Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1570
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Carmina Miranda-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eduardo José Lima de-
dc.contributor.referee1Oliveira, Eduardo José Lima de-
dc.contributor.referee2Silva, Sônia Maria Alves-
dc.contributor.referee3Pinheiro, Mário Eduardo-
dc.date.accessioned2025-03-06T14:48:06Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationALVES, Carmina Miranda. Estratégias eficazes para o ensino de língua inglesa na modalidade EJA. 2024. 24 f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1570-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo investigar e propor estratégias eficazes para o ensino de Língua Inglesa na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa parte da premissa de que, para garantir uma aprendizagem significativa e inclusiva, é necessário compreender as especificidades dos alunos da EJA, cujas trajetórias de vida, motivações e desafios de aprendizagem demandam uma abordagem pedagógica diferenciada. O estudo aborda o panorama histórico da EJA no Brasil, analisando as características desse público e os obstáculos enfrentados por professores e alunos no ensino da língua inglesa, especialmente a falta de recursos didáticos e a necessidade de métodos mais contextuais e aplicáveis. A partir de uma revisão bibliográfica, o trabalho propõe um comparativo entre abordagens tradicionais e inovadoras no ensino de línguas, destacando a importância de metodologias centradas no aluno adulto, que priorizam a autonomia, o ensino contextualizado e a valorização das experiências dos alunos. Além disso, são discutidas estratégias que favoreçam a aprendizagem significativa, como o uso de materiais autênticos e a aplicação de tecnologias educacionais. Conclui-se que, para promover um ensino de inglês eficaz na EJA, é necessário adotar abordagens que respeitem o ritmo e as necessidades dos alunos, além de proporcionar um ambiente de aprendizagem que estimule a participação ativa e a aplicação prática da língua no cotidiano dos estudantespor
dc.description.abstractThis research aims to investigate and propose effective strategies for teaching English in the Education of Young and Adults (EJA) modality. The study begins with the premise that, to ensure meaningful and inclusive learning, it is essential to understand the specificities of EJA students, whose life trajectories, motivations, and learning challenges require a differentiated pedagogical approach. The paper explores the historical context of EJA in Brazil, analyzing the characteristics of this audience and the obstacles faced by both teachers and students in learning English, particularly the lack of instructional resources and the need for more contextual and applicable methods. Based on a literature review, the work compares traditional and innovative language teaching approaches, highlighting the importance of student-centered methodologies that prioritize autonomy, contextualized learning, and the value of students' experiences. Furthermore, strategies that promote meaningful learning are discussed, such as the use of authentic materials and the application of educational technologies. The study concludes that, in order to promote effective English teaching in EJA, it is necessary to adopt approaches that respect the pace and needs of students, while providing a learning environment that encourages active participation and practical application of the language in students' everyday lives.eng
dc.description.provenanceSubmitted by CARMINA MIRANDA ALVES (carminamiranda2006@hotmail.com) on 2025-03-01T18:48:01Z No. of bitstreams: 2 TCC CARMINA - Concluido (Final).pdf: 173868 bytes, checksum: ef64f0ad948a38551b3d57eb70c46deb (MD5) termo_carmina_assinado_assinado.pdf: 580717 bytes, checksum: 1722eb59a2a4c8eadae51f120d6b8e44 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-06T14:48:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC CARMINA - Concluido (Final).pdf: 173868 bytes, checksum: ef64f0ad948a38551b3d57eb70c46deb (MD5) termo_carmina_assinado_assinado.pdf: 580717 bytes, checksum: 1722eb59a2a4c8eadae51f120d6b8e44 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-06T14:48:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC CARMINA - Concluido (Final).pdf: 173868 bytes, checksum: ef64f0ad948a38551b3d57eb70c46deb (MD5) termo_carmina_assinado_assinado.pdf: 580717 bytes, checksum: 1722eb59a2a4c8eadae51f120d6b8e44 (MD5) Previous issue date: 2025-02-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)por
dc.subjectMetodologias Inovadoraspor
dc.subjectEstratégias Pedagógicaspor
dc.subjectAprendizagem Significativapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEstratégias eficazes para o ensino de língua inglesa na modalidade EJApor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf169,79 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.