Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1589
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAguiar, Vancilene Brito Porto Tabatinga-
dc.contributor.advisor1Lima, Francisca Maria de Figuerêdo-
dc.date.accessioned2025-03-07T14:43:11Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationAGUIAR, Vancilene Brito Porto Tabatinga. O uso do lúdico para ensinar a língua inglesa na rede pública de ensino. 2025. 30 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Bom Jesus-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1589-
dc.description.resumoEste trabalho investiga o uso do lúdico no ensino da língua inglesa na rede pública de ensino, com o objetivo de compreender como práticas lúdicas podem influenciar a motivação e o engajamento dos alunos. A pesquisa se fundamenta nas contribuições de autores como Kishimoto (1999), que discutem a importância da ludicidade na educação, Cunha e Ribeiro (2012), que analisam a aplicação de métodos lúdicos no ensino de línguas. Incluindo também Piaget (1962), Vygotsky (1978) e Kishimoto (1994), que discutem o papel do lúdico no desenvolvimento cognitivo e social, além de Krashen (1982), que destaca a importância de abordagens naturais e motivadoras no aprendizado de línguas. A metodologia adotada incluiu a realização de entrevistas semiestruturadas com professores, aplicação de questionários para alunos e observação direta de aulas onde métodos lúdicos foram empregados. A hipótese de que o uso de práticas lúdicas melhora o engajamento e a motivação dos alunos foram confirmados, evidenciada por uma resposta positiva dos alunos em relação às atividades propostas e uma maior participação nas aulas de inglês. A pesquisa destaca a relevância de integrar o lúdico nas práticas pedagógicas, sugerindo que essa abordagem pode ser uma estratégia eficaz para aprimorar o ensino de idiomas na educação pública.por
dc.description.abstractThis study investigates the use of playfulness in teaching English in public schools, aiming to understand how playful practices can influence students' motivation and engagement. The research is grounded in the contributions of authors such as Kishimoto (1999), who discuss the importance of playfulness in education, and Cunha and Ribeiro (2012), who analyze the application of playful methods in language teaching. It also includes Piaget (1962), Vygotsky (1978), and Kishimoto (1994), who explore the role of play in cognitive and social development, as well as Krashen (1982), who emphasizes the significance of natural and motivating approaches in language learning. The methodology adopted included semi-structured interviews with teachers, questionnaires for students, and direct observation of classes where playful methods were employed. The hypothesis that the use of playful practices enhances students' engagement and motivation was confirmed, evidenced by positive student responses to the proposed activities and increased participation in English classes. The research highlights the relevance of integrating playfulness into pedagogical practices, suggesting that this approach can be an effective strategy to improve language teaching in public education.por
dc.description.provenanceSubmitted by VANCILENE BRITO PORTO TABATINGA AGUIAR (vancilenebporto@gmail.com) on 2025-03-01T19:53:25Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 281908 bytes, checksum: ad92727d3231491b98db97b7546dd1a9 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO .pdf: 525672 bytes, checksum: e76c25c58aae17b23b7844b7a4b55e02 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-03-07T14:43:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 281908 bytes, checksum: ad92727d3231491b98db97b7546dd1a9 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO .pdf: 525672 bytes, checksum: e76c25c58aae17b23b7844b7a4b55e02 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-07T14:43:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 281908 bytes, checksum: ad92727d3231491b98db97b7546dd1a9 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO .pdf: 525672 bytes, checksum: e76c25c58aae17b23b7844b7a4b55e02 (MD5) Previous issue date: 2025-02-15eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectEngajamentopor
dc.subjectEscola Públicapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleO uso do lúdico para ensinar a língua inglesa na rede pública de ensinopor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:EAD - Licenciatura em Letras Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf275,3 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.