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Tipo do documento: Monografia
Título: A importância do ensino de língua inglesa em escolas públicas no Brasil
Autor: Silva, Maria Clara Teixeira da
Primeiro orientador: Silva, Sônia Maria Alves da
Resumo: Este trabalho trata do ensino de língua inglesa nas instituições públicas de ensino do Brasil. O mesmo tem como objetivo o estudo do ensino público brasileiro, os desafios e dificuldades do ensino da língua inglesa nas turmas de Ensino Fundamental Maior, bem como a compreensão do desenvolvimento da aprendizagem do aluno partindo de teorias do construtivismo, por meio de Piaget, Darwin e Vigotsky. A metodologia utilizada baseou-se em revisão bibliográfica, com teor qualitativo, de trabalhos já realizados em livros, artigos, sites de internet, dentre outros, por meio das bases de dados SciELO e Periódicos Capes, com recorte temporal de 12 (doze) anos, sobre o tema apresentado. Por ser desvalorizada, nas escolas públicas, mesmo com sua obrigatoriedade nas turmas de Ensino Fundamental e Médio, a maioria dos alunos não dá a devida importância para a disciplina. Constatou-se que o ensino da língua inglesa nas escolas públicas é dado de forma sistemática e padronizada, com uso mínimo de didáticas de ensino, mas se faz necessário a utilização de ferramentas de ensino que favorece a aprendizagem do aluno, pois permite a aproximação e uma comunicação fluente entre pessoas de países diferentes, favorecendo a evolução pessoal, social e até profissional futura. Além disso valorizar a disciplina abre um campo de aprofundamento de sua essencialidade por parte não somente desse aluno, mas dos professores e até mesmo dos gestores educacionais.
Abstract: This work deals with the teaching of English in public educational institutions in Brazil. Its objective is to study Brazilian public education, the challenges and difficulties of teaching English in elementary school classes, as well as understanding the development of student learning based on constructivist theories, through Piaget, Darwin and Vigotsky. The methodology used was based on a bibliographic review, with qualitative content, of work already carried out in books, articles, websites, among others, through the SciELO and Capes Periodicals databases, with a time frame of 12 (twelve) years, on the presented theme. Because it is undervalued in public schools, even though it is mandatory in elementary and high school classes, most students do not give the subject the importance it deserves. It was found that English language teaching in public schools is given in a systematic and standardized way, with minimal use of teaching methods, but it is necessary to use teaching tools that favor student learning, as it allows for rapprochement and fluent communication between people from different countries, favoring future personal, social and even professional development. Furthermore, valuing the subject opens up a field for deepening its essentiality not only for this student, but also for teachers and even educational managers.
Palavras-chave: Ensino Público Brasileiro
Ensino de Língua Inglesa
Didáticas de Ensino
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: SILVA, Maria Clara Teixeira da. A importância do ensino de língua inglesa em escolas públicas no Brasil. 2025 41 f. Monografia (Licenciaturas em Letras - Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1574
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

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