| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1579Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Soares, Andréia Alves | - |
| dc.contributor.advisor1 | Lima, Francisca Maria Figuerêdo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-07T12:02:01Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | SOARES, Andréia Alves. Música como instrumento de ensino de língua inglesa. 2025. 41 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus, 2025 . | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1579 | - |
| dc.description.resumo | A música apresenta um elevado potencial de utilização como ferramenta para o ensino da língua inglesa, visto que as músicas são expressões culturais e podem ser previamente analisadas pelo professor antes de serem trabalhadas com os alunos, principalmente por se tratarem de textos com maior potencial de envolvimento para estudo, pois além de possuírem ritmo, ainda são capazes de capturar mais a atenção do que simples textos escritos, bem como retratar aspectos culturais vigentes. A presente pesquisa adotou como objetivo geral explorar como a música pode ser uma ferramenta interessante na construção do conhecimento no ensino de língua inglesa, promovendo um melhor desenvolvimento da habilidade de leitura nesse idioma, e como específicos: Identificar as principais teorias e abordagens que fundamentam o uso da música no ensino da língua inglesa; analisar exemplos práticos de como a música tem sido integrada ao ensino de inglês em diferentes contextos educacionais; e avaliar os benefícios e desafios do uso da música como ferramenta de aprendizado da língua inglesa, considerando aspectos como motivação dos alunos, aquisição de vocabulário, fluência e compreensão auditiva. A metodologia utilizada foi a de pesquisa exploratória qualitativa, de cunho bibliográfico, realizada a partir de coleta e análise criteriosa de informações, conceitos e dados relevantes para a análise das políticas e a elaboração de recomendações, além de empregar fontes já existentes, possibilita uma análise detalhada e abrangente do tópico de estudo, utilizando como basilares as pesquisas de Adkins e Estefan (1997), Engh (2013), Afriyuninda e Oktaviani (2021), Snaini e Aminatun (2021) e Lund (2023) . Os resultados da revisão de literatura demonstram que a música desempenha um papel relevante no desenvolvimento de competências linguísticas, como pronúncia, vocabulário e compreensão auditiva, e associado a isso, a música possui uma capacidade de engajar emocionalmente os alunos, o que pode ser um fator determinante na retenção do aprendizado, especialmente quando combinada com atividades interativas e colaborativas. Tais aspectos evidenciam que o uso de canções pode superar métodos tradicionais ao trazer relevância cultural e contextual às aulas, mas ressalta-se a necessidade em fornecer suporte pedagógico aos educadores para que possam integrar a música de forma eficaz em suas práticas, maximizando seu impacto nas habilidades comunicativas dos alunos. | por |
| dc.description.abstract | Music has a high potential for use as a tool for teaching the English language, since songs are cultural expressions and can be previously analyzed by the teacher before being worked with the students, mainly because they are texts with greater potential for engagement for study, since in addition to having rhythm, they are also capable of capturing more attention than simple written texts, as well as portraying current cultural aspects. The present research adopted as its general objective to explore how music can be an interesting tool in the construction of knowledge in the teaching of the English language, promoting a better development of reading skills in this language, and as specific objectives: To identify the main theories and approaches that support the use of music in the teaching of the English language; to analyze practical examples of how music has been integrated into the teaching of English in different educational contexts; and to evaluate the benefits and challenges of using music as a tool for learning the English language, considering aspects such as student motivation, vocabulary acquisition, fluency and listening comprehension. The methodology used was qualitative exploratory research, of a bibliographic nature, carried out from the careful collection and analysis of information, concepts and data relevant to the analysis of policies and the elaboration of recommendations, in addition to using existing sources, it allows a detailed and comprehensive analysis of the topic of study, using as a basis the research of Adkins and Estefan (1997), Engh (2013), Afriyuninda and Oktaviani (2021), Snaini and Aminatun (2021) and Lund (2023). The results of the literature review demonstrate that music plays a relevant role in the development of language skills, such as pronunciation, vocabulary and listening comprehension, and associated with this, music has the ability to emotionally engage students, which can be a determining factor in learning retention, especially when combined with interactive and collaborative activities. These aspects show that the use of songs can overcome traditional methods by bringing cultural and contextual relevance to classes, but it highlights the need to provide pedagogical support to educators so that they can integrate music effectively into their practices, maximizing its impact on students' communication skills. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Andréia Soares (andreia1010soares@gmail.com) on 2025-03-07T01:06:37Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 9814916 bytes, checksum: a0eb327db08c49e3a88a48b61299ecf3 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 274112 bytes, checksum: 193704f7141b8b89a5ff8f01b4a1ca5c (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-07T12:02:01Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 9814916 bytes, checksum: a0eb327db08c49e3a88a48b61299ecf3 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 274112 bytes, checksum: 193704f7141b8b89a5ff8f01b4a1ca5c (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-03-07T12:02:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 9814916 bytes, checksum: a0eb327db08c49e3a88a48b61299ecf3 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 274112 bytes, checksum: 193704f7141b8b89a5ff8f01b4a1ca5c (MD5) Previous issue date: 2025-02-15 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ensino - Campus do Interior | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Letras Inglês | por |
| dc.rights | Acesso Embargado | por |
| dc.subject | Ensino de Língua Inglesa | por |
| dc.subject | Formação de Professores | por |
| dc.subject | Educação em Língua Estrangeira | por |
| dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | por |
| dc.title | Música como instrumento de ensino de língua inglesa | por |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | por |
| Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
