Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rian Miranda-
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eduardo José Lima-
dc.contributor.referee1Oliveira, Eduardo José Lima-
dc.contributor.referee2Silva, Sônia Maria Alves-
dc.contributor.referee3Pinheiro, Mário Eduardo-
dc.date.accessioned2025-03-06T15:11:01Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSILVA, Rian Miranda. Uso de tecnologias de realidade virtual no ensino de vocabulário em língua inglesa modalidade EJA. 2024. 22 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1571-
dc.description.resumoEste trabalho investiga o impacto do uso de tecnologias de realidade virtual (RV) no ensino de vocabulário em língua inglesa na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Considerando os desafios específicos desse público, como a necessidade de motivação, a conciliação de estudos com outras responsabilidades e a busca por métodos de ensino mais dinâmicos e práticos, a RV emerge como uma alternativa inovadora e eficaz. Por meio de ambientes imersivos e interativos, a RV oferece aos estudantes a possibilidade de vivenciar situações reais e contextuais que facilitam a aquisição de vocabulário e habilidades comunicativas. A pesquisa explora as vantagens da tecnologia, como o aumento do engajamento, a promoção da autonomia no aprendizado e a criação de experiências relevantes para a vida cotidiana e profissional dos alunos. Nossa problemática consiste em como o uso de tecnologias de realidade virtual pode impactar o ensino de vocabulário em língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando os desafios específicos desse público e as limitações de implementação? A partir disso, discutiremos quais são os desafios de implementação, incluindo limitações de infraestrutura, custos e a necessidade de capacitação docente. Ao final, mostraremos que apesar dos obstáculos, a realidade virtual representa uma poderosa ferramenta pedagógica, capaz de transformar a experiência de aprendizagem na EJA, promovendo inclusão, equidade e maior retenção do conhecimento.por
dc.description.abstractThis study investigates the impact of using virtual reality (VR) technologies in teaching English vocabulary in the context of Youth and Adult Education (YAE). Considering the specific challenges faced by this audience, such as the need for motivation, balancing studies with other responsibilities, and the search for more dynamic and practical teaching methods, VR emerges as an innovative and effective alternative. Through immersive and interactive environments, VR offers students the opportunity to experience real and contextual situations that facilitate vocabulary acquisition and communication skills. The research explores the advantages of the technology, such as increased engagement, the promotion of autonomy in learning, and the creation of experiences relevant to students' daily lives and professional contexts. Our research problem is: how can the use of virtual reality technologies impact vocabulary teaching in English for Youth and Adult Education (YAE), considering the specific challenges of this audience and the limitations of implementation? Based on this, we will discuss the challenges of implementation, including infrastructure limitations, costs, and the need for teacher training. Finally, we will demonstrate that despite the obstacles, virtual reality represents a powerful pedagogical tool capable of transforming the learning experience in YAE, promoting inclusion, equity, and greater knowledge retention.eng
dc.description.provenanceSubmitted by RIAN MIRANDA SILVA (ryanmiranda980@gmail.com) on 2025-03-01T19:19:16Z No. of bitstreams: 2 TCC RIAN PRONTO.pdf: 218843 bytes, checksum: 6ecd4025a02230e99fa99559d550ad0f (MD5) termo_rian_assinado_assinado.pdf: 581692 bytes, checksum: 814bf6a6481c93ea6607640e9c6c2346 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-06T15:11:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC RIAN PRONTO.pdf: 218843 bytes, checksum: 6ecd4025a02230e99fa99559d550ad0f (MD5) termo_rian_assinado_assinado.pdf: 581692 bytes, checksum: 814bf6a6481c93ea6607640e9c6c2346 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-06T15:11:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC RIAN PRONTO.pdf: 218843 bytes, checksum: 6ecd4025a02230e99fa99559d550ad0f (MD5) termo_rian_assinado_assinado.pdf: 581692 bytes, checksum: 814bf6a6481c93ea6607640e9c6c2346 (MD5) Previous issue date: 2025-02-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRealidade Virtualpor
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapor
dc.subjectVocabuláriopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUso de tecnologias de realidade virtual no ensino de vocabulário em língua inglesa modalidade EJApor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf213,71 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.