Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Anderson Feitosa de-
dc.contributor.advisor1Carvalho, Dyego Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253086J0&tokenCaptchar=03AFcWeA5L3qTODV3O7j2AJkxYFqTSK5y7AMSOQvNHHl09sr-7THzuoU_zuWIwIJdOSpItu4t_56j_bgnDGvt7QoziHKET0EbPrXPEtLcsYRfVOkAg8Y5RjSwJ1K-AhZ_VszgbV3BXGLffOdmO1_V3YdBaznCv9Jf-qaFuTG9CpTyCbdVZFPHSBwoV-ta9iLPmTuFYSdy04xeG4J0JDSpp2BdsQYRcCZ35Z0PVaepOxZwFwQsbLwoG77fDa2w18ZMJh1BZ0SV3-pIDJa7CjDkkMwddo30qIx_5cNJ_w5AIw6dyL-CMNl0kxyK7IK9zJX7Mw58FFLWKhuf25WzWymvC1hUCmjwvESfG3q6oMy1rlq_ED-7oeKKmHH9snINo36cXP_wp0LrrcWbXXuZlzgRcnFgx5ef546fRvBApzTLN-XQv-iCP7BPpoobiqkbOqYNzgMDZZga8sudwxzAeIAO3twmdul7Ym5y-BV_XEmk3UIUcPLPTEfnixF9CiwL0Pbtx9otIq0yIyC0fzlJPzXsAjx7OdNtnW67MboGYK4qbkTP65EZgRn7RM6LSTKjvySvrn2q9PcK8HmV1D7y4eCdX0vkhNBhPEGRkSkdFmrEhV3SehYMWpB57Gb34whttiUFJJXf6DobNY7HvL2oVgVMFc-uG992ZHUpUelXtoEFPTYNmdcnkILK7L1D8YNINOEsgRVz_WVi3Ylu1yDtZgq-euLW_6b6j1RC4a14FSIM6eidelUZ6iUYxx6kRRFE5viZgQCIeWFsIVIkmgrKWcMGAysn_QI84RTDvFsYIXp6S8Ry05A_xyZKTBF0e0o20PuHitFLvaNnxiwLEWftmdD3mCjbcumypl0qst-R9zy2JXNcckqSgq04X-78cIdL1oPupUWixiPzJcNJan8US05I8P8htaoCGYDbPYhAaYW6xZO5FfKRpst9y5m8por
dc.date.accessioned2025-03-07T14:41:08Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMELO, Anderson. Percepção do tempo: um estudo sobre impactos sobre percepção de tempo na realização de uma tarefa em grupo sob contingência de consequência prevista. 2023. 18 f. Artigo (Bacharelado em Psicologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1588-
dc.description.resumoAnalisando a história humana se torna perceptível que o tempo sempre foi uma varial importante, em seus diferentes níveis de organização, dentre outros eventos naturais, desta maneira avaliar a passagem do tempo em seus diferentes contextos e esquemas sempre foi uma questão importante para a ciência. Para análise do comportamento o estudo do tempo se dá através do termo “time behaviour”. O presente estudo avaliou o impacto da percepção do tempo através da realização de uma atividade (jogo) onde eram expostos a contingência de reforço e punição de modo a que fosse verificado se haveria mudanças na sua percepção. Sendo assim os participantes deveriam assinalar, o tempo que achavam que havia decorrido, após isso era verificado a diferença entre os tempos, o real e o que participante assinalou (sua percepção). O estudo foi replicado com os mesmos participantes, só que agora em grupos de 3, em uma aplicação conjunta. Os resultados sugerem, que na realização de atividades individuais os participantes obtiveram maior discrepância entre o tempo que se passou e tempo que eles estimaram. Presente estudo se baseou nos estudos realizados por Gerab 2014.por
dc.description.abstractAnalyzing human history, it becomes apparent that time has always been an important variable at its different levels of organization, among other natural events. Thus, evaluating the passage of time in its various contexts and frameworks has always been an important issue for science. In behavior analysis, the study of time is referred to as "time behavior." The present study evaluated the impact of time perception through the performance of an activity (game) where participants were exposed to reinforcement and punishment contingencies to determine whether there would be changes in their perception. Participants were asked to indicate the amount of time they believed had passed; thereafter, the difference between the actual time and the time indicated by the participant (their perception) was assessed. The study was replicated with the same participants, but this time in groups of three, in a joint application. The results suggest that during individual activities, participants exhibited a greater discrepancy between the elapsed time and the time they estimated. The present study was based on research conducted by Gerab in 2014.eng
dc.description.provenanceSubmitted by ANDERSON DE MELO (andersonmelo@aluno.uespi.br) on 2025-02-21T18:49:17Z No. of bitstreams: 1 ARTIGO COMPLETO.pdf: 461661 bytes, checksum: 38b69132567aea56d910796352506669 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREZADO PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE-AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. on 2025-02-24T13:32:54Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by ANDERSON DE MELO (andersonmelo@aluno.uespi.br) on 2025-03-07T00:22:15Z No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 461661 bytes, checksum: 38b69132567aea56d910796352506669 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 578791 bytes, checksum: 85573a787de0aa1a057e070ac8f8b45d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Francisco Santos (fnorberto@ccs.uespi.br) on 