| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1571Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Rian Miranda | - |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Eduardo José Lima | - |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Eduardo José Lima | - |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Sônia Maria Alves | - |
| dc.contributor.referee3 | Pinheiro, Mário Eduardo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-06T15:11:01Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Rian Miranda. Uso de tecnologias de realidade virtual no ensino de vocabulário em língua inglesa modalidade EJA. 2024. 22 f. Monografia (Licenciatura em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus-PI, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1571 | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho investiga o impacto do uso de tecnologias de realidade virtual (RV) no ensino de vocabulário em língua inglesa na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Considerando os desafios específicos desse público, como a necessidade de motivação, a conciliação de estudos com outras responsabilidades e a busca por métodos de ensino mais dinâmicos e práticos, a RV emerge como uma alternativa inovadora e eficaz. Por meio de ambientes imersivos e interativos, a RV oferece aos estudantes a possibilidade de vivenciar situações reais e contextuais que facilitam a aquisição de vocabulário e habilidades comunicativas. A pesquisa explora as vantagens da tecnologia, como o aumento do engajamento, a promoção da autonomia no aprendizado e a criação de experiências relevantes para a vida cotidiana e profissional dos alunos. Nossa problemática consiste em como o uso de tecnologias de realidade virtual pode impactar o ensino de vocabulário em língua inglesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando os desafios específicos desse público e as limitações de implementação? A partir disso, discutiremos quais são os desafios de implementação, incluindo limitações de infraestrutura, custos e a necessidade de capacitação docente. Ao final, mostraremos que apesar dos obstáculos, a realidade virtual representa uma poderosa ferramenta pedagógica, capaz de transformar a experiência de aprendizagem na EJA, promovendo inclusão, equidade e maior retenção do conhecimento. | por |
| dc.description.abstract | This study investigates the impact of using virtual reality (VR) technologies in teaching English vocabulary in the context of Youth and Adult Education (YAE). Considering the specific challenges faced by this audience, such as the need for motivation, balancing studies with other responsibilities, and the search for more dynamic and practical teaching methods, VR emerges as an innovative and effective alternative. Through immersive and interactive environments, VR offers students the opportunity to experience real and contextual situations that facilitate vocabulary acquisition and communication skills. The research explores the advantages of the technology, such as increased engagement, the promotion of autonomy in learning, and the creation of experiences relevant to students' daily lives and professional contexts. Our research problem is: how can the use of virtual reality technologies impact vocabulary teaching in English for Youth and Adult Education (YAE), considering the specific challenges of this audience and the limitations of implementation? Based on this, we will discuss the challenges of implementation, including infrastructure limitations, costs, and the need for teacher training. Finally, we will demonstrate that despite the obstacles, virtual reality represents a powerful pedagogical tool capable of transforming the learning experience in YAE, promoting inclusion, equity, and greater knowledge retention. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by RIAN MIRANDA SILVA (ryanmiranda980@gmail.com) on 2025-03-01T19:19:16Z No. of bitstreams: 2 TCC RIAN PRONTO.pdf: 218843 bytes, checksum: 6ecd4025a02230e99fa99559d550ad0f (MD5) termo_rian_assinado_assinado.pdf: 581692 bytes, checksum: 814bf6a6481c93ea6607640e9c6c2346 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-06T15:11:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC RIAN PRONTO.pdf: 218843 bytes, checksum: 6ecd4025a02230e99fa99559d550ad0f (MD5) termo_rian_assinado_assinado.pdf: 581692 bytes, checksum: 814bf6a6481c93ea6607640e9c6c2346 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-06T15:11:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC RIAN PRONTO.pdf: 218843 bytes, checksum: 6ecd4025a02230e99fa99559d550ad0f (MD5) termo_rian_assinado_assinado.pdf: 581692 bytes, checksum: 814bf6a6481c93ea6607640e9c6c2346 (MD5) Previous issue date: 2025-02-15 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Inglês | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Realidade Virtual | por |
| dc.subject | Ensino de Língua Inglesa | por |
| dc.subject | Vocabulário | por |
| dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Uso de tecnologias de realidade virtual no ensino de vocabulário em língua inglesa modalidade EJA | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 213,71 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
