| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1577Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Helen Angélica | - |
| dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Eduardo José Lima de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-07T11:42:11Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Helen Angélica. Estratégias de ensino de multiletramento para estudantes do 4° ano do ensino fundamental I de inglês. 2024. 40 f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2024 . | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1577 | - |
| dc.description.resumo | O ensino de multiletramento vai além do tradicional aprendizado de leitura e escrita, integrando diferentes linguagens e modos de comunicação, como textos, imagens, sons e tecnologias digitais, fundamentais no contexto educacional contemporâneo. Este trabalho tem como objetivo geral analisar, a partir de uma revisão bibliográfica, como o uso de estratégias pedagógicas baseadas no conceito de multiletramento pode favorecer o ensino de língua inglesa para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I, promovendo o desenvolvimento de competências linguísticas, cognitivas e culturais. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, com enfoque bibliográfico, desenvolvida por meio da análise de livros, artigos científicos e documentos acadêmicos publicados entre 2018 e 2024, garantindo a atualização e relevância das informações. Os resultados evidenciaram que o uso de recursos multimodais, como vídeos, podcasts, jogos digitais e gêneros textuais variados conforme Silva e Neuenfeldt (2024), enriquece o processo de ensino-aprendizagem, aumentando o engajamento dos alunos e promovendo habilidades críticas e colaborativas. Contudo, desafios como a insuficiência de infraestrutura tecnológica abordada por Paiva (2022) nas escolas e a necessidade de formação contínua dos professores foram destacados como barreiras para a implementação plena dessas práticas. Conclui-se que as estratégias pedagógicas baseadas em multiletramento são eficazes para tornar o ensino de Língua Inglesa mais dinâmico, inclusivo e alinhado às demandas do século XXI. Sugere-se que futuras pesquisas e políticas educacionais priorizem investimentos em infraestrutura e formação docente, possibilitando uma aplicação mais ampla e eficiente dessa abordagem no contexto escolar brasileiro. | por |
| dc.description.abstract | Multiliteracy teaching goes beyond the traditional learning of reading and writing, integrating different languages and modes of communication, such as texts, images, sounds, and digital technologies, which are essential in the contemporary educational context. This study aims to analyze, through a bibliographic review, how the use of pedagogical strategies based on the concept of multiliteracy can enhance the teaching of English to 4th-grade students in elementary school, promoting the development of linguistic, cognitive, and cultural competencies. The research is characterized as qualitative with a bibliographic focus, conducted through the analysis of books, scientific articles, and academic documents published between 2018 and 2024, ensuring updated and relevant information. The results highlighted that the use of multimodal resources, such as videos, podcasts, digital games, and varied text genres, as discussed by Silva and Neuenfeldt (2024), enriches the teaching-learning process by increasing student engagement and fostering critical and collaborative skills. However, challenges such as insufficient technological infrastructure in schools, as addressed by Paiva (2022), and the need for ongoing teacher training were identified as barriers to the full implementation of these practices. It is concluded that pedagogical strategies based on multiliteracy are effective in making English teaching more dynamic, inclusive, and aligned with 21stcentury demands. It is suggested that future research and educational policies prioritize investments in infrastructure and teacher training, enabling a broader and more efficient application of this approach in the Brazilian school context. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by HELEN ANGÉLICA SILVA (helenangelicasilva55@gmail.com) on 2025-03-06T16:50:12Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 854710 bytes, checksum: 6dcd2f49dfe0146391eee5b4d69a3a5f (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 464032 bytes, checksum: 859bde657061afe38c7e1f2b5353f37c (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-07T11:42:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 854710 bytes, checksum: 6dcd2f49dfe0146391eee5b4d69a3a5f (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 464032 bytes, checksum: 859bde657061afe38c7e1f2b5353f37c (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-07T11:42:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 854710 bytes, checksum: 6dcd2f49dfe0146391eee5b4d69a3a5f (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 464032 bytes, checksum: 859bde657061afe38c7e1f2b5353f37c (MD5) Previous issue date: 2025-02-13 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Inglês | por |
| dc.rights | Acesso Embargado | por |
| dc.subject | Ensino de Língua Inglesa | por |
| dc.subject | Estratégias Pedagógicas | eng |
| dc.subject | Multiletramento | por |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
| dc.title | Estratégias de ensino de multiletramento para estudantes do 4° ano do ensino fundamental I de inglês | por |
| dc.type | Monografia | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
