mais profunda da interculturalidade. Este trabalho é importante para educadores e formuladores de políticas, pois fornece insights sobre como os recursos didáticos podem ser melhorados para atender aos padrões educacionais. Sugere-se mais pesquisas para explorar a aplicação das diretrizes da BNCC em outras disciplinas e séries, bem como estudos longitudinais para avaliar os impactos de longo prazo dessas práticas educacionais. | por |
| dc.description.abstract | This study evaluated the alignment of the English textbook "Ways" with the competencies established by the National Common Curricular Base (BNCC) for elementary education. Focusing on how the book's activities promote linguistic skills and intercultural competencies, the general objective was to determine whether "Ways" effectively contributes to the comprehensive development of students as per the curricular guidelines. Among the specific objectives, it was highlighted that the book effectively integrates listening, speaking, reading, and writing skills in a connected and situational manner, aligning with BNCC expectations to promote realistic and effective communication. Additionally, the book was successful in fostering student autonomy, encouraging them to manage their own learning through self-assessment and reflection. However, the research identified that despite activities introducing students to different cultures, there is room for more critical exploration of intercultural complexities. This study underscores the need to enrich cultural content to develop a deeper understanding of interculturality. This work is important for educators and policymakers as it provides insights into how educational resources can be improved to meet educational standards. Further research is suggested to explore the implementation of BNCC guidelines across other disciplines and grades, as well as longitudinal studies to assess the long-term impacts of these educational practices. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Viucléia Sousa (viwsousa@hotmail.com) on 2025-03-01T18:21:48Z No. of bitstreams: 2 Monografia completa..pdf: 1197324 bytes, checksum: c626e417e827ba5b51ff871de657e91d (MD5) Ok Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 81157 bytes, checksum: 131b5e9f5ff3f8560317f7d0ce8fe93b (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-06T14:05:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia completa..pdf: 1197324 bytes, checksum: c626e417e827ba5b51ff871de657e91d (MD5) Ok Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 81157 bytes, checksum: 131b5e9f5ff3f8560317f7d0ce8fe93b (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-06T14:05:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia completa..pdf: 1197324 bytes, checksum: c626e417e827ba5b51ff871de657e91d (MD5) Ok Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI.pdf: 81157 bytes, checksum: 131b5e9f5ff3f8560317f7d0ce8fe93b (MD5) Previous issue date: 2025-02-15 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Inglês | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Autonomia do Aluno | por |
| dc.subject | Competências Linguísticas | por |
| dc.subject | Educação Intercultural | por |
| dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | por |
| dc.title | Explorando atividades de um livro didático de inglês do ensino fundamental à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