2025-03-07T14:41:08Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 461661 bytes, checksum: 38b69132567aea56d910796352506669 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 578791 bytes, checksum: 85573a787de0aa1a057e070ac8f8b45d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-07T14:41:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ARTIGO COMPLETO.pdf: 461661 bytes, checksum: 38b69132567aea56d910796352506669 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 578791 bytes, checksum: 85573a787de0aa1a057e070ac8f8b45d (MD5) Previous issue date: 2023-02-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias da Saudepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Psicologiapor
dc.relation.referencesAbdalla, E. (2009). O conceito de tempo, do misticismo aos dias modernos. Revista USP, (81), 50-57. Alencar, A. I., & Yamamoto, M. E. (2008). A teoria dos jogos como metodologia de investigação científica para a cooperação na perspectiva da psicologia evolucionista. Psico, 39(4). Sanofi-Aventis Farmacêutica LTDA. (n.d.). APIDRA SOLOSTAR® [Bula]. Frankfurt am Main, Alemanha. http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/1008.pdf Baldo, M. V., Cravo, A. M., & Haddad, H. (2007). The time of perception and the other way around. Spanish Journal of Psychology, 10(2), 258-265. doi:10.1017/s1138741600006521 Brannen, J., & Nilsen, A. (2002). Young people’s time perspectives: From youth to adulthood. Sociology, 36(3), 513–537. doi:10.1177/0038038502036003002 Carr, D., Buckingham, D., Burn, A., & Schott, G. (2006). Computer games: Text, narrative and play. Polity Press. Catania, A. C. (1991). Time as a variable in behavior analysis. In I. H. Iversen & K. A. Lattal (Eds.), Experimental analysis of behavior (pp. 1-19). Catania, A. C. (1999). Aprendizagem: Comportamento, linguagem e cognição (4a ed.) [Learning: Behavior, Language and Cognition]. Porto Alegre: Artmed. (Trabalho original publicado em 1998). Cooper, J. O., Heron, T. E., & Heward, W. L. (2019). Applied Behavior Analysis (3rd ed.). Hoboken, NJ: Pearson Education. De Freitas, L. A. B., Lacerda, R. F. F., & Costa, C. E. (2013). Efeito da consequência programada sobre a estabilidade da taxa de respostas em esquema FI. Interação em Psicologia, 17(2). Farley, J., & Fantino, E. (1978). The symmetrical law of effect and the matching relation in choice behavior. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 29, 37–60. Faulkner, K. A., Redfern, M. S., Cauley, J. A., Landsittel, D. P., Studenski, S. A., Rosano, C., Simonsick, E. M., Harris, T. B., Shorr, R. I., Ayonayon, H. N., et al. (2007). Multitasking: Association between poorer performance and a history of recurrent falls. Journal of the American Geriatrics Society, 55(4), 570–576. Gebrim, A. (2009). Autocontrole e custo da resposta da tarefa programada no atraso de reforçamento. Gerab, F. K. (2014). Ilusões temporais: Um estudo sobre percepção de tempo em função de contingências de reforçamento e punição, a partir do relato verbal (Dissertação de Mestrado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/D.47.2014.tde-14052014-153224. Hamasaki, E. I. M., & Tomanari, G. Y. (2007). Efeitos de diferentes pares de contingências sobre o uso de pronomes na construção de frases. Encontro, 11(15), 31-51. Sheldon, L. (2011). The multiplayer classroom: Designing coursework as a game. Cengage Learning. Sucala, M., Scheckner, B., & David, D. (2010). Psychological time: Interval length judgments and subjective passage of time judgments. Current Psychology Letters, 26(2). Martins, A. F. P. (1998). O ensino do conceito de tempo: Contribuições históricas e epistemológicas (Mestrado em Ensino de Ciênciaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPercepção de Tempopor
dc.subjectContingências Previstaspor
dc.subjectAnálise do Comportamentopor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectTempo Estimadopor
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA::HISTORIA, TEORIAS E SISTEMAS EM PSICOLOGIApor
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS PERCEPTUAIS E MOTORESpor
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::PROCESSOS PERCEPTUAIS E COGNITIVOS; DESENVOLVIMENTOpor
dc.subject.cnpqPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADEpor
dc.titlePercepção do tempo : um estudo sobre impactos sobre percepção de tempo na realização de uma tarefa em grupo sob contingência de consequência previstapor
dc.title.alternativeOs impactos sobre percepção de tempopor
dc.typeArtigopor
Aparece nas coleções:CCS - Bacharelado em Psicologia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Completo.pdf450,84 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.