Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1576
Tipo do documento: Monografia
Título: A utilização dos recursos tecnológicos no desenvolvimento da língua inglesa
Autor: Ribeiro, Keuvia Thaina
Primeiro orientador: Oliveira, Eduardo José Lima de
Resumo: Este trabalho discute os benefícios, desafios e possibilidades que os recursos tecnológicos oferecem para o aprimoramento do ensino e aprendizado da Língua Inglesa, enfatizando a necessidade de estratégias que garantam a inclusão digital e o acesso equitativo às tecnologias. Tem como objetivo investigar a importância dos recursos tecnológicos no desenvolvimento da língua inglesa. Por meio de uma abordagem metodológica qualitativa e bibliográfica, exploramos como o uso de ferramentas digitais pode contribuir para a aquisição e aprimoramento das competências linguísticas dos estudantes. Nossa questão norteadora é: de que maneira as ferramentas tecnológicas podem contribuir para o desenvolvimento das habilidades em língua inglesa? Para responder, partimos do entendimento de autores como Amorin (2024), Blake (2013), Johnson (2005), para chamar destacar a relevância das ferramentas tecnológicas como aliadas no processo de ensino-aprendizagem, especialmente na construção de competências linguística dos estudantes. Também, tomou-se por base Albuquerque (2024), Leffa (1999), a fim de tratar do uso de tecnologias como um recurso inovador que amplia o engajamento e a motivação dos alunos, facilitando a assimilação de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades comunicativas em inglês. Os resultados indicam que a incorporação de tecnologias no ensino promove maior engajamento, facilita o aprendizado e possibilita práticas de ensino mais dinâmicas e interativas. Enfatizou-se como a integração de recursos digitais pode transformar o ambiente educacional, tornando-o mais dinâmico e interativo, ao mesmo tempo que potencializa os resultados acadêmicos e prepara os alunos para as demandas do mundo globalizado. Abordamos como ferramentas digitais, plataformas interativas e outros recursos tecnológicos podem influenciar o aprendizado do idioma entre estudantes dessa etapa escolar. Além disso, exploramos estratégias para a promoção de uma educação inclusiva e igualitária, em que os recursos tecnológicos sejam ferramentas para democratizar o acesso ao aprendizado de idiomas e preparar os estudantes para um mundo globalizado e interconectado.
Abstract: This paper discusses the benefits, challenges, and possibilities that technological resources offer for the enhancement of English language teaching and learning, emphasizing the need for strategies that ensure digital inclusion and equitable access to technology. Its goal is to investigate the importance of technological resources in the development of the English language. Through a qualitative and bibliographic methodological approach, we explore how the use of digital tools can contribute to the acquisition and improvement of students' language skills. Our guiding question is: how can technological tools contribute to the development of English language skills? To answer this, we draw on the understanding of authors such as Amorin (2024), Blake (2013), and Johnson (2005) to highlight the relevance of technological tools as allies in the teaching-learning process, especially in the development of students' language competencies. We also base our work on Albuquerque (2024), Leffa (1999), in order to address the use of technology as an innovative resource that enhances student engagement and motivation, facilitating content assimilation and the development of communicative skills in English. The results indicate that the incorporation of technology into teaching promotes greater engagement, facilitates learning, and enables more dynamic and interactive teaching practices. We emphasize how the integration of digital resources can transform the educational environment, making it more dynamic and interactive while enhancing academic outcomes and preparing students for the demands of a globalized world. We discuss how digital tools, interactive platforms, and other technological resources can influence language learning among students at this educational stage. Additionally, we explore strategies to promote inclusive and equitable education, where technological resources serve as tools to democratize access to language learning and prepare students for a globalized and interconnected world.
Palavras-chave: Recursos Tecnológicos
Ensino-Aprendizagem
Língua Inglesa
Inclusão Digital
Competências Linguísticas
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: RIBEIRO, Keuvia Thaina. A utilização dos recursos tecnológicos no desenvolvimento da língua inglesa. 2025. 31 f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1576
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.