Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1581
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O papel da maturidade emocional no ensino de língua inglesa: impacto na proficiência e desenvolvimento emocional de estudantes |
Autor: | Ribeiro, Keifa Mizucania |
Primeiro orientador: | Lima, Francisca Maria de Figuerêdo |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo investigar o papel da maturidade emocional no processo de ensino e aprendizagem da língua inglesa, analisando seu impacto na proficiência linguística e no desenvolvimento emocional de estudantes. Dessa forma, o presente estudo busca responder à seguinte indagação: De que maneira a maturidade emocional influencia o processo de ensino aprendizagem da língua inglesa, impactando tanto a proficiência linguística quanto o desenvolvimento emocional de estudantes? Assim, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com base em uma análise bibliográfica, buscando compreender a relação entre maturidade emocional, motivação e habilidades linguísticas de discentes, tendo como aporte teórico: Casassus, (2009), Horta (2009), Paiva (2011), dentre outros. Para a realização do estudo, foram analisados os impactos da regulação emocional no desempenho comunicativo, tanto oral quanto escrito, e a influência dessa maturidade no processo de aprendizagem. A pesquisa revelou que alunos com maior maturidade emocional apresentaram melhor desempenho, maior motivação e persistência no aprendizado da língua inglesa, além de uma comunicação mais clara e eficaz. Conclui-se que o desenvolvimento emocional de estudantes é um fator essencial para o sucesso acadêmico e deve ser integrado nas práticas pedagógicas, especialmente no ensino de línguas, para promover um ambiente de aprendizagem mais produtivo e saudável. Este estudo contribui para a compreensão de que a maturidade emocional não é apenas um componente do bem-estar, mas também uma habilidade importante para o aprimoramento da proficiência linguística. |
Abstract: | This study aimed to investigate the role of emotional maturity in the process of teaching and learning English, analyzing its impact on linguistic proficiency and emotional development of students in the 6th and 9th grades of elementary school. The research adopts a qualitative approach based on a bibliographic analysis, seeking to understand the relationship between emotional maturity, motivation, and students' language skills. To carry out the study, the impacts of emotional regulation on communicative performance, both oral and written, and the influence of emotional maturity on the learning process were analyzed. The research revealed that students with higher emotional maturity showed better performance, increased motivation, and persistence in learning English, as well as clearer and more effective communication. It is concluded that students' emotional development is an essential factor for academic success and should be integrated into teaching practices, particularly in language instruction, to foster a more productive and healthy learning environment. This study contributes to the understanding that emotional maturity is not only a component of well-being but also an important skill for enhancing linguistic proficiency. |
Palavras-chave: | Maturidade Emocional Ensino de Língua Inglesa Desenvolvimento Emocional de Estudantes |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
Citação: | RIBEIRO, Keifa Mizucania. O papel da maturidade emocional no ensino de língua inglesa: impacto na proficiência e desenvolvimento emocional de estudantes. 2025. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus - PI, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1581 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | EAD - Licenciatura em Letras Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa | 715,58 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.