Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1573
Tipo do documento: Monografia
Título: A influência de textos multissemióticos no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental nos anos finais
Autor: Rabelo, Maria Aparecida Barros
Primeiro orientador: Silva, Djalma Carvalho
Resumo: Esta pesquisa buscou aborda a crescente importância dos textos multissemióticos no contexto educacional contemporâneo. Com a evolução das práticas de ensino e a diversificação dos materiais didáticos, os alunos devem estar preparados para interpretar e produzir textos que integrem diferentes modos de comunicação, incluindo recursos visuais, vocais e sonoros. Essa habilidade é fundamental para a formação de estudantes críticos e criativos, capazes de interagir com um mundo cada vez mais multimodal. A pesquisa tem como objetivo principal analisar o impacto dos textos multissemióticos no desenvolvimento cognitivo dos alunos do ensino fundamental anos finais, utilizando uma abordagem bibliográfica, onde foi feita com base em altores renomados que pesquisam sobre o tema. A análise é estruturada em três capítulos: o primeiro capítulo explora os princípios gerais dos textos multissemióticos, definindo suas características e relevância no processo de ensino-aprendizagem. O próximo capítulo discute as principais dificuldades enfrentadas pelos educadores ao utilizar textos multissemióticos e as vantagens que esses recursos podem oferecer ao processo educativo. A pesquisa conclui que a implementação de textos multissemióticos nas práticas pedagógicas não apenas enriquece o aprendizado, mas também amplia as possibilidades de apreensão e intervenção dos alunos em relação ao conteúdo escolar. Assim, o trabalho destaca a necessidade de formação contínua para os educadores, visando a utilização eficaz desses recursos no ambiente escolar, contribuindo para um ensino mais dinâmico e integrado.
Abstract: This research sought to address the growing importance of multi-semiotic texts in the contemporary educational context. With the evolution of teaching practices and the diversification of teaching materials, students must be prepared to interpret and produce texts that integrate different modes of communication, including visual, vocal, and auditory resources. This skill is essential for the formation of critical and creative students, capable of interacting with an increasingly multimodal world. The main objective of the research is to analyze the impact of multi-semiotic texts on the cognitive development of elementary school students, using a bibliographical approach. The analysis is structured in three chapters: the first chapter explores the general principles of multi-semiotic texts, defining their characteristics and relevance in the teaching-learning process. The second chapter examines teaching strategies that incorporate these texts, presenting practical cases and teaching materials that demonstrate their application in the classroom. Finally, the third chapter discusses the main difficulties faced by educators when using multi-semiotic texts and the advantages that these resources can offer to the educational process. The research concludes that the implementation of multi-semiotic texts in pedagogical practices not only enriches learning, but also expands the possibilities for students to understand and intervene in relation to school content. Thus, the work highlights the need for ongoing training for educators, aiming at the effective use of these resources in the school environment, contributing to a more dynamic and integrated teaching.
Palavras-chave: Textos Multissemióticos
Desenvolvimento Cognitivo
Ensino Fundamental
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Português
Citação: RABELO, Maria Aparecida Barros. A influência de textos multissemióticos no processo de ensino-aprendizagem do ensino fundamental nos anos finais. 2025. 54 f. Monografia ( Licenciatura Plena em Letras Português) - Universidade Estadual do Piauí, Elesbão Veloso, 2025 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1573
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.