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http://localhost:8080/tede/handle/tede/1586
Tipo do documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em escolas de tempo integral no município de Piripiri-PI: uma análise a partir do olhar dos gestores |
Autor: | Souza, Helen Moura |
Primeiro orientador: | Sena, Maria Rosilene |
Resumo: | O programa nacional de alimentação escolar PNAE é a política pública mais antiga do Brasil, tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos por meio de ações de educação alimentar e nutricional com a oferta de refeições que cubram as suas necessidades durante o período letivo. A pesquisa tem como objetivo geral entender os desafios encontrados no percurso dos gestores das escolas de tempo integral para na execução do PNAE, no município de Piripiri-PI. A pesquisa tem como metodologia, um estudo bibliográfico que busca um suporte teórico junto a literatura dando uma maior fundamentação teórica, complementando com uma pesquisa de campo onde foi coletado os dados junto a 4 gestores das escolas municipais da zona urbana da cidade de Piripiri-PI, esses dados foram apresentados e analisados. Entende-se que esse trabalho irá contribuir para o entendimento de como acontece as práticas exercidas pelos gestores escolares na execução do PNAE, e como funciona forma gestão de escolhida pelo município, assim podendo perceber se ela é positivamente ou negativamente aplicada, entendendo como funciona a logística da alimentação dos alunos das escolas de tempo integral a partir do trabalho dos gestores escolares no município de Piripiri- PI, conhecendo quais desafios eles enfrentam. Ao resultado da pesquisa verificou-se pontos positivos ao que se refere a aplicação do recurso no município de Piripiri nas escolas de tempo integral da zona urbana, onde foi notado que os gestores manuseiam o recurso de forma eficaz e simplificada. Foi confirmado que os gestores recebem o suporte necessário para a execução do programa na escola, recebem formação continuada e suporte técnico, nutricional e financeiro para a efetivação das diretrizes do programa. |
Abstract: | The National School Feeding Program (PNAE) is the oldest public policy in Brazil. Its objective is to contribute to the growth and biopsychosocial development, learning, academic performance, and the formation of healthy eating practices for students through actions of food and nutrition education, offering meals that meet their needs during the school term. The research aims to understand the challenges faced by managers of full-time schools in executing the PNAE in the municipality of Piripiri-PI. The methodology of the research consists of a bibliographic study that seeks theoretical support from the literature, providing a stronger theoretical foundation, complemented by field research where data was collected from 4 managers of municipal schools in the urban area of Piripiri-PI. These data were presented and analyzed. It is understood that this work will contribute to the understanding of how the practices carried out by school managers in executing the PNAE occur, and how the management model chosen by the municipality works, allowing for the assessment of whether it is applied positively or negatively, understanding how the logistics of student meals in full- time schools function through the work of school managers in Piripiri-PI, while also recognizing the challenges they face. The research results showed positive aspects regarding the application of the resources in the municipality of Piripiri's full-time schools in the urban area, where it was observed that managers handle the resources effectively and simplistically. It was confirmed that the managers receive the necessary support for the execution of the program in the schools, including continuous training and technical, nutritional, and financial support for implementing the program's guidelines. |
Palavras-chave: | PNAE Alimentação Escolar Escolas - Tempo Integral |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
Citação: | SOUZA, Helen Moura. Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em escolas de tempo integral no município de Piripiri-PI: uma análise a partir do olhar dos gestores. 2025. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Piripiri - PI, 2025. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1586 |
Data de defesa: | 2025 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Prof. Antônio Giovanni Alves de Sousa – PIRIPIRI) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Monografia Completa | 544,66 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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